24.6.20

LUCAS 1,57-66.80 - NASCIMENTO DE JOÃO BATISTA : REFLEXÃO DE ANINHA


   

A Igreja celebra a Solenidade de São João Batista. João Batista é o único santo, além da Mãe do Senhor, de quem se celebra, com o nascimento para o céu, também o nascimento segundo a carne. Foi o maior entre os profetas – Lc 7,26-28, porque pôde apontar Jesus - o Cordeiro de Deus que tira o pecado do Mundo – Jo 1,29-36. A data da festa, três meses após a Anunciação e seis antes do Natal, corresponde às indicações de Lucas – Lc 1,39.56-57. Liturgia

Caríssimos, nosso Deus e Pai sempre nos surpreende com as suas bençãos e graças em nossas vidas, e a chegada de um filho, uma filha em uma família é sempre motivo de alegria, não somente para nós pais e familiares, mas também para os amigos e até para os vizinhos: como que a recompensa, o fruto de uma convivência harmoniosa, pacífica, a refletirem nas atitudes daqueles que se alegram e se regozijam conosco, como foi com Isabel e Zacarias! 

                                             



'Completou-se o tempo da gravidez de Isabel, e ela deu à luz um filho. Os vizinhos e parentes ouviram dizer como o Senhor tinha sido misericordioso para com Isabel, e alegraram-se com ela. No oitavo dia, foram circuncidar o menino, e queriam dar-lhe o nome de seu pai, Zacarias. A mãe, porém, disse: “Não! Ele vai chamar-se João”. Os outros disseram: “Não existe nenhum parente teu com esse nome!” Então fizeram sinais ao pai, perguntando como ele queria que o menino se chamasse. Zacarias pediu uma tabuinha, e escreveu: “João é o seu nome”. E todos ficaram admirados. No mesmo instante, a boca de Zacarias se abriu, sua língua se soltou, e ele começou a louvar a Deus. Todos os vizinhos ficaram com medo, e a notícia espalhou-se por toda a região montanhosa da Judeia. E todos os que ouviam a notícia ficavam pensando: “O que virá a ser este menino?” De fato, a mão do Senhor estava com ele. E o menino crescia e se fortalecia em espírito. Ele vivia nos lugares desertos, até o dia em que se apresentou publicamente a Israel.' Mateus 1,57-66.80 

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque nos conheces e nos amas com amor eterno – Sl 136! ‘Fostes vós que nos formastes as entranhas, e no seio de nossa mãe vós nos tecestes. Nós vos louvamos e vos damos graças, ó Senhor, porque de modo admirável nos formastes!” – Sl 139. Graças Pai pela vossa bondade e infinita misericórdia para conosco!

Pai Amado, com toda a Igreja nós vos rogamos: ‘Ó Deus, que suscitastes São João Batista, a fim de preparar para o Senhor um povo perfeito, concedei à vossa Igreja as alegrias espirituais e dirigi nossos passos no caminho da salvação e da paz. Por nosso Senhor Jesus Cristo Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo’. Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós para que participemos sempre com os nossos familiares da alegria em valorizar e proteger a vida, acolhendo com carinho e amor a nova criança que chega no meio de nós! Ajuda-nos Mãe a sermos 'pontes' que nos unam uns aos outros como instrumentos do amor de Deus no coração do mundo! Amém!

Brasília-DF., 24 de junho de 2020
   Ana Pinto de Miranda Bessa

                     À serviço do Senhor

Nenhum comentário:

Postar um comentário