13.6.20

MATEUS 5,33-37 - COMPROMISSO COM A PALAVRA DADA : REFLEXÃO DE ANINHA




A Igreja celebra a Memória de Santo Antônio de Pádua. Antônio – Fernando de Bulhões e Taveira é natural de Lisboa. Foi ordenado sacerdote junto aos cônegos regulares de Coimbra. Transferiu-se para Ordem dos Frades Menores de São Francisco de Assis, desejando trabalhar na missão entre os muçulmanos na África do Norte. Uma doença o trouxe de volta à Europa. Encontrou-se com São Francisco na Porciúncula, em Assis, em 1221. Percorreu a Itália como pregador evangélico entre o povo. Aonde quer que fosse multidões acorriam para ouvi-lo. O próprio Papa Gregório IX o chamou, certa vez, de “Arca do Testamento”, por causa de seus conhecimentos das Sagradas Escrituras. Faleceu aos 36 anos em Pádua, na Itália, aos 13 de junho de 1231. É conhecido como “doutor evangélico” e universalmente venerado pelo povo cristão. Sua canonização ocorreu apenas um ano após sua morte e, em 1946, o Papa Pio XII o declarou Doutor da Igreja.
Liturgia

Caríssimos, uma das boas coisas da vida é estar com a consciência tranquila... Para alcançar esse estado de paz e de tranquilidade interior a partir de nós com as pessoas e com o mundo, é ser autêntico consigo mesmo, é vivenciar a coerência no nosso modo de ser e de agir, tendo em mente como fundamento de nossa conduta, a palavra de Jesus que nos revela: ‘conhecereis a verdade e a verdade vos libertará’ – Jo 8,32! Jesus é a fonte da verdade, o princípio divino para estarmos em paz com o mundo e com Deus...
                                                               
                                                               

                                           

'Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Vós ouvistes o que foi dito aos antigos: ‘Não jurarás falso’, mas ‘cumprirás os teus juramentos feitos ao Senhor’. Eu, porém, vos digo: Não jureis de modo algum: nem pelo céu, porque é o trono de Deus; nem pela terra, porque é o suporte onde apoia os seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do Grande Rei. Não jures tampouco pela tua cabeça, porque tu não podes tornar branco ou preto um só fio de cabelo. Seja o vosso ‘sim’: ‘Sim’, e o vosso ‘não’: ‘Não’. Tudo o que for além disso vem do Maligno”.' Mateus 5,33-37 

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque Jesus nos ensina para que sejamos autênticos, íntegros, tendo como base e princípio de vida: a Verdade, abraçando-a e integrando-a no nosso dia a dia de forma coerente, objetiva; rejeitando a falsidade quanto à duplicidade de opinião e de ação para com todos... Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, com toda a Igreja nós vos rogamos: ´Deus eterno e todo-poderoso, que destes Santo Antônio ao vosso povo como insigne pregador e intercessor em todas as necessidades, fazei-nos, por seu auxílio, seguir os ensinamentos da vida cristã, e sentir a vossa ajuda em todas as provações. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo’. Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e caminha conosco Mãe para que ‘no seguimento de Jesus, o nosso “sim” a Ele e ao serviço do Evangelho seja “Sim”, e o nosso “não” a tudo o que nos impeça de fazer a sua vontade seje “Não” – Mt 5,37’. Ajuda-nos Mãe a ‘crescermos no amor e no conhecimento da Palavra de Deus’, vivenciando-a, anunciando-a e testemunhando-a ao mundo através de nossas boas obras, amém! 


Brasília-DF., 13 de junho de 2020
  Ana Pinto de Miranda Bessa
             
 À serviço do Senhor

Nenhum comentário:

Postar um comentário