18.11.20

LUCAS 19,11-28 - PARÁBOLA DAS MOEDAS : REFLEXÃO DE ANINHA


 

As boas aptidões que temos  procedem de nosso Deus e Pai e nos possibilitam, nos proporcionam criar e desenvolver atividades, funções, que nos beneficiem e àqueles que estejam conosco com os mesmos propósitos, os mesmos planos, projetos, as mesmas intenções nas circunstâncias, nas situações que nos encontramos, ou que nos sejam solicitados quando então, com a mesma boa disposição, nos coloquemos à serviço de outrem...

Na parábola de hoje o homem nobre, que assumiria um cargo importante, testou a fidelidade, competência e potencialidade de 10 dos seus empregados, se obteriam sucesso naquilo que lhes fora proposto, e apenas dois destes, lograram êxito... Portanto, dos oito empregados restantes - um por medo confesso ou comodismo nada fez; e aos demais que o odiavam e não fizeram o que lhes fora pedido, foram sumariamente excluídos, foram mortos... Irmãos amados, acolhamos a Palavra que nos salva:                                          


'Naquele tempo, Jesus acrescentou uma parábola, porque estava perto de Jerusalém e eles pensavam que o Reino de Deus ia chegar logo. Então Jesus disse: “Um homem nobre partiu para um país distante, a fim de ser coroado rei e depois voltar. Chamou então dez dos seus empregados, entregou cem moedas de prata a cada um e disse: ‘Procurai negociar até que eu volte’. Seus concidadãos, porém, o odiavam, e enviaram uma embaixada atrás dele, dizendo: ‘Nós não queremos que esse homem reine sobre nós’. Mas o homem foi coroado rei e voltou. Mandou chamar os empregados, aos quais havia dado o dinheiro, a fim de saber quanto cada um havia lucrado. O primeiro chegou e disse: ‘Senhor, as cem moedas renderam dez vezes mais’. O homem disse: ‘Muito bem, servo bom. Como foste fiel em coisas pequenas, recebe o governo de dez cidades’. O segundo chegou e disse: ‘Senhor, as cem moedas renderam cinco vezes mais’. O homem disse também a este: ‘Recebe tu também o governo de cinco cidades’. Chegou o outro empregado e disse: ‘Senhor, aqui estão as tuas cem moedas, que guardei num lenço, pois eu tinha medo de ti, porque és um homem severo. Recebes o que não deste e colhes o que não semeaste’. O homem disse: ‘Servo mau, eu te julgo pela tua própria boca. Tu sabias que eu sou um homem severo, que recebo o que não dei e colho o que não semeei. Então, por que tu não depositaste meu dinheiro no banco? Ao chegar, eu o retiraria com juros’. Depois disse aos que estavam aí presentes: ‘Tirai dele as cem moedas e dai-as àquele que tem mil’. Os presentes disseram: ‘Senhor, esse já tem mil moedas!’ Ele respondeu: ‘Eu vos digo, a todo aquele que já possui, será dado mais ainda; mas àquele que nada tem, será tirado até mesmo o que tem. E quanto a esses inimigos, que não queriam que eu reinasse sobre eles, trazei-os aqui e matai-os na minha frente’”. Jesus caminhava à frente dos discípulos, subindo para Jerusalém.' Lucas 19,11-28

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque como nosso Deus Criador queres que desenvolvamos os dons e talentos que nos destes a fim de fazermos frutificar, multiplicar o bem ‘imitando os dois primeiros servos da parábola de hoje’. Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor! 

Pai Amado, envia-nos o vosso Espírito Santo para que nos dê sabedoria e discernimento para vivenciar e colocar os nossos dons e bens à serviço de todos a fim de beneficiar àqueles que mais necessitem e assim através de nós, pelo nosso testemunho, anúncio e generosidade, possam também compartilhar da Vossa graça, amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós para que atentos aos eventos e acontecimentos que nos circundem, possamos 'honrar com nossos lábios, coração e alma', palavras e ações, a vontade do Senhor, colocando-nos à serviço do seu Reino, onde quer que nós estejamos, amém!

Brasília-DF., 18 de novembro de 2020

   Ana Pinto de Miranda Bessa

          À serviço do Senhor!


Nenhum comentário:

Postar um comentário