2.6.20

MARCOS 12,13-17 - O IMPOSTO PAGO A CÉSAR : REFLEXÃO DE ANINHA





A autenticidade do caráter de uma pessoa se nos revela a partir de como fala e como age na vida, em quaisquer circunstâncias ... Jesus, Caminho, Verdade e Vida, nos ensina o bom caminho, a verdade pura e plena que nos leva a termos intimidade com o Pai para sermos conduzidos para a vida eterna, à Morada do Pai, que Ele, Cristo, já tem preparada para nós - Jo 14,1-2.6!

No Evangelho de hoje, os adversários de Jesus - no caso as autoridades empoderadas, enviaram pessoas para verificarem algum deslize de Jesus quanto à responsabilidade do cidadão em pagar ou não pagar tributos à Cesar. Jesus, sabedoria e verdade puras e plenas, é coerente em suas palavras e atitudes e com a mesma pergunta com que lhe fizeram, Ele escuda a sua resposta em um 'princípio fundamental' que surpreende seus inquisidores...

                                              


'Naquele tempo, as autoridades mandaram alguns fariseus e alguns partidários de Herodes, para apanharem Jesus em alguma palavra. Quando chegaram, disseram a Jesus: “Mestre, sabemos que tu és verdadeiro, e não dás preferência a ninguém. Com efeito, tu não olhas para as aparências do homem, mas ensinas, com verdade, o caminho de Deus. Dize-nos: é lícito ou não pagar o imposto a César? Devemos pagar ou não?” Jesus percebeu a hipocrisia deles e respondeu: “Por que me tentais? Trazei-me uma moeda, para que eu a veja”. Eles levaram a moeda, e Jesus perguntou: “De quem é a figura e a inscrição que estão nessa moeda?” Eles responderam: “De César”. Então Jesus disse: “Dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus”. E eles ficaram admirados com Jesus.' Marcos 12,13-17 

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque Jesus ao dizer que ‘Dar ao Senhor o que é do Senhor’, nos ensina que somos vossos e como em tudo Ele fez a vossa vontade – Jo 4,34; 6,38, em tudo nós também, como vossos filhos amados, devemos imitar as suas ações e modo de ser aonde quer que nós estejamos, para ‘que o nosso ‘sim’, seja sim, e o nosso ‘não’, não; porque o que passa disso vem do Maligno’, diz-nos Jesus’ - Mt 5,37.

Pai Amado, com toda a Igreja nós vos pedimos: ‘Ó Deus, cuja providência jamais falha, nós vos suplicamos humildemente: afastai de nós o que é nocivo, e concedei-nos tudo o que for útil. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo’. Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa rogai a Deus por nós Mãe, para reconhecermos, acolhermos e vivenciarmos que verdadeiramente somos 'imagem e semelhança' do Pai e de seu Filho! Ajuda-nos Mãe, a amarmo-nos e respeitarmo-nos mutuamente como irmãos e irmãs uns dos outros, por Cristo, com Cristo, em Cristo, e assim contribuirmos para um mundo melhor, mais fraterno, solidário... Amém!

Brasília-DF., 02 de junho de 2020
  Ana Pinto de Miranda Bessa
                   À serviço do Senhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário