18.10.16

EPISÓDIO DOS SETENTA E DOIS - LUCAS 10,1-9 - REFLEXÃO DIÁRIA






A Igreja do Senhor celebra a Festa de São Lucas, Evangelista. Lucas – Síria, século 1º, médico que foi companheiro de Paulo nas suas viagens, é autor de um dos evangelhos e dos Atos dos Apóstolos. Evangelista do amor e da misericórdia divina, descreve Jesus como amigo dos pobres e das mulheres. Nos Atos, traça o retrato da Igreja que persevera no ensinamento dos apóstolos, na caridade, na fração do pão e na oração.
Liturgia

Caríssimos, quando conversamos com pessoas amigas e delas recebemos suas impressões, seus testemunhos, logo os assimilamos e acolhemos, e o nosso dia a dia torna-se mais leve, porque o suporte de suas experiências que nos é apresentado, nos edifica, fortalece e vice-versa...


A sabedoria divina nos inspira e nos indica  a vivermos em família, em comunidade, ajudando-nos mutuamente e o próprio Cristo nos indica o caminho: 'Vinde a mim todos...' Mt 11,28-30; o Papa Francisco nos exorta a irmos ao encontro do outro...  E Jesus anunciava o plano de Deus para a nossa cura, libertação e salvação, transmitindo às pessoas a vontade do Pai! E estas pessoas, eram enviadas por Jesus para agirem como ele agia, concedendo-lhes instruções, graça e unção para a Missão, como nos narra Lucas no Evangelho de hoje:
                                                              




'Naquele tempo o Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir. E dizia-lhes: “A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita.

Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos. Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias, e não cumprimenteis ninguém pelo caminho! Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: ‘A paz esteja nesta casa! ’ Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; se não, ela voltará para vós.Permanecei naquela mesma casa, comei e bebei do que tiverem, porque o trabalhador merece o seu salário. Não passeis de casa em casa. Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem, curai os doentes que nela houver e dizei ao povo: ‘o Reino de Deus está próximo de vós’”. Lucas 10,1-9.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai, pois ‘o Senhor está perto da pessoa que o invoca, de todo aquele que o invoca lealmente’ – Sl 145! Graças, Pai, porque o vosso Reino está próximo de nós, diz-nos Jesus. Sim, Pai Santo, uno com Jesus – Jo 10,30, sabemos e sentimos que estás em nós porque ‘ assistiu e revestiu de forças a Paulo - 2Tm 4,10-17; aos discípulos enviados em Missão e o faz também a cada um de nós que acredita, confia e espera em vós para que identificando-nos com o Senhor, vos anunciemos, testemunhemos e levemos a vossa paz àqueles que ainda não vos conhecem e não a possuem! Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a perseverarmos no serviço do evangelho do Senhor!

São Lucas, intercedei a Deus por nós e por todos os Médicos e Médicas, para que perseverem ‘na fidelidade ao compromisso que assumiram em defesa da vida’, amém!

     Brasília-DF. 18 de outubro de 2016

                  Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário