28.10.16

ESCOLHA DOS DOZE APÓSTOLOS. CURAS NUMEROSAS - LUCAS 6,12-19 - REFLEXÃO DIÁRIA




A Igreja do Senhor celebra a Festa dos Santos Simão e Judas Tadeu - Apóstolos. Simão e Judas Tadeu - Palestina, século 1º, são discípulos de Jesus sobre os quais pouco se sabe. Simão é chamado zelota ou cananeu pelos evangelistas, como forma de distingui-lo de Pedro. Judas, a princípio rejeitado por ser confundido com o traidor, tornou-se um dos santos mais populares, venerado como padroeiro das causas desesperadas.' Liturgia

Os santos que a nossa igreja hoje festeja conviveram com Jesus, escutaram-no diariamente e testemunharam os sinais e prodígios que o Senhor operava no meio deles...

Caríssimos, eu amo a palavra de Deus e não sei viver sem ela! Ela me dá força, coragem, fé... A palavra de Deus é viva e eficaz – Hb 4,12, ela me une ao nosso Deus e Pai em um liame de amor e me ajuda a caminhar em meio a angústias e tribulações do dia a dia – Jo 16,33; eu peço ao Senhor que ele me ajude a  testemunha-lo, sempre! Amém!

É linda a história da nossa salvação! Moisés sobe a montanha para falar com Deus – Ex 33,18s. Moisés quando desceu a montanha do Sinai... não sabia que a pele de seu rosto resplandecia porque havia falado com Deus... e os israelitas viam resplandecer o rosto de Moisés – Ex 34,29s. Jesus também sobe a montanha para orar e na Transfiguração, em uma alta montanha, três dos seus apóstolos – Pedro, Tiago e João, presenciaram tal resplendor vindo do Pai em Jesus ... Mt 17,1-8.

Moisés, Jesus e todos os santos e santas de Deus buscam o Pai, e Jesus, mais que todos, conhece e ama o Pai e tudo faz como o Pai lhe ordena fazer – Jo 14,31. Jesus nos ensina a orar e nos testemunha que em toda a decisão que formos tomar, peçamos a sabedoria e o discernimento que vem do Pai e este encontro, esta intimidade com o Pai, assim como revelava a Jesus o que fazer, nos revela também o quê e como agir diante dos desafios que se nos apresentam em nosso cotidiano.

Acolhamos a palavra que nos salva, narrada por Lucas, pedindo a Jesus que venha em nosso auxílio,
 perdoe os nossos pecados, nos fortaleça, cure as nossas enfermidades - Sl 103,3,  e nos revista de sua luz – Jo 8,12,   para que a resplandeçamos aos irmãos em  palavras, gestos e ações, fraternos e solidários:
                                                


'Naqueles dias, Jesus foi à montanha para rezar. E passou a noite toda em oração a Deus. Ao amanhecer, chamou seus discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu o nome de apóstolos: Simão, a quem impôs o nome de Pedro, e seu irmão André; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelota; Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes, aquele que se tornou traidor.

Jesus desceu da montanha com eles e parou num lugar plano. Ali estavam muitos dos seus discípulos e grande multidão de gente de toda a Judeia e de Jerusalém, do litoral de Tiro e Sidônia. Vieram para ouvir Jesus e serem curados de suas doenças. E aqueles que estavam atormentados por espíritos maus também foram curados. A multidão toda procurava tocar em Jesus, porque uma força saía dele, e curava a todos.' Lucas 6,12-19.


Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai por estarmos aqui meditando a vossa palavra... Acreditamos que estar aqui em oração é como preparar a terra para plantar ... Senhor, ajuda-nos para orarmos sempre sem cessar, como Jesus nos exorta, dentre outros,  em Mt 6. Lc 21,34s; 22,31-32. Ajuda-nos Pai, a que perseveremos na oração, para que Jesus esteja no meio de nós - Mt 18,19-20, amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a fazermos a vontade do Senhor!

Santos Simão e Judas Tadeu, rogai a Deus por nós, para que sejamos anunciadores e testemunhas fiéis da palavra de Deus, em todas as circunstâncias de nossas vidas, amém!

Brasília-DF., 28 de outubro de 2015
        Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário