31.7.20

MATEUS 13,54-58 - JESUS É REJEITADO EM NAZARÉ : REFLEXÃO DE ANINHA





A Igreja celebra a Memória de Santo Inácio de Loyola. Inácio nasceu em Loiola, Espanha, em 1491. Ferido durante o cerco de Pamplona, durante sua convalescença fez uma experiência de discernimento e conversão que estaria na base dos Exercícios Espirituais, que comporia anos mais tarde. Junto com um grupo de amigos, fundou a Companhia de Jesus em 1534, em Montmartre, na França. Teve importante papel na Contrarreforma e na evangelização do Novo Mundo, então recém-descoberto. Faleceu em Roma em 31 de julho de 1556. Liturgia

Caríssimos, meditamos ontem a parábola da rede de pesca, simbolizando a Igreja – que somos nós, e o juízo final, onde cada um de nós segundo a nossa boa conduta diante de Deus e dos homens, seremos merecedores, e, com a Sua graça estaremos preparados para adentrar no seu Reino de Amor – Mt 13,47-53.

Após concluir a explicação das parábolas à multidão, Jesus, no Evangelho de hoje, dirigiu-se à sua terra natal... Na sinagoga, Jesus falou com autoridade e poder e muitos ficaram admirados com a sua pregação... Mas, desdenhado por alguns de seus conterrâneos por ser de origem simples, ele desabafa que ‘um Profeta não é estimado em sua pátria, em sua família’. E, provavelmente triste e frustrado, ele não fez ali muitos milagres, ficando evidenciado que verdadeiramente a nossa fé, é o canal pelo qual o Senhor opera milagres, bençãos e graças, em nossas vidas. 

                                                 

'Naquele tempo, dirigindo-se para a sua terra, Jesus ensinava na sinagoga, de modo que ficavam admirados. E diziam: “De onde lhe vem essa sabedoria e esses milagres? Não é ele o filho do carpinteiro? Sua mãe não se chama Maria, e seus irmãos não são Tiago, José, Simão e Judas? E suas irmãs não moram conosco? Então, de onde lhe vem tudo isso?” E ficaram escandalizados por causa dele. Jesus, porém, disse: “Um profeta só não é estimado em sua própria pátria e em sua família!” E Jesus não fez ali muitos milagres, porque eles não tinham fé.' Mateus 13,54-58. 

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, nós acreditamos, confiamos e esperamos em Vós e em Jesus Cristo vosso Filho Amado – Mt 17,5! Graças Pai, porque Jesus nos ensina que para recebermos aquilo que aspiramos, desejamos, é necessário nosso ‘testemunho de fé’ e adesão à vivência da vossa Palavra e ensinamentos! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, com toda a Igreja nós vos rogamos: 'Ó Deus, que suscitastes em vossa Igreja Santo Inácio de Loyola para propagar a maior glória do vosso nome, fazei que, auxiliados por ele, imitemos seu combate na terra, para partilharmos no céu sua vitória. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo'. Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós para que aumente a nossa fé! Ajuda-nos Mãe para bem acolhermos a todos que testemunham a verdade da fé no Senhor, ouvindo-os atentamente e orando por eles como Anjos mensageiros da Palavra de Deus em nossas vidas. Amém!

Brasília – DF., 31 de julho de 2020

    Ana Pinto de Miranda Bessa
                      À serviço do Senhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário