10.11.20

LUCAS 17,7-10 - SOMOS SIMPLES SERVOS : REFLEXÃO DE ANINHA

 


A Igreja celebra a Memória de São Leão Magno Papa e Doutor. Leão, cognominado Magno pela grandeza de sua obra e de seu magistério, governou a Igreja por 21 anos – 440-461. Sua figura de Pontífice romano emerge com destaque histórico universal no diálogo entre o Oriente e o Ocidente e no encontro-desencontro entre o mundo latino e as novas populações europeias... A seu nome se liga o fundo eucológico mais antigo do Missal Romano – Sacramentário Leoniano. Seu sepultamento a 10 de novembro é recordado no martirológio jeronimiano - séc. VI e no calendário de São Wilibrordo – séc. VIII. Liturgia

Caríssimos, Jesus nos diz – dentre outros, que se estivermos cansados é para irmos a Ele porque ao estarmos com Ele, estaremos também com o Pai – que é Uno com Ele – Jo 10,30! Jesus é manso e o ser manso é deixar-se tocar... Assim, ao tocarmos em Jesus estaremos tocando também no Pai...Jesus é humilde, e humilde, é aquele que se coloca a disposição de todos – como amigo, para os servir, como Ele o fez no Lava-pés – Jo 13,1-16, e nos revela que está no meio de nós, como aquele que serve – Lc 12,37-38; 22,27!

Portanto, do que expomos acima, depreende-se que todo trabalho, todo e qualquer serviço é digno quando feito com amor, dedicação e zelo e é agradável a Deus porque assim Jesus o fez, deixando-nos seu belo exemplo, para ser copiado, imitado, seguido...                                              


'Naquele tempo, disse Jesus: “Se algum de vós tem um empregado que trabalha a terra ou cuida dos animais, por acaso vai dizer-lhe, quando ele volta do campo: ‘Vem depressa para a mesa?’ Pelo contrário, não vai dizer ao empregado: ‘Prepara-me o jantar, cinge-te e serve-me, enquanto eu como e bebo; depois disso tu poderás comer e beber?’ Será que vai agradecer ao empregado, porque fez o que lhe havia mandado? Assim também vós: quando tiverdes feito tudo o que vos mandaram, dizei: ‘Somos servos inúteis; fizemos o que devíamos fazer’”.' Lucas 17,7-10 

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque em São Paulo encontramos na sua carta enviada a Tito, que a vossa ‘graça, ó Pai, se manifestou trazendo a salvação para todos nós. E, ela nos ensina a abandonar a impiedade e as paixões mundanas e a viver neste mundo com equilíbrio, justiça e piedade, aguardando a feliz esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo que se entregou por nós, para nos resgatar...’. Tt 2,11-14; e, em tudo Pai, Ele vos agradou – Jo 8,29! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, com toda a Igreja nós vos rogamos: ‘Ó Deus, que jamais permitis que as potências do mal prevaleçam contra a vossa Igreja, fundada sobre a rocha inabalável dos Apóstolos, dai-lhe, pelos méritos do Papa São Leão, permanecer firme na verdade e gozar a paz para sempre. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.’ Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa rogai a Deus por nós e ‘pelos desempregados, para que encontrem meios dignos de sustento de suas famílias’.  Ajuda-nos Mãe a compreendermos e vivenciarmos que assim 'como cada membro do nosso corpo tem sua função, nós, com os nossos dons - como corpo de Cristo, temos também a nossa função', para praticá-la generosamente, segundo a vontade do Senhor! Amém!

Brasília-DF., 10 de novembro de 2020

 Ana Pinto de Miranda Bessa

        À serviço do Senhor!


Nenhum comentário:

Postar um comentário