6.9.19

LUCAS 5,33-39 - O JEJUM E O VINHO NOVO : REFLEXÃO DE ANINHA





Acreditar, confiar e esperar no Senhor, é temer a Deus, observar e vivenciar seus mandamentos – Ecl 12,13, porque temos uma perspectiva, uma esperança em Cristo Jesus: a vida eterna! E, no evangelho de hoje, Jesus ao revelar que será tirado do meio dos seus discípulos, fez o anúncio de sua própria morte, quando então, eles jejuariam...

Caríssimos, a Palavra nos ensina que na Antiga Aliança, o jejum era uma maneira de rogar a Deus para apressar a vinda do Reino e por isso, jejuavam - Lc 18,12, e Jesus é o Messias, o Esposo esperado - Jo 3,29; os tempos messiânicos haviam começado e que o vinho velho é bom, mas o novo é completo, porque com Jesus, tudo se fez novo – 2 Cor 5,17; 2Pd 3,13; Ap 21,1; e, atualmente, nós cristãos jejuamos, pedindo pela Segunda Vinda de Jesus glorificado – Ap 22,20.
                                                 


'Naquele tempo, os fariseus e os mestres da Lei disseram a Jesus: “Os discípulos de João, e também os discípulos dos fariseus, jejuam com frequência e fazem orações. Mas os teus discípulos comem e bebem”. Jesus, porém, lhes disse: “Os convidados de um casamento podem fazer jejum enquanto o noivo está com eles? Mas dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, naqueles dias, eles jejuarão”. Jesus contou-lhes ainda uma parábola: “Ninguém tira retalho de roupa nova para fazer remendo em roupa velha; senão vai rasgar a roupa nova, e o retalho novo não combinará com a roupa velha. Ninguém coloca vinho novo em odres velhos; porque, senão, o vinho novo arrebenta os odres velhos e se derrama; e os odres se perdem. Vinho novo deve ser colocado em odres novos. E ninguém, depois de beber vinho velho, deseja vinho novo; porque diz: o velho é melhor”.' Lucas 5,33-39.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque nos amas com amor eterno - Sl 136 e ‘quisestes habitar em Jesus com toda a vossa plenitude e por ele reconciliar consigo todos os seres, os que estão na terra e no céu, realizando a paz pelo sangue da sua cruz’ – Cl 1,19-20! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, envia-nos o vosso Espírito Santo e dai-nos sabedoria para compreender que a vossa graça e verdade nos foram dadas por Jesus Cristo – Jo 1,17, vosso amado Filho – Mt 17,5, por vós enviado para nos salvar – Jo 4,42; Rm 1,16-17, esta é a nossa fé. Amém!

Sagrado Coração de Jesus, tende piedade de nós! ‘Inflamai-nos com o vosso amor, para que, assemelhando-nos a vós, possamos participar da redenção eterna’. Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe para que o nosso jejum seja direcionado para o verdadeiro bem: Jesus Cristo, nosso Senhor - Mt 20,28, buscando incessantemente a conversão do nosso coração, e renovando a nossa vida... Amém!

Brasília-DF., 06 de setembro de 2019

      Ana Pinto de Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário