20.6.20

LUCAS 2,41-51 - JESUS ENTRE OS DOUTORES : REFLEXÃO DE ANINHA




A Igreja celebra a Memória do Imaculado Coração de Maria. Memória Mariana de origem devocional, instituída por Pio XII, a atual celebração convida-nos a meditar sobre o mistério de Cristo e da Virgem em sua interioridade e profundidade. Maria, que guarda os fatos e as palavras do Senhor meditando-os em seu coração – Lc 2,19, é morada do Espírito Santo, sede da sabedoria – Lc 1,35, imagem e modelo da Igreja, que escuta e testemunha a mensagem do Senhor – Lc 11,28. Liturgia

Caríssimos, o Evangelho de hoje para nós pais de filhos adolescentes, Maria nos ensina o modo correto, adequado de achegar-se ao filho que por motivos até então alheios ao seu conhecimento, agiu de modo diferente, e apesar da angústia vivida, ela não se exasperou... Maria e José, ao retornarem a Jerusalém, após três dias sem notícias de Jesus o encontram no Templo... Que alívio devem ter sentido ao vê-lo bem, quando então docilmente ela pergunta: “Meu filho, por que agiste assim conosco?”

                                                          


'Os pais de Jesus iam todos os anos a Jerusalém, para a festa da Páscoa. Quando ele completou doze anos, subiram para a festa, como de costume. Passados os dias da Páscoa, começaram a viagem de volta, mas o menino Jesus ficou em Jerusalém sem que seus pais o notassem. Pensando que ele estivesse na caravana, caminharam um dia inteiro. Depois começaram a procurá-lo entre os parentes e conhecidos. Não o tendo encontrado, voltaram para Jerusalém à sua procura. Três dias depois, o encontraram no templo. Estava sentado no meio dos mestres, escutando e fazendo perguntas. Todos os que ouviam o menino estavam maravilhados com sua inteligência e suas respostas. Ao vê-lo, seus pais ficaram muito admirados e sua mãe lhe disse: “Meu filho, por que agiste assim conosco? Olha que teu pai e eu estávamos, angustiados, à tua procura”. Jesus respondeu: “Por que me procuráveis? Não sabeis que devo estar na casa de meu Pai?” Eles, porém, não compreenderam as palavras que lhes dissera. Jesus desceu então com seus pais para Nazaré, e era-lhes obediente. Sua mãe, porém, conservava no coração todas estas coisas.' Lucas 2,41-51

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso, graças Pai porque o Imaculado Coração de Maria é manso como o coração de Jesus que meditamos ontem, e Jesus, vendo  seus pais apreensivos pelo seu sumiço da caravana quando retornavam para casa, compreendeu o sofrimento de ambos e desde então “era-lhes obediente!” Graças Pai, porque como pais, avós que somos, aprendamos a ser tolerantes não somente para com os deslizes de nossos filhos e netos, mas também para com aqueles com os quais convivemos, dialogando sempre com eles! 

Pai Amado, com toda a Igreja nós vos rogamos: ‘Ó Deus, que preparastes morada digna do Espírito Santo no Imaculado Coração de Maria, concedei que, por sua intercessão, nos tornemos um templo da vossa glória. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo’. Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa rogai a Deus por nós, 'pelas mães e pelas gestantes, para que cuidem de seus filhos com o mesmo amor que a Senhora tinha para com Jesus'! Ajuda-nos Mãe a abrirmos o nosso coração para acolher a vontade do Pai e assim permanecermos 'no caminho da vida, na justiça e na paz'! Amém!


 Brasília-DF., 20 de junho de 2020
    Ana Pinto de Miranda Bessa
               À serviço do Senhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário