19.6.20

MATEUS 11,25-30 - REVELAÇÃO AOS PEQUENINOS : REFLEXÃO DE ANINHA




A Igreja celebra a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus. Desde a época dos Padres, a água e o sangue do Coração de Jesus são símbolos dos sacramentos, do Batismo e da Eucaristia. A própria Igreja, como a nova Eva, é vista como nascida do lado aberto de Cristo na Cruz, o novo Adão. A contemplação do Coração de Jesus, jorrando sangue e água, sempre foi na Igreja fonte de piedade, oração, fé, graça. No entanto, uma festa propriamente dita do Coração de Jesus foi celebrada pela primeira vez em 20 de outubro de 1672 pelo Padre São João Eudes. Pouco tempo depois, as revelações de Santa Margarida Maria Alacoque – 1675 contribuíram imensamente para a difusão dessa devoção. A característica própria dessa solenidade é a ação de graças pela riqueza insondável de Cristo e a contemplação reparadora do Coração Transpassado. O Papa Pio IX em 1856 estendeu a festa a toda Igreja Latina. Liturgia

Caríssimos, aprendemos com Jesus que “O que sai do homem, é isso que o torna impuro”. E Jesus completa: “Com efeito, é de dentro, do coração dos homens que saem as intenções malignas: prostituições, roubos, assassínios, adultérios, ambições desmedidas, maldades, malícia, devassidão, inveja, difamação, arrogância, insensatez” - Mc 7,20-22. Portanto, depreende-se que o nosso coração, pode irradiar o bem e o mal... Jesus na Cruz, tendo ao seu lado dois ladrões: um deles, o ‘insultava’, duvidando de sua divindade; enquanto o outro, na humildade de seu coração, pediu a Jesus que lembrasse dele em seu reino, e Jesus lhe responde: “Hoje estarás comigo no Paraíso” – Lc 23,39-43!

Mas, a ação e o testemunho do amor misericordioso de Jesus na Cruz, também se estende a todos nós que nele acreditamos, confiamos e esperamos, quando já morto, “um dos soldados, traspassou-lhe o lado com a lança e imediatamente saiu água e sangue”, fontes sacramentais tornando-nos Cristãos através do Batismo pertencentes à Família de Deus e na Eucaristia, Fortaleza para o nosso dia a dia, respectivamente.


                                                                      


'Naquele tempo, Jesus pôs-se a dizer: “Eu te louvo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. Tudo me foi entregue por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai, e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar. Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”. – Mateus 11,25-30

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque ‘água e sangue’, revelam, ‘o sentido desse acontecimento, elucidado por dois textos da Escritura – Jo 19,36s. O sangue – Lv 1,5s; Ex 24,8s, testemunha a realidade do sacrifício do cordeiro imolado para a salvação do mundo – Jo 6,51, e a água, símbolo do Espírito Santo, sua fecundidade espiritual’. Graças, Pai! Glórias e louvores a vós Senhor!

Pai Amado, com toda a Igreja nós vos rogamos: ‘Concedei, ó Deus todo-poderoso, que, alegrando-nos pela solenidade do Coração do vosso Filho, meditemos as maravilhas de seu amor e possamos receber, desta fonte de vida, uma torrente de graças. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo’. Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a como a Senhora termos docilidade de coração, e respondermos a Jesus que queremos sim, aprender dele, a sermos mansos e humildes de coração, como ele, o é! Amém!

Brasília-DF., 19 de junho de 2020
   Ana Pinto de Miranda Bessa
                     À serviço do Senhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário