23.6.20

MATEUS 7,6.12-14 - CONSELHOS DE JESUS : REFLEXÃO DE ANINHA





O título do Evangelho de hoje - Conselhos de Jesus, abrange dentre outros: o não profanar as coisas santas - porque poderiam fazer mau uso dela , ou seja ‘não se deve propor uma doutrina preciosa e santa a pessoas incapazes de recebe-las bem; a regra de ouro – nos exorta a não fazermos às pessoas aquilo que não queremos que nos façam. E, quanto a porta estreita, Jesus nos exorta a que entremos por ela porque esta, nos levará ao Reino do Pai!

São Paulo nos diz que ‘não devamos nada a ninguém, a não ser o amor mútuo, pois quem ama o outro cumpriu a Lei. Que de fato, os preceitos: ‘Não cometerás adultério, não matarás, não furtarás’, e todos os outros, se resumem nesta sentença: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. A caridade não pratica o mal contra o próximo. Portanto, a caridade é a plenitude da Lei ... Rm 13,8s. Deus nos ama e nos escolheu para sermos santos; “filhos da luz”, libertos do mundo mau – Gl 1,4 e do império das trevas nos transportou para o Reino do seu Filho amado - Cl 1,13; e, a nossa cidade está nos céus – Fl 3,20s. Esta “situação” nova dirige toda a moral – Rm 6,3s’. 
 
                                          



'Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Não deis aos cães as coisas santas, nem atireis vossas pérolas aos porcos; para que eles não as pisem com os pés e, voltando-se contra vós, vos despedacem. Tudo quanto quereis que os outros vos façam, fazei também a eles. Nisto consiste a Lei e os Profetas. Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta e espaçoso é o caminho que leva à perdição, e muitos são os que entram por ele! Como é estreita a porta e apertado o caminho que leva à vida! E são poucos os que o encontram!”’ Mateus 7,6.12-14

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque Jesus nos ensina a agirmos procurando sempre fazer a vossa vontade, seguindo a vossa Palavra, quando então andaremos nas veredas do Senhor, optando pela porta e caminho estreitos e assim merecermos participar da vossa Morada Santa que Ele, Jesus, já preparou para nós – Jo 14,1-3.

Pai Amado, na graça e na unção de vosso Espírito Santo, ilumina a nossa mente e o nosso coração para que estejamos atentos e vigilantes à vossa Palavra e assim trilharmos o caminho da vida - que é o caminho da porta estreita, ‘cheio de alegrias em vossa presença e delícias à vossa direita, perpetuamente’ – Sl 16,11. Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós ‘para que tenhamos um real apreço pelas coisas santas: a Palavra de Deus, os Sacramentos e a vida fraterna em comunidade’. Ajuda-nos Mãe a sermos fervorosos na fé,  humildes no trato com as pessoas, solidários e generosos uns com os outros, amando-nos e respeitando-nos mutuamente. Amém!

Brasília-DF., 23 de junho de 2020
  Ana Pinto de Miranda Bessa
                   À serviço do Senhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário