17.10.16

O RICO INSENSATO - LUCAS 12,13-21 - REFLEXÃO DIÁRIA





A Igreja do Senhor celebra a Memória de Santo Inácio de Antioquia – Bispo e Mártir. Inácio – Síria, 50-107, terceiro bispo de Antioquia e discípulo do apóstolo João, foi preso por ordem do imperador Trajano e condenado às feras no Coliseu de Roma. Rumo ao martírio, deu testemunho de fé em Jesus Cristo e fortaleceu as comunidades cristãs.
Liturgia

O testemunho dos mártires pela fé em Jesus Cristo, assim como fortaleceu os primeiros cristãos, também, mais de dois mil anos depois - para nós que acreditamos, confiamos e esperamos em Deus - nos fortalece e nos ensina a apreciarmos os bens temporais, mas sem perder de vista os bens eternos!

‘Os dias do homem são semelhantes à erva: ele floresce como a flor dos campos, apenas sopra o vento, já não existe, e nem se conhece mais o seu lugar’ – Sl 103,15-16, mas nosso Deus e Pai faz justiça àqueles que o servem 
 – Ml 3,18; Jo 12,26, como fez, dentre outros, com Santo Inácio de Antioquia, pois 'Deus é quem nos fez; nós fomos criados em Jesus Cristo para as obras boas, que Deus preparou de antemão para que nós as praticássemos'.Ef 2,1-10.

Caríssimos, sabemos que nada é nosso e tudo está a nosso serviço.... Nossos dons e bens nos foram concedidos pelo Senhor nosso Deus e Pai para compartilharmos com os irmãos – Jo 3,27, como fez a primeira comunidade cristã – At 2,42ss.

Jesus hoje nos adverte sobre a ganância, os apegos aos bens quando desconhecemos o Projeto de Deus para a nossa salvação, como nos narra Lucas, no evangelho de hoje:

'Naquele tempo, alguém, do meio da multidão, disse a Jesus: “Mestre, dize ao meu irmão que reparta a herança comigo”.

Jesus respondeu: “Homem, quem me encarregou de julgar ou de dividir vossos bens? ” E disse-lhes: “Atenção! Tomai cuidado contra todo tipo de ganância, porque, mesmo que alguém tenha muitas coisas, a vida de um homem não consiste na abundância de bens”.
                                                         



E contou-lhes uma parábola: “A terra de um homem rico deu uma grande colheita. Ele pensava consigo mesmo: ‘Que vou fazer? Não tenho onde guardar minha colheita’. Então resolveu: ‘Já sei o que vou fazer! Vou derrubar meus celeiros e construir maiores; neles vou guardar todo o meu trigo, junto com os meus bens. Então poderei dizer a mim mesmo: Meu caro, tu tens uma boa reserva para muitos anos. Descansa, come, bebe, aproveita! ’ Mas Deus lhe disse: ‘Louco! Ainda nesta noite, pedirão de volta a tua vida. E para quem ficará o que tu acumulaste? ’ Assim acontece com quem ajunta tesouros para si mesmo, mas não é rico diante de Deus”. Lucas 12,13-21.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, ajuda-nos Senhor a agradecer todo dia o dom das nossas vidas pelo que somos, temos e amamos, porque sabemos que procedem do Senhor e em tudo que realizemos, conquistemos Senhor, quer seja a prosperidade abundante ou comedida, sejamos misericordiosos, solidários e fraternos para com os mais carentes, amém!

Pai Santo, ‘ouvi-nos e atendei-nos, Senhor:
- Favorecei, Senhor, a Igreja com bons e santos ministros, imunes às armadilhas da ganância e da arrogância.
- Tornai as autoridades sensíveis à situação dos mais necessitados e suscitai o espírito de partilha nos abastados.
- Guiai nossa vida para o bom e correto uso dos bens e fazei-nos sempre solícitos com os pobres.
- Iluminai os pais, responsáveis pela educação dos filhos em meio aos apelos consumistas da sociedade.
- Dai saúde aos doentes de nossa comunidade, esperança aos desanimados e alegria aos tristes. ’ Amém.
Liturgia.

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a sermos ‘ humildes de espírito’, de coração simples e generoso, amém!

Santo Inácio de Antioquia, rogai a Deus por nós para que sejamos dignos das promessas de Cristo, testemunhas fiéis, anunciadores e seguidores da sua Palavra, amém!

Brasília-DF., 17 de outubro de 2016
             Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário