26.4.21

JOÃO 10,1-10 - OUVIR A VOZ DO PASTOR : REFLEXÃO DE ANINHA

 




Quando realizamos uma tarefa específica - em casa mesmo, ou, escutamos uma pessoa falando conosco, além de tomarmos conhecimento dos fatos momentâneos, situando-nos no contexto, devemos também tomar consciência do que fazemos, do que vemos e ouvimos, e só então poderemos memorizar, analisar e discernir seu significado para as nossas vidas, quanto ao alcance e a dimensão do que Jesus tem reservado para nós!

Jesus ao falar com os fariseus, servindo-se de uma parábola do bom pastor que dá a vida pelas ovelhas, eles não entenderam, nem souberam compreender com o coração o seu conteúdo, àquilo que era useiro-vezeiro no cotidiano de suas vidas...

                                                             


                                                    

'Naquele tempo, disse Jesus: “Em verdade, em verdade vos digo, quem não entra no redil das ovelhas pela porta, mas sobe por outro lugar, é ladrão e assaltante. Quem entra pela porta é o pastor das ovelhas. A esse o porteiro abre, e as ovelhas escutam a sua voz; ele chama as ovelhas pelo nome e as conduz para fora. E, depois de fazer sair todas as que são suas, caminha à sua frente, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz. Mas não seguem um estranho, antes fogem dele, porque não conhecem a voz dos estranhos”.   Jesus contou-lhes esta parábola, mas eles não entenderam o que ele queria dizer. Então Jesus continuou: “Em verdade, em verdade vos digo, eu sou a porta das ovelhas. Todos aqueles que vieram antes de mim são ladrões e assaltantes, mas as ovelhas não os escutaram. Eu sou a porta. Quem entrar por mim será salvo; entrará e sairá e encontrará pastagem. O ladrão só vem para roubar, matar e destruir. Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”.' João 10,1-10

Dentre outros, diz-nos a Igreja: “Com efeito, a Igreja é o redil, do qual Cristo é a única e necessária porta – Jo 10,1-10. Ela é também o rebanho, do qual o próprio Deus prenunciou que seria o pastor - Is 40,11; Ez 34,11-31. Suas ovelhas, embora governadas por pastores humanos, são, contudo, incessantemente conduzidas e alimentadas pelo próprio Cristo, Bom Pastor e Príncipe dos pastores – Jo 10,11; Ez 34,11-31, que deu sua vida por suas ovelhas – Jo 10,11-15; LG 6:AAS 57”. CIC 754

Pai Amado, com toda a Igreja nós vos rogamos: ‘Ó Deus, que pela humilhação do vosso Filho reerguestes o mundo decaído, enchei de santa alegria os vossos filhos e filhas que libertastes da escravidão do pecado e concedei-lhes a felicidade eterna. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.’ Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós Mãe e ‘pelas pessoas que se encontram sem alegria em suas vidas e que estejam caminhando por entre vales de dores, para que recuperem suas forças ouvindo a voz do Pastor e serem marcadas pela esperança e pela retidão para uma vida abundante, no Senhor’. Amém!

Brasília-DF., 26 de abril de 2021

Ana Pinto de Miranda Bessa

        À serviço do Senhor!

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário