26.11.20

LUCAS 21,20-28 - O FIM DOS TEMPOS. VOLTA DO FILHO DO HOMEM : REFLEXÃO DE ANINHA

 


Caríssimos, ao meditar o Evangelho de hoje vieram-me à memória as parábolas dos talentos e das minas, respectivamente – Mt 25,14-30; Lc 19,11-27, contadas por Jesus a respeito de um homem que foi viajar e delegou  atribuições e responsabilidades aos seus servos, e, ao voltar, prestou contas com cada um deles, atribuindo-lhes compensações e reprimendas...

A Igreja tem nos apresentado no capítulo 21, narrado por Lucas que estamos meditando nestes dias, as profecias e advertências de Jesus para o final dos tempos que nos ‘falam de sinais, destruição, medo; mas falam também da preparação para a vinda Dele, Jesus; falam de desolação, mas também de redenção’. Acolhamos a Palavra que nos salva:

                                                                          


'Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: “Quando virdes Jerusalém cercada de exércitos, ficai sabendo que a sua destruição está próxima. Então, os que estiverem na Judeia, devem fugir para as montanhas; os que estiverem no meio da cidade, devem afastar-se; os que estiverem no campo, não entrem na cidade. Pois esses dias são de vingança, para que se cumpra tudo o que dizem as Escrituras. Infelizes das mulheres grávidas e daquelas que estiverem amamentando naqueles dias, pois haverá uma grande calamidade na terra e ira contra este povo. Serão mortos pela espada e levados presos para todas as nações, e Jerusalém será pisada pelos infiéis, até que o tempo dos pagãos se complete. Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra, as nações ficarão angustiadas, com pavor do barulho do mar e das ondas. Os homens vão desmaiar de medo, só em pensar no que vai acontecer ao mundo, porque as forças do céu serão abaladas. Então eles verão o Filho do Homem, vindo numa nuvem com grande poder e glória. Quando estas coisas começarem a acontecer, levantai-vos e erguei a cabeça, porque a vossa libertação está próxima”.' Lucas 21,20-28

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque Jesus que em tudo fez a Vossa vontade – Jo 4,34; 6,38 nos ensina como deve ser a nossa conduta e o nosso modo de ser  que Vos é agradável, que,  ‘não é possível colocar vinho novo em odres velhos – Lc 5,37 nem continuar a viver como fazíamos antes, antes de conhecermos a Cristo’. Graças, Pai! Glórias e louvores a Vós, Senhor!

Pai Amado, na graça e na unção de vosso Espírito Santo, dai-nos sabedoria para compreender ‘que a nossa conversão deve ser no sentido lato; uma mudança radical de vida – isto é, até às raízes; se nos tornamos useiros-vezeiros e experimentamos medo, desolação e até certa aversão diante de tal processo, mas ele é necessário’; pratiquemos  a caridade - 1Cor 13! Ajuda-nos, ó Pai, ‘a levantarmo-nos, pois, e ergamos a cabeça – Lc 21,28, porque o mundo precisa de nosso testemunho cristão!’   Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ‘por todos os Bispos, sucessores dos Apóstolos, para que possam anunciar e testemunhar com coragem a Boa-Nova da paz e da reconciliação a este nosso mundo dilacerado por discórdias’. Amém! (‘’) Liturgia

GRAÇAS PAI, POR TUDO QUE SOMOS E TEMOS: GRAÇAS!

        Brasília-DF., 26 de novembro de 2020

              Ana Pinto de Miranda Bessa

                 À serviço do Senhor!


Nenhum comentário:

Postar um comentário