30.9.19

LUCAS 9,46-50 - LIÇÃO DE HUMILDADE E TOLERÂNCIA : REFLEXÃO DE ANINHA





A Igreja celebra a memória de São Jerônimo, Presbítero e Doutor da Igreja. Erudito, grande estudioso das Escrituras, São Jerônimo foi conselheiro espiritual, monge e secretário do Papa Dâmaso, que o encarregou de preparar a versão latina da Bíblia. Suas epístolas e trabalhos de erudição atestam uma profunda espiritualidade, grande sabedoria e intenso amor a Cristo. É tido como o maior dos Padres Latinos. Jerônimo morreu no ano de 420.
Liturgia

Caríssimos, verdadeiramente, somos uma grande família de nosso Deus e Pai. Dotados com inteligência, vontade, poder, fomos criados à sua imagem e semelhança – Gn 1,26 e em tudo que criou, deixou sua identidade trina: Pai, Filho, Espírito Santo, semelhante a homem, mulher, filhos... Em Jesus, seu Filho amado – Mt 3,16-17, nos identificou como filhos, dignificando-nos como herdeiros seus, e, co-herdeiros de Cristo – Rm 8,14-17!

Jesus, segundo o propósito divino de nos congregar a todos, deixou-nos o mandamento de amar a Deus – nosso Criador, e amar ao próximo como a nós mesmos – Mt 22,34-40. No evangelho de hoje, ao colocar uma criança junto de si, recomendando acolhê-la com amor e respeito, nos revela que todos somos importantes e, como seus discípulos o acolhiam, ele os exorta ao amor mútuo, para que acolham também, desde o menor, aquele que pratica o bem, mesmo não pertencendo ao grupo deles... 

                                     

'Naquele tempo, houve entre os discípulos uma discussão, para saber qual deles seria o maior. Jesus sabia o que estavam pensando. Pegou então uma criança, colocou-a junto de si e disse-lhes: “Quem receber esta criança em meu nome, estará recebendo a mim. E quem me receber, estará recebendo aquele que me enviou. Pois aquele que entre todos vós for o menor, esse é o maior”. João disse a Jesus: “Mestre, vimos um homem que expulsa demônios em teu nome. Mas nós lho proibimos, porque não anda conosco”. Jesus disse-lhe: “Não o proibais, pois quem não está contra vós, está a vosso favor”.' Lucas 9,46-50

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso, graças Pai porque assim como o Senhor nos ama de verdade – Sl 136, Jesus nos ensina amar a todos, indistintamente, como ele também nos ama e deu-nos sua vida para nos salvar – Jo 15,12-13! Graças, Pai! Glórias e louvores, a vós Senhor!

Pai Amado, na graça e na força de vosso Espírito Santo, ilumina a nossa mente e o nosso coração a fim de que ‘as palavras da Escritura estejam sempre em nossos lábios, para que, meditando-as dia e noite, nos esforcemos para realizar tudo aquilo que ensinam, e assim terá sentido e valor a nossa vida’ – Js 1,8! Ajuda-nos ó Pai, para que ‘a vossa Palavra, seja sempre o guia na educação de nossos filhos a uma vida de fé e compromisso com Jesus Cristo’, nosso Senhor! Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, discípula dócil e fiel, nosso exemplo, modelo e mestra, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe, a respeitarmos e amarmos as crianças, e, acolhermos os irmãos que praticam o bem, segundo a vontade do Senhor! Amém!

São Jerônimo, rogai a Deus por nós para que como vós, sintamos também um ‘profundo amor pela Sagrada Escritura’ - a Bíblia, a fim de sermos dignos das promessas de Cristo, amém!

Brasília-DF., 30 de setembro de 2019 

   Ana Pinto de Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário