30.11.20

MATEUS 4,18-22 - CHAMADO DOS PRIMEIROS DISCÍPULOS : REFLEXÃO DE ANINHA

 

A Igreja celebra a Festa de André Apóstolo. André, era discípulo de João Batista, seguiu Jesus, quando o Precursor o apontou como “o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” – Jo 1,35-40. A Pedro, seu irmão, comunicou-lhe a descoberta do Messias – Jo 1,41-42. Ambos foram chamados pelo Mestre à beira do lago para se tornarem pescadores de homens – Mt 4,18s. No sinal da multiplicação dos pães é ele quem apresenta a Jesus o menino com os cinco pães e os dois peixes – Jo 6,8s. Junto com Filipe, informa que alguns gregos querem ver Jesus – Jo 12,20s. Segundo a tradição, foi crucificado em Patrasso e é venerado, particularmente, na Igreja grega. Sua memória a 30 de novembro é lembrada por todos os calendários, sejam orientais ou ocidentais. Liturgia

Caríssimos, quando nos relacionamos bem com as pessoas, nos tornamos partícipes de suas alegrias, decepções, tristezas, porque existe amizade, confiança recíproca que nos levam a contar os acontecimentos importantes do nosso dia a dia, umas às outras...

Durante a semana, meu esposo e eu participamos da Santa Missa das 7 da manhã no Santuário Franciscano e como é bom, agradável, ver, cumprimentar as pessoas que lá estão... E, quando chega um casal, ou uma pessoa nova, acolhemos com um sorriso e fica tudo em unidade, assim como com os irmãos, Pedro e André com Tiago e João, que tinham uma profissão  em comum... Jesus ao vê-los os chama, e eles vêm ao encontro de Jesus, como nos narra Mateus no Evangelho de hoje:                                                           


'Naquele tempo, quando Jesus andava à beira do mar da Galileia, viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu irmão André. Estavam lançando a rede ao mar, pois eram pescadores. Jesus disse a eles: “Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens”. Eles, imediatamente, deixaram as redes e o seguiram. Caminhando um pouco mais, Jesus viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João. Estavam na barca com seu pai, Zebedeu, consertando as redes. Jesus os chamou. Eles, imediatamente, deixaram a barca e o pai e o seguiram.' Mateus 4,18-22

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, nós vos amamos, nós vos bendizemos, nós vos damos graças ó Pai pela vossa imensa glória e infinita misericórdia para conosco! Graças Pai, porque Jesus nos ensina que onde estão duas ou mais pessoas reunidas em seu nome Ele está ali, também – Mt 18,19-20,  exortando-nos a viver e orar em unidade uns com os outros, e como tijolinhos que constroem casas, nós construímos e formamos a Sua Igreja – Mt 16,18! Graças Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado com toda a Igreja ‘Nós vos suplicamos, ó Deus onipotente, que o Apóstolo Santo André, pregador do Evangelho e pastor da vossa Igreja, não cesse no céu de interceder por nós. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo’. Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, discípula dócil e fiel, nosso exemplo, modelo e mestra rogai a Deus ‘pelos vacilantes na fé’, para que encontrem pessoas bondosas, generosas que os levem à Jesus, Caminho, Verdade e Vida que os conduza ao Pai – Jo14,6! Ajuda-nos Mãe a sermos perseverantes na fé, ofertando nosso tempo, nossos dons e bens segundo o nosso coração e possibilidades para anunciar, vivenciar e testemunhar Jesus em gestos, palavras e ações, em todas as circunstâncias de nossas vidas.  Amém!

Brasília-DF., 30 de novembro de 2020 

     Ana Pinto de Miranda Bessa

                          À serviço do Senhor!

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário