29.10.16

LIÇÃO DE HUMILDADE - LUCAS 14,1.7-11 - REFLEXÃO DIÁRIA




Fora do ambiente familiar, a nossa convivência social, o nosso comportamento em relação às pessoas, regra geral, reflete muito o que somos em casa...

Diz-se que a nossa liberdade termina onde começa a do outro e muitos são aqueles que não respeitam e não consideram o direito do outro; se autovalorizam e menosprezam aqueles que não agem como eles.

Jesus no evangelho de hoje narrado por Lucas nos leva a refletir como estamos agindo em relação às pessoas circundantes; acolhamos a palavra que nos ensina e nos leva à salvação:
                                            


'Aconteceu que, num dia de sábado, Jesus foi comer na casa de um dos chefes dos fariseus. E eles o observavam. Jesus notou como os convidados escolhiam os primeiros lugares. Então contou-lhes uma parábola: “Quando fores convidado para uma festa de casamento, não ocupes o primeiro lugar. Pode ser que tenha sido convidado alguém mais importante do que tu, e o dono da casa, que convidou os dois, venha te dizer: ‘Dá o lugar a ele’. Então ficarás envergonhado e irás ocupar o último lugar. Mas, quando fores convidado, vai sentar-te no último lugar. Assim, quando chegar quem te convidou, te dirá: ‘Amigo, vem mais para cima’. E isto vai ser uma honra para ti diante de todos os convidados. Porque quem se eleva será humilhado e quem se humilha será elevado”.' Lucas 14,1.7-11.

Caríssimos, tendo a palavra do Senhor como bússola na nossa vida, penso que a melhor maneira de corresponder ao que o Senhor nos admoesta e exorta, é para a vivência recíproca do respeito, da consideração,  para com aquele que acolhemos e para aquele que nos acolhe! Somos irmãos e se colocamo-nos no lugar do outro no sentido de fazer a ele o que gostaríamos que ele nos fizesse – Mt 7,12, não seríamos jamais constrangidos, nem envergonhados, nem usurpadores de nada por estarmos imerecidamente, ocupando um espaço que não seria o nosso...

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, ajuda-nos Senhor a termos um coração simples e solidário, para que vendo, vejamos e, ouvindo, ouçamos e compreendamos – Mt 13,13 e assim possamos agir na graça e na força de vosso Espírito Santo, respeitando-nos uns aos outros, para sermos agradáveis ao Senhor e fazermos a sua vontade! Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe para que sejamos servidores e seguidores do Senhor, acolhendo e servindo os irmãos, caminhando lado a lado para a casa do Pai, amém!

Brasília-DF., 29 de outubro de 2016
      Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário