3.10.16

O PRINCIPAL MANDAMENTO. O BOM SAMARITANO - LUCAS 10,25-37 - REFLEXÃO DIÁRIA




A Igreja celebra a Memória dos Beatos André e Ambrósio – Presbíteros e Mártires. Em 1645, os padres André de Soveral e Ambrósio Francisco Ferro, juntamente com 28 companheiros leigos, morreram testemunhando a fé em Cristo nos engenhos de Cunhaú e Uruaçu – RN, por ocasião da invasão holandesa no Brasil.
Liturgia

Caríssimos, a graça de nosso Deus e Pai atua na vida de todos os seus filhos que creem, esperam e confiam nele, porque todos nós temos impregnado, marcado de forma indelével em nossa essência e origem – 2Cor 1,21, o amor misericordioso do Pai, para agirmos com fé, testemunhando-a, como fizeram André e Ambrósio, e como por exemplo, fez o “bom ladrão” para com Jesus, na sua última hora – Lc 23,39-43.

As três parábolas da misericórdia divina – Lc 15, bem espelham este amor de Deus para com aqueles que perdem e encontram seus bens, seus entes queridos, em correlação com a alegria da salvação que Jesus trouxe para cada um de nós, independente de sermos dignos e merecedores da graça de Deus para conosco!

E hoje, Jesus nos mostra o caminho a seguir: amar a Deus e ao próximo como a nós mesmos; ver, tratar, tomar conta e cuidar do outro, nosso irmão,  como cuidamos de nós e de nossos queridos, para que a misericórdia e a compaixão possam fluir de nós em benefício dos que sofrem, trazendo-lhes e a nós, a alegria de filhos amados do Pai!

Acolhamos, com a mente e o coração abertos e receptivos a Palavra de Jesus, que nos salva, narrada por Lucas:

'Naquele tempo, um mestre da Lei se levantou e, querendo pôr Jesus em dificuldade, perguntou: “Mestre, que devo fazer para receber em herança a vida eterna?” Jesus lhe disse: “Que está escrito na Lei? Como lês?” Ele então respondeu: “Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração e com toda a tua alma, com toda a tua força e com toda a tua inteligência; e a teu próximo como a ti mesmo!” Jesus lhe disse: “Tu respondeste certamente. Faze isso e viverás”.
                                       



 Ele, porém, querendo justificar-se, disse a Jesus: “E quem é o meu próximo?” Jesus respondeu: “Certo homem descia de Jerusalém para Jericó e caiu nas mãos de assaltantes. Estes arrancaram-lhe tudo, espancaram-no, e foram-se embora deixando-o quase morto.  Por acaso, um sacerdote estava descendo por aquele caminho. Quando viu o homem, seguiu adiante, pelo outro lado. O mesmo aconteceu com um levita: chegou ao lugar, viu o homem e seguiu adiante, pelo outro lado. Mas um samaritano que estava viajando, chegou perto dele, viu e sentiu compaixão. Aproximou-se dele e fez curativos, derramando óleo e vinho nas feridas. Depois colocou o homem no seu próprio animal e levou-o a uma pensão, onde cuidou dele. No dia seguinte, pegou duas moedas de prata e entregou-as ao dono da pensão, recomendando: “Toma conta dele! Quando eu voltar, vou pagar o que tiveres gasto a mais”. E Jesus perguntou: “Na tua opinião, qual dos três foi o próximo do homem que caiu nas mãos dos assaltantes?” Ele respondeu: “Aquele que usou de misericórdia para com ele”. Então Jesus lhe disse: “Vai e faze a mesma coisa”.' Lucas 10,25-37.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso,em Cristo Jesus, graças Senhor porque somos vossos filhos muito amados e como Pai exigente que sois, quer que correspondamos a esse amor, amando-vos e aos irmãos, para daí, na unção e na força de vosso Espírito Santo espalharmos o vosso amor misericordioso pelo que somos e pelo que temos, compartilhando-o com os irmãos para que nós e eles pela nossa ação compassiva e beneficente, recebamos em herança a vida eterna! Graças, Senhor!

Senhor Pai Santo, ‘ouvi-nos e atendei-nos:
- Senhor da misericórdia, neste Ano da Misericórdia, tornai-nos misericordiosos assim como vós.
- Senhor da vida, cumulai nossa sociedade de compaixão pela vida dos mais necessitados e sofredores.
- Senhor justo e fiel, dai-nos viver sempre de acordo com a verdade do evangelho.
- Senhor que cuidas da humanidade, abençoai e protegei os profissionais da saúde.
- Senhor do universo, vinde em auxílio das vítimas das intempéries e catástrofes naturais. ’ Amém! Liturgia

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós, para que a nossa ‘ fidelidade à Palavra, nos conduza à superação das situações de sofrimento vividas pelo próximo’. Amém!

Beatos André e Ambrósio, rogai a Deus por nós para que anunciemos e testemunhemos Jesus Cristo, em palavras, gestos e ações concretos, em todas as situações de nossas vidas, amém!

          Brasília-DF. 03 de outubro de 2016

                     Ana Miranda Bessa



Nenhum comentário:

Postar um comentário