22.10.16

OS GALILEUS E A TORRE DE SILOÉ. A FIGUEIRA ESTÉRIL - LUCAS 13,1-9 - REFLEXÃO DIÁRIA




Apreciamos a arquitetura divina  que é  bela, nos encanta e fascina: o cosmos, a terra, o mar, cada um a seu modo foi maravilhosamente criado para nós, os filhos amados do Pai Eterno, porque até então, não se comprovou a existência de vida em outros planetas.

A coerência do amor de Deus por nós o levou a criar-nos semelhantes a ele, mas o pecado nos manchou e nos fez indignos de estarmos com ele – Gn 1,26s;3.

Sabemos que Deus nos ama com amor eterno – Is 54,8; Jr 31,3; Sl 136, e querendo que nós estejamos nele e com ele – Jo 17,21s, no tempo favorável do Senhor, enviou-nos Jesus – Jo 3,16 para nos resgatar do pecado e nos reconciliar com ele – 2Cor 5,18, mistério profundo do Pai!

A nossa perspectiva de salvação para a vida eterna, não é morrermos por isso, porque Jesus já o fez por nós e o que ele quer de nós é que acreditando, confiando e esperando nele, caminho, verdade e vida – Jo 14,6, nos convertamos, santificando o nosso modo de viver, como nos narra Lucas no Evangelho de hoje:

'Naquele tempo, vieram algumas pessoas trazendo notícias a Jesus a respeito dos galileus que Pilatos tinha matado, misturando seu sangue com o dos sacrifícios que ofereciam.
                                    


Jesus lhes respondeu: “Vós pensais que esses galileus eram mais pecadores do que todos os outros galileus, por terem sofrido tal coisa? Eu vos digo que não. Mas se vós não vos converterdes, ireis morrer todos do mesmo modo. E aqueles dezoito que morreram, quando a torre de Siloé caiu sobre eles? Pensais que eram mais culpados do que todos os outros moradores de Jerusalém? Eu vos digo que não. Mas, se não vos converterdes, ireis morrer todos do mesmo modo”.

E Jesus contou esta parábola: “Certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha. Foi até ela procurar figos e não encontrou. Então disse ao vinhateiro: ‘Já faz três anos que venho procurando figos nesta figueira e nada encontro. Corta-a! Por que está ela inutilizando a terra? ’ Ele, porém, respondeu: ‘Senhor, deixa a figueira ainda este ano. Vou cavar em volta dela e colocar adubo. Pode ser que venha a dar fruto. Se não der, então tu a cortarás’”.' Lucas 13,1-9.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, a morte violenta e repentina nos surpreende, entristecendo e contristando a nossa mente e o nosso coração nos comprova o quão frágil somos, como a erva do campo que sopra um vento e já não mais existe – Sl 103,15-16 e nos adverte da necessidade de conversão diária, de mudança de vida, como discípulos e discípulas do Senhor!

Pai Santo, ajuda-nos Senhor, perscrutai-nos e fazei uma busca em nós, para que assim possamos frutificar tanto quanto possível. Pai, enviai vosso Espírito Santo, para cultivar vossos dons em nós e assim nos tornemos testemunhas vivas do amor e do vosso poder para todos a nosso redor. Sim, Pai Eterno, que vosso Santo Espírito nos inunde com seus dons, virtudes e frutos, para que em tudo, Pai Santo, façamos a vossa vontade e assim possamos vos agradar sempre, amém! Graças, Pai, glórias e louvores a vós, Senhor!

'Ó Deus, que vos dignastes alegrar o mundo com a Ressurreição de vosso diletíssimo  Filho nosso Senhor Jesus Cristo, concedei-nos, vos suplicamos, que pela sua Mãe a Virgem Maria, alcancemos as alegrias da Vida Eterna'! Amém! 

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte, amém!

Brasília-DF., 22 de outubro de 2016
       Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário