6.11.20

LUCAS 16,1-8 - PARÁBOLA DO ADMINISTRADOR DESONESTO : REFLEXÃO DE ANINHA

 

A Palavra de nosso Deus e Pai nos traz ensinamentos que servem como remédio, consolo, fortaleza para vivermos o dia a dia de um modo mais tranquilo, suave e até feliz... Dentre muitas sábias  expressões de  conteúdo edificantes, o Salmo 103 de Davi, intitulado ‘Deus é Amor’ - eu o tenho gravado na minha mente e no meu coração e faz parte da minha oração diária...

Caríssimos, dentre outros, Jesus nos revela que o homem rico no Evangelho de hoje, é ‘compassivo e piedoso como o Pai' ao dar uma oportunidade, uma chance ao seu administrador infiel de se arrepender quanto à confiança nele depositada, confiança esta que  não mais correspondia em relação aos bens que se encontravam sob os seus cuidados... E, este, inteligente, esperto, astuto, com aviso de dispensa, soube conciliar seus interesses escusos com os devedores do patrão, assemelhando-se a certos empoderados de nossos tempos...                                                      


'Naquele tempo, Jesus disse aos discípulos: “Um homem rico tinha um administrador que foi acusado de esbanjar os seus bens. Ele o chamou e lhe disse: ‘Que é isso que ouço a teu respeito? Presta contas da tua administração, pois já não podes mais administrar meus bens’. O administrador então começou a refletir: ‘O senhor vai me tirar a administração. Que vou fazer? Para cavar, não tenho forças; de mendigar, tenho vergonha. Ah! Já sei o que fazer, para que alguém me receba em sua casa quando eu for afastado da administração’. Então ele chamou cada um dos que estavam devendo ao seu patrão. E perguntou ao primeiro: ‘Quanto deves ao meu patrão?’ Ele respondeu: ‘Cem barris de óleo!’ O administrador disse: ‘Pega a tua conta, senta-te depressa e escreve cinquenta!’ Depois ele perguntou a outro: ‘E tu, quanto deves?’ Ele respondeu: ‘Cem medidas de trigo’. O administrador disse: ‘Pega tua conta e escreve oitenta’. E o senhor elogiou o administrador desonesto, porque ele agiu com esperteza. Com efeito, os filhos deste mundo são mais espertos em seus negócios do que os filhos da luz”.' Lucas 16,1-8 

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque ‘sois compassivo e misericordioso conosco, seus filhos amados – conheces a nossa estrutura... E o vosso amor existe desde sempre e para sempre existirá por aqueles que vos temem’, esta é a nossa fé, a nossa confiança e esperança  em Vós, ó Deus de Amor! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, na força de vosso Espírito Santo, ilumina a nossa mente e o nosso coração para acolher a vossa Palavra e os vossos ensinamentos  e assim estejamos atentos aos princípios éticos, vivenciando-os honestamente, com solicitude e caridade,  em gestos, palavras e ações misericordiosos para com as pessoas, em todas as circunstâncias de nossas vidas, amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus ‘pela paz no mundo, em nossas famílias, em nosso trabalho, em nossa comunidade, para que cada pessoa possa viver dignamente, como filho ou filha de nosso Deus e Pai’. Ajuda-nos Mãe, a que nos amemos uns aos outros, como Jesus nos ama – Jo 15,12. Amém!

Brasília-DF., 06 de novembro de 2020

     Ana Pinto de Miranda Bessa

               À serviço do Senhor!

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário