26.9.19

LUCAS 9,7-9 - HERODES E JESUS : REFLEXÃO DE ANINHA





A dureza de coração, aliada à vaidade e ao egocentrismo exacerbados, podem obscurecer a razão e – regra geral, não se consegue discernir corretamente... Poderemos nos perder quando nos deixamos envolver pelas emoções, diante dos acontecimentos em nossas vidas, e na vida das pessoas...

A atitude de Herodes no evangelho de hoje bem retrata isso - que culminou, além de ter mandado degolar João Batista - Mt 14,3-12,  quando, Jesus na sua Paixão, Pilatos mandou levar Jesus à presença dele, Herodes, que queria ver Jesus. Herodes fez perguntas a Jesus, mas Jesus se manteve calado ... Herodes então se irritou e tratou Jesus com 'desprezo e escárnio, vestindo-o com uma veste brilhante, como usavam os príncipes, para zombar das pretensões de Jesus à realeza' - que não é a da terra, mas na verdade, a Realeza Celeste – Lc 23,3.8-12!
                                             


'Naquele tempo, o tetrarca Herodes ouviu falar de tudo o que estava acontecendo e ficou perplexo, porque alguns diziam que João Batista tinha ressuscitado dos mortos. Outros diziam que Elias tinha aparecido; outros, ainda, que um dos antigos profetas tinha ressuscitado. Então Herodes disse: “Eu mandei degolar João. Quem é esse homem sobre quem ouço falar essas coisas?” E procurava ver Jesus.' Lucas 9,7-9

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, nós acreditamos, confiamos e esperamos em vós e em nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho amado – Mt 3,17 e por isso, somos felizes – Jo 20,28! Graças Pai, porque Jesus está conosco todos os dias, na leitura e meditação de sua Palavra, nos Sacramentos, na Igreja, na Santa Eucaristia- Lc 22,19-20; em nossa mente e em nosso coração, aonde quer que nós estejamos, ele está conosco – Mt 28,20! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, na graça e na força de vosso Espírito Santo, infunde em nós a sabedoria e o discernimento correto, se porventura, estivermos diante de pessoas maldosas – Mt 5,39, e, a exemplo de Jesus com Herodes, ajuda-nos ó Pai, a não sucumbirmos às provocações, mas, sejamos prudentes, cautelosos, resguardando-nos e evitando confrontos... Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe 'a vermos Jesus a partir da nossa fé', para que ‘batizados em Cristo, nos vistamos de Cristo, sendo nós todos, um só em Cristo’ - Gl 4,23s! Amém!

Brasília-DF., 26 de setembro de 2019
      Ana Pinto de Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário