11.11.20

LUCAS 17,11-19 - OS DEZ LEPROSOS : REFLEXÃO DE ANINHA

 

A Igreja celebra a Memória de São Martinho de Tours Bispo. São Martinho – Panônia, c.316 – Candes, França, 397 - era ainda catecúmeno quando fez uma experiência de Cristo no seu irmão pobre ao dar-lhe metade de seu manto. Após receber o Batismo, fundou um mosteiro e foi mais tarde ordenado sacerdote e bispo. Exerceu intensa atividade apostólica com a ajuda dos monges da época e deixou importantes obras de cunho pastoral, litúrgico e monástico. É o primeiro santo não mártir a ser celebrado liturgicamente e seu culto goza de grande popularidade em vários países. Liturgia

Caríssimos, verdadeiramente Jesus é aquele que se deixa encontrar... Assim como a graça aconteceu para aqueles 10 leprosos por estarem a tempo e a hora – no momento exato que Jesus por ali passava, Ele também está a tempo e a hora para nos ver, ouvir, acolher, deixando-nos aproximar, basta que o busquemos que Ele vem em nosso auxílio e ao nosso reconhecimento e gratidão pelo bem que Ele nos faz, demonstrando o nosso amor e carinho por Ele, e que lhe é agradável: Ele nos salva!                                             


 'Aconteceu que, caminhando para Jerusalém, Jesus passava entre a Samaria e a Galileia. Quando estava para entrar num povoado, dez leprosos vieram ao seu encontro. Pararam a distância, e gritaram: “Jesus, Mestre, tem compaixão de nós!” Ao vê-los, Jesus disse: “Ide apresentar-vos aos sacerdotes”. Enquanto caminhavam, aconteceu que ficaram curados. Um deles, ao perceber que estava curado, voltou glorificando a Deus em alta voz; atirou-se aos pés de Jesus, com o rosto por terra, e lhe agradeceu. E este era um samaritano. Então Jesus lhe perguntou: “Não foram dez os curados? E os outros nove, onde estão? Não houve quem voltasse para dar glória a Deus, a não ser este estrangeiro?” E disse-lhe: “Levanta-te e vai! Tua fé te salvou”.' Lucas 17,11-19

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque sois bom e nos amas com amor eterno – Sl 136; nos enviastes Jesus vosso Filho    amado – Mt 17,5, ‘como sumo sacerdote dos bens vindouros; Ele atravessou uma tenda maior e mais perfeita, que não é obra de mãos humanas, isto é, que não pertence a esta criação..., para purificar a nossa consciência das obras mortas e assim prestemos culto a vós ó Pai, Deus vivo’ – Hb 9,11-14. Graças, glórias e louvores a vós Senhor!

Pai Amado, com toda a Igreja nós vos rogamos: ‘Ó Deus, que fostes glorificado pela vida e a morte do bispo São Martinho, renovai em nossos corações as maravilhas da vossa graça, de modo que nem a morte nem a vida nos possam separar do vosso amor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo’. Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós para que sejamos sempre agradecidos por tudo que o Senhor faz em nosso favor, assim como é no nosso dia a dia o bom  resultado do que realizamos na prática do bem, na gratuidade do amor e somos reconhecidos...   Ajuda-nos Mãe para que ‘nos tornemos mais conscientes dos dons que Dele recebemos e, portanto, sejamos mais gratos ainda’. Amém!

Brasília-DF., 11 de novembro de 21020

      Ana Pinto de Miranda Bessa

                  À serviço do Senhor!

 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário