20.10.16

JESUS VEIO TRAZER FOGO SOBRE A TERRA - LUCAS 12,49-53 - REFLEXÃO DIÁRIA





Nosso Deus e Pai em Cristo Jesus multiplica os dons e os coloca através de nós à serviço de todos aqueles que queiram segui-lo...

Jesus multiplica o perdão - Mt 18, 21-22; os pães e peixes – Mt 14,13-21; transforma água em vinho em grande quantidade – Jo 2,1-12, para o benefício de muitos e hoje ele nos fala de fogo, batismo,  divisão...

Divisão neste contexto me faz lembrar uma esteira industrial, onde os produtos são selecionados por pessoas de acordo com uma dimensão padronizada e os que estejam fora desse padrão inicialmente idealizado ou imperfeitos, são excluídos e os perfeitos são preservados...

Divisão também me lembra o ‘ultimo julgamento’ quando os ‘benditos do Pai, receberão a herança do Reino de Deus e os malditos serão apartados, porque como não corresponderam a vontade do Pai, irão para o castigo eterno ...’. Mt 25,31-46.

Acolhamos a palavra que nos salva, narrada por Lucas, e peçamos ao Espírito Santo que agregados nele, sejamos purificados  e mergulhados pelo nosso batismo, respectivamente,  no fogo e na água do amor de Deus para sermos instrumentos de sua paz:

'Naquele tempo disse Jesus aos seus discípulos: “Eu vim para lançar fogo sobre a terra, e como gostaria que já estivesse aceso! Devo receber um batismo, e como estou ansioso até que isto se cumpra!
                                               


Vós pensais que eu vim trazer a paz sobre a terra? Pelo contrário, eu vos digo, vim trazer a divisão. Pois, daqui em diante, numa família de cinco pessoas, três ficarão divididas contra duas e duas contra três; ficarão divididos: o pai contra o filho e o filho contra o pai; a mãe contra a filha e a filha contra a mãe; a sogra contra a nora e a nora contra a sogra”.' Lucas 12,49-53.

Caríssimos, sabemos que Jesus tem palavras de vida eterna – Jo 6,68; ele foi o enviado do Pai para salvar o seu povo e dar-lhe a vida eterna – Mt 1,21; Jo 3,16; ele é o caminho, a verdade e a vida que nos conduz a Deus – Jo 14,6. Ele nos propõe e nos ensina a vereda da salvação, da alegria e da felicidade, perpetuamente - Sl 16,11: a decisão é nossa!

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, ‘conceda-nos, Senhor, segundo a riqueza da sua glória, sermos robustecidos, por vosso Espírito, quanto ao homem interior; que o Senhor faça habitar, pela fé, Cristo em nossos corações; que estejamos, enraizados e fundados no amor, para que tenhamos assim a capacidade de compreender, com todos os santos, qual a largura, o comprimento, a altura, a profundidade, e de conhecermos o amor de Cristo, que ultrapassa todo o conhecimento, a fim de que sejamos cumulados até recebermos toda a plenitude de Deus.’ Ef 3,14-21. Amém! Graças, Pai! Abençoa-nos Senhor, com a vossa luz e graça! Amém!

Pai Santo, com toda a Igreja vos pedimos: ‘atendei, Senhor, a nossa prece:
- Abri, Senhor, as portas da Igreja para que ela não exclua nem discrimine ninguém.
- Libertai-nos do pecado que nos acomoda e escraviza, para que conheçamos a grandeza do amor de Cristo.
- Concedei-nos ser fortalecidos pelo vosso Espírito para que sejamos sinais da vossa bondade.
- Ajudai-nos a viver enraizados no amor e na fraternidade, para que superemos as divisões nas famílias e na comunidade.

- Pousai vosso olhar sobre os que vos temem e acolhei no reino da paz e da alegria os nossos falecidos. ’ Amém! Liturgia

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe para que na força e na unção do Santo Espírito do Senhor, sejamos multiplicadores da união e da paz, da fé, da esperança e do amor – 1Cor 13,13, aonde quer que nós estejamos, amém!

       Brasília-DF., 20 de outubro de 2016
                  Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário