24.9.19

LUCAS 8,19-21 - A VERDADEIRA FAMÍLIA DE JESUS : REFLEXÃO DE ANINHA




Sabemos que verdadeiramente o amor edifica, multiplica e expande o bem segundo a vontade do Pai, quando Jesus nos exorta em amarmos o Pai e ao próximo, como a nós mesmos – Mt 22,34-40. Assim Jesus fez, ao proporcionar o bem a todos aqueles que por alguma necessidade, o buscavam encontrar, para estarem com ele, e serem curados de suas enfermidades e libertos do mal...

Amar, cuidar, respeitar, valorizar o próximo... Jesus, ao acolher a todos, indistintamente, e, ao inserir-nos no liame de amor ao Pai e ao próximo por ouvirmos a sua Palavra e a praticarmos, ele também nos estende esse amor ao nos ligar, nos unir à sua Mãe e sermos membros de sua família, como nos narra Lucas, no evangelho de hoje:  

                                        

'Naquele tempo, a mãe e os irmãos de Jesus aproximaram-se, mas não podiam chegar perto dele por causa da multidão. Então anunciaram a Jesus: “Tua mãe e teus irmãos estão aí fora e querem te ver”. Jesus respondeu: “Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática”.' Lc 8,19-21.

Caríssimos, existem cristãos que contestam, ser Jesus, filho único de Maria, e o é! Por isso, dentre outros, a Igreja nos diz que ‘essas passagens, não designam outros filhos da Virgem Maria. Com efeito, Tiago e José, “seus irmãos” – Mt 13,55, são os filhos de uma Maria discípula de Cristo – Mt 27,56 que significativamente é designada como a “outra Maria” – Mt 28,1. Trata-se de parentes próximos de Jesus, conforme uma expressão conhecida do Antigo Testamento – Gn 13,8; 14,16; 29,15; etc.’. CIC 500

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, nós vos louvamos, nós vos bendizemos, nós vos damos graças ó Pai, pela vossa imensa glória e infinita misericórdia para conosco! Graças Pai, porque assim como dizemos para nossos filhos, ‘tal pai, tal filho’, Jesus vosso Filho amado – Mt 17,5; uno com o Senhor, é a vossa própria imagem – Jo 10,30.38; 12,45; 14,9; Cl 1,15! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, na força e na unção de vosso Espírito Santo, dai-nos compreender a vossa imensa bondade ao estender a nós por Cristo nosso Senhor Salvador, a graça de fazermos parte da vossa família – Jo 20,28; 4,41! Ajuda-nos Pai, a pormos em prática a vossa Palavra, como famílias vossas que faz de nós ‘pais, mães, irmãos’, amando-vos e respeitando-nos, mutuamente. Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, graças Mãe, porque pelo vosso ‘sim’ – Lc 1,38, somos em Cristo, pertencentes à vossa família – Lc 8,21 e por ele, Jesus, na cruz, fomos agraciados por tê-la como Mãe – Jo 19,25-27, revelando-nos, assim, o amor eterno do Pai – Sl 136, para conosco! Rogai por nós Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo! Amém!

Brasília-DF., 24 de setembro de 2019
     Ana Pinto de Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário