Caríssimos, meditando a Palavra de Deus, certa vez Nicodemos, fariseu notável entre os judeus que admirava Jesus; sabia que Jesus ali estava porque vinha da parte de Deus... Para não ser visto pelos seus amigos fariseus, encontrou-se com Jesus, a noite ... Bem acolhido por Jesus, Jesus foi lhe explicando as coisas de Deus; dentre outros, disse-lhe, que para quem não acredita Nele: ‘Este é o julgamento: a luz veio ao mundo mas os homens preferiram as trevas, porque suas obras eram más. Pois quem faz o mal odeia a luz e não vem para a luz, para que suas obras não sejam demonstradas como culpáveis. Mas quem pratica a verdade vem para luz, para que se manifeste que suas obras são feitas em Deus.’ Jo 3,19-21.
No Evangelho de hoje Jesus revela aos seus discípulos que eles são ‘o sal da terra e a luz do mundo’... Sabemos que o sal conserva e dá sabor à comida, que agrada ao nosso paladar para que a apreciemos com prazer e alegria para nutrir e fortalecer o nosso corpo: assim deve ser a Palavra de Deus em nossas vidas... A luz, é o fulgor da nossa alma a iluminar a nossa mente, a nossa consciência e fazê-la brilhar para que sejamos levados a trilhar o caminho do Senhor, que nos dá o discernimento, entre o bem e o mal...
'Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Vós sois o sal da terra. Ora, se o sal se tornar insosso, com que salgaremos? Ele não servirá para mais nada, senão para ser jogado fora e ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo. Não pode ficar escondida uma cidade construída sobre um monte. Ninguém acende uma lâmpada e a coloca debaixo de uma vasilha, mas sim num candeeiro, onde ela brilha para todos os que estão em casa. Assim também brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e louvem o vosso Pai que está nos céus”.’ Mateus 5,13-16
Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque nos amas com amor eterno – Sl 136 e fizestes de nós vosso povo santo; nos abençoas com a vossa luz e a vossa graça; colocas em nossos corações e em nossas almas o penhor do vosso Espírito Santo, o fruto da temperança e assim fazermos a vossa vontade em palavras, gestos e ações, agradáveis ao Senhor! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!
Pai Amado com toda a Igreja nós vos rogamos: ‘Derramai, Senhor, sobre nós a vossa graça, a fim de que, a exemplo do Bem-aventurado José de Anchieta, apóstolo do Brasil, sirvamos fielmente ao Evangelho, tornando-nos tudo para todos, e nos esforcemos em ganhar para vós nossos irmãos no amor de Cristo. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo’. Amém!
Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe, a sermos sal que dá sabor ao alimento e que sacia, e luz que ilumina aonde quer que nós estejamos para que possamos ser testemunhas do amor de Deus ao mundo e reconstrutores de uma sociedade mais justa, fraterna, solidária... Amém!
Brasília-DF., 09 de junho de 2020
Ana Pinto de Miranda Bessa
À serviço do Senhor!
Nenhum comentário:
Postar um comentário