21.9.19

MATEUS 9,9-13 - A VOCAÇÃO DE MATEUS : REFLEXÃO DE ANINHA





A Igreja celebra a Festa de São Mateus, Apóstolo. Mateus, o publicano, chamado também Levi – Mc 2,14; Lc 5,27, passou de cobrador de impostos a discípulo do mestre que lhe disse: “Vem e segue-me” – Mt 9,9... Sua memória a 21 de setembro é feita pelo martirológio jeronimiano – século VI. Liturgia

Caríssimos, sabemos que a conduta de Jesus revelava um tempo novo no meio de muitos dos seus contemporâneos, mas, uns tantos deles, arraigados ao que aprenderam de seus pais, não conseguiam aceitá-lo como uma pessoa anunciadora da Boa-Nova de Deus!

Mas, um deles, Nicodemos, fariseu, acreditando ser Jesus diferente, dialogou com ele - Jo 3, e Jesus lhe explicou a que ele veio, e Nicodemos o acolheu, reservadamente, para não escandalizar os seus amigos, enquanto Mateus, cobrador de impostos - visto por alguns, com maus olhos, e, possivelmente - como Nicodemos, sabendo dos sinais que Jesus realizava, ao ser chamado por ele, foi além: tornou pública a sua adesão, confiança e fé em Jesus, convidando-o para ir à sua casa e apresentando-o aos seus amigos e colegas, como ele mesmo nos narra no evangelho de hoje: 

                                        


'Naquele tempo, Jesus viu um homem, chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: “Segue-me!” Ele se levantou e seguiu a Jesus. Enquanto Jesus estava à mesa, em casa de Mateus, vieram muitos cobradores de impostos e pecadores e sentaram-se à mesa com Jesus e seus discípulos. Alguns fariseus viram isso e perguntaram aos discípulos: “Por que vosso mestre come com os cobradores de impostos e pecadores?” Jesus ouviu a pergunta e respondeu: “Aqueles que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes. Aprendei, pois, o que significa: ‘Quero misericórdia e não sacrifício’. De fato, eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores”.' Mateus 9,9-13

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, nós vos amamos, nós vos bendizemos, nós vos damos graças pela vossa imensa glória e infinita misericórdia para conosco! Graças Pai, porque as Escrituras nos revelam quem é Jesus e os testemunhos de seus discípulos e de nossos pais, nos levam a escutá-lo, a acolhê-lo e a segui-lo... Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, na graça e na unção de vosso Espírito Santo, dai-nos compreender que o Senhor nos ama com amor eterno – Sl 136 e em Cristo Jesus, o vosso amor e a vossa misericórdia se estendem a nós pecadores, resgatando-nos e reconciliando-nos convosco – Hb 9,15; Gl 4,1-7; 1Pd 1,18-19; 2Cor 5,18, como vossos filhos amados - 1Jo 3,1-2! Ajuda-nos, ó Pai, a escutarmos Jesus e segui-lo em todas as circunstâncias de nossas vidas. Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ‘pelas famílias cristãs, a fim de que cresçam na comunhão de amor, alicerçadas na Palavra de Deus e na vivência dos Sacramentos’. Ajuda-nos Mãe, a fazermos a vontade do Pai! Amém!

São Mateus, Apóstolo, rogai a Deus por nós para que sejamos dignos das promessas de Cristo, vivenciando a sua Palavra, anunciando-o e testemunhando-o ao mundo inteiro! Amém!

Brasília-DF., 21 de setembro de 2019
     Ana Pinto de Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário