7.11.20

LUCAS 16,9-15 - O BOM EMPREGO DO DINHEIRO : REFLEXÃO DE ANINHA

 


                                                      

Meditamos ontem sobre o administrador desonesto que esbanjava os bens do seu patrão e quando foi comunicada sua dispensa, ele chamou as pessoas para prestar contas e de modo interesseiro para alcançar algum favor daquelas, reduziu sua comissão esperando ser agraciado quando perdesse o atual emprego...

Caríssimos, sabemos que tudo que temos são dons que Deus nos concede para ser colocado à serviço para o bem de muitos... No Evangelho de hoje, o dinheiro que é um bem que nos possibilita independência financeira, segurança, conforto, pode se tornar um risco para aquele que tem 'ganância e apego'  - tornando-o seu senhor, com o objetivo de acumular para si - como fez o rico insensato, construindo celeiros maiores – Lc 12,13-21. Partilhar o muito que se tem e assim  multiplicar o bem em benefício de muitos, é agradável ao nosso Deus e Pai!

                                                     


'Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Usai o dinheiro injusto para fazer amigos, pois, quando acabar, eles vos receberão nas moradas eternas. Quem é fiel nas pequenas coisas também é fiel nas grandes, e quem é injusto nas pequenas também é injusto nas grandes. Por isso, se vós não sois fiéis no uso do dinheiro injusto, quem vos confiará o verdadeiro bem? E se não sois fiéis no que é dos outros, quem vos dará aquilo que é vosso? Ninguém pode servir a dois senhores: porque ou odiará um e amará o outro, ou se apegará a um e desprezará o outro. Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro”. Os fariseus, que eram amigos do dinheiro, ouviam tudo isso e riam de Jesus. Então Jesus lhes disse: “Vós gostais de parecer justos diante dos homens, mas Deus conhece vossos corações. Com efeito, o que é importante para os homens, é detestável para Deus”.' Lucas 16,9-15

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque Jesus nos ensina a sermos honestos, fiéis e perseverantes nas pequenas coisas: como um sorriso, um bom acolhimento ao outro que chega, uma ajuda com os dons e bens que temos aos mais necessitados, porque todas as vezes que praticamos a caridade e a generosidade  para com o próximo, é a Jesus que o fazemos – Mt 25,37-40. Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, envia-nos o vosso Espírito Santo e dai-nos sabedoria e discernimento para praticarmos a caridade com o muito ou mesmo com o pouco que temos, porque ‘há mais felicidade em dar que em receber’– At 20,35. Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a fazermos o bem desinteressado, ‘sem ver a quem’, nem esperar favores pelo bem que fizermos... Ajuda-nos Mãe  a percebermos a necessidade dos irmãos, para irmos  ao seu  encontro, oferecendo-lhes o nosso serviço, nossos dons e bens e assim partilharmos com alegria o amor solidário, fraterno, onde quer que nós estejamos, amém!

Brasília-DF., 07 de novembro de 2020

    Ana Pinto de Miranda Bessa

                À serviço do Senhor!

 


Um comentário: