14.9.19

JOÃO 3,13-17 - EXALTAÇÃO DA SANTA CRUZ : REFLEXÃO DE ANINHA




A Igreja celebra a festa da Exaltação da Santa Cruz. Assim como, ao comerem do fruto da árvore do paraíso, Adão e Eva incorreram no pecado e na morte – Gn 3, Deus quis que seu Filho, Jesus, nos oferecesse como o fruto de uma árvore – a árvore da Cruz – a graça e a vida eterna. A Cruz, “escândalo para os judeus e loucura para os pagãos” – 1Cor 1,23, tornou-se para os cristãos motivo de glória. A festa da Exaltação da Santa Cruz é comparada à da Páscoa. A data de hoje recorda a dedicação das basílicas erigidas em Jerusalém sobre o Gólgota e o Sepulcro de Cristo. Liturgia

Caríssimos, a coerência da Palavra de Deus, à medida que a conhecemos e vamos nos aprofundando nela, nos dá firmeza e fortaleza da fé que professamos em nosso Deus e em Jesus Cristo seu Filho amado – Mt 17,5. E, esta fé,  traz serenidade, tranquilidade, ao nosso coração, à nossa alma, porque realmente, Cristo é o Caminho, a Verdade e a Vida que nos conduz ao Pai – Jo 14,6!

A sabedoria popular nos diz, que, ‘quando os olhos não veem, o coração não sente’, e a história da nossa salvação nos revela tal verdade, quando Deus ordenou ou permitiu ‘imagens, que simbolicamente, conduzissem à salvação’, como a serpente de bronze – Nm 21,4-9; Sb 16,4-14; Jo 3,14-15; a Arca da Aliança e os Querubins – Ex 25,10-22; 1Rs 6,23-28; 7,23-26, e, no evangelho de hoje, a Cruz de Jesus - que ao vencer a morte, nos trouxe a salvação eterna!
                                        


'Naquele tempo, disse Jesus a Nicodemos: “Ninguém subiu ao céu, a não ser aquele que desceu do céu, o Filho do homem. Do mesmo modo como Moisés levantou a serpente no deserto, assim é necessário que o Filho do homem seja levantado, para que todos os que nele crerem tenham a vida eterna. Pois Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna. De fato, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele”.' João 3,13-17.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque Jesus está no meio de nós – Mt 28,20: deixou-nos a lembrança de seu corpo e sangue na instituição da Sagrada Eucaristia para que a fizéssemos em sua memória – Lc 22,19-20, e, o memorial da cruz, para lembrar-nos ‘que devemos amar quem nos prejudica – Mt 5,44-45, e, perdoar quem nos ofende – Lc 23,33-34’. Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, envia-nos o vosso Espírito Santo e dai-nos compreender que ‘pusestes no lenho da cruz a salvação da humanidade, para que a vida ressurgisse de onde a morte viera’. Ajuda-nos ó Pai, para que ‘sejamos fiéis defensores da verdade e da fé’ em Jesus Cristo nosso Senhor, em todas as circunstâncias de nossas vidas. Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ‘pelos cristãos perseguidos ao redor do mundo, para que jamais desistam de amar a Deus e ao próximo até o fim’. Amém!

Brasília-DF., 14 de setembro de 2019
    Ana Pinto de Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário