24.10.16

CURA DA MULHER ENCURVADA, NO SÁBADO - LUCAS 13,10-17 - REFLEXÃO DIÁRIA




As vicissitudes da vida muitas vezes podem nos levar a esmorecer em nossos propósitos ao constatarmos as dificuldades que se nos apresentam, aparentemente sem solução...

O que fazer então? Dentre as três alternativas que Jesus nos indica – Lc 11,9-11, poderemos aplicar uma delas como fez a mulher doente que por ser dia de sábado - Gn 2,2, dia proibido pela lei para ajudar uma pessoa, ela não podia pedir, nem bater à porta de alguém... Então, foi buscar..., e lá no seu lugar, em meio a muitas outras pessoas, Jesus a vê e a chama e a cura, porque é Senhor até do sábado - Mc 2,23-28, e assim  revela a todos a misericórdia de Deus para com cada um de nós, como nos narra Lucas no Evangelho de hoje:

'Naquele tempo, Jesus estava ensinando numa sinagoga, em dia de sábado. Havia aí uma mulher que, fazia dezoito anos, estava com um espírito que a tornava doente. Era encurvada e incapaz de se endireitar. Vendo-a, Jesus chamou-a e lhe disse: “Mulher, estás livre da tua doença”. Jesus pôs as mãos sobre ela, e imediatamente a mulher se endireitou e começou a louvar a Deus.

O chefe da sinagoga ficou furioso, porque Jesus tinha feito uma cura em dia de sábado. E, tomando a palavra, começou a dizer à multidão: “Existem seis dias para trabalhar. Vinde, então, nesses dias para serdes curados, não em dia de sábado”.
                                           


O Senhor lhe respondeu: “Hipócritas! Cada um de vós não solta do curral o boi ou o jumento, para dar-lhe de beber, mesmo que seja dia de sábado? Esta filha de Abraão, que satanás amarrou durante dezoito anos, não deveria ser libertada dessa prisão, em dia de sábado? ”

Esta resposta envergonhou todos os inimigos de Jesus. E a multidão inteira se alegrava com as maravilhas que ele fazia.' Lucas 13,10-17.

Caríssimos, nosso Deus e Pai nos ama com amor eterno – Sl 136, que enviou Jesus seu Filho Unigênito – Jo 3,16, para curar as nossas enfermidades, libertar-nos de todo mal e nos salvar, para a vida eterna – Lc 4,18-21. Nosso Deus e Pai quer a Misericórdia e a Justiça – Br 5,9; Mt 9,13; 12,6-8, e as exerce para com seus filhos amados – Lc 10,25-37; 15. E,  Jesus, seguindo o exemplo do Pai que trabalha sempre, ele também assim o faz – Jo 5,17; Jesus ama o Pai e por ser obediente ao Pai, faz a Sua vontade – Jo 14,31! Graças, Pai! Glórias e Louvores a vós, Senhor!

Pai Santo, que em Cristo Jesus nos cura, nos liberta, nos salva, eis-nos aqui Senhor! Jesus, sabes tudo de nós e o que tem nos incapacitado de agir ou reagir corretamente diante das questões do nosso cotidiano... Senhor, se estamos encurvados pela nossa saúde precária, pelo nosso pecado, pelo medo, insegurança, impotência, frustração em relação a pessoas, ou mesmo pela falta de dinheiro, venha ao nosso encontro Senhor; queremos ser curados das nossas enfermidades, queremos ser libertos dos nossos temores, angústias e aflições; fortalece-nos Senhor na força de vosso poder e enviai o vosso Espírito Santo para nos inundar e nos encher de força, de amor e de sobriedade – 2Tm 1,6-10! Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e por todos aqueles Mãe, que se prendem ao ‘fundamentalismo que impede a vivência da caridade’ para com os irmãos, porque todos somos filhos diletos do Pai, luz no Senhor - Ef 5,8-9! Amém!

Brasília-DF., 24 de outubro de 2016
        Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário