11.9.19

LUCAS 6,20-26 - BEM-AVENTURANÇAS E "AIS" : REFLEXÃO DE ANINHA





Quando Jesus nos exorta a sermos como as crianças – Mt 18,1-4, meu pensamento se volta para elas quando estão a brincar umas com as outras... Existe alegria, solidariedade, partilha...E assim foi a primeira comunidade cristã – At 2,42s. Em nosso meio, aqui no Brasil, dentre muitas comunidades católicas, conhecemos a Canção Nova que nos testemunha o que é viver segundo a Providência Divina...

Mas, não é sempre assim, e aqui no Brasil de maioria cristã, vivemos tempos de turbulência no que diz respeito à fraternidade, partilha, quando pessoas que foram dignificadas de poder, criaram esquemas, se corromperam de forma desenfreada e egoísta pela riqueza pública, em benefício de si mesmas, esquecendo-se do seu dever em fazer o bem para os mais carentes, os mais necessitados e seguiram o caminho adverso, contrário, quando então - segundo a advertência de Jesus, serão julgados pelos ‘ais’ especificados por ele,  no evangelho de hoje:

                                             


'Naquele tempo, Jesus, levantando os olhos para os seus discípulos, disse: “Bem-aventurados, vós os pobres, porque vosso é o Reino de Deus! Bem-aventurados vós, que agora tendes fome, porque sereis saciados! Bem-aventurados vós, que agora chorais, porque havereis de rir! Bem-aventurados sereis, quando os homens vos odiarem, vos expulsarem, vos insultarem e amaldiçoarem o vosso nome, por causa do Filho do Homem! Alegrai-vos, nesse dia, e exultai pois, será grande a vossa recompensa no céu; porque era assim que os antepassados deles tratavam os profetas. Mas, ai de vós, ricos, porque já tendes vossa consolação! Ai de vós, que agora tendes fartura, porque passareis fome! Ai de vós, que agora rides, porque tereis luto e lágrimas! Ai de vós quando todos vos elogiam! Era assim que os antepassados deles tratavam os falsos profetas”.' Lucas 6,20-26

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cisto Jesus, graças Pai porque Jesus nos revela que como irmãos que somos, filhos do mesmo Pai que está nos céus, devemos aspirar às coisas celestes - que é fazer o bem, e não às coisas terrestres – Cl 3,1-2, porque aquelas, são eternas: não passam e permanecem para sempre! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, na graça e na unção de vosso Espírito Santo, dai-nos compreender a apreciar os bens temporais, mas sem perder de vista os bens eternos a fim de merecermos participar da vossa glória, ‘verdadeiramente bem-aventurados, ou seja, felizes’! Ajuda-nos, ó Pai, a fazermos o que Jesus nos ensina: acolher e ajudar os mais necessitados... Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe ‘a buscarmos a felicidade, a realização e o sentido de nossas vidas na fé em Jesus Cristo, o Senhor e Redentor de todos, a vida plena, que todos nós ansiamos’. Amém!

Brasília-DF., 11 de setembro de 2019
      Ana Pinto de Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário