29.4.21

JOÃO 13,16-20 - O LAVA PÉS : REFLEXÃO DE ANINHA

 






A Igreja celebra a Memória de Santa Catarina de Sena, Virgem Doutora. Catarina – 1347-1380 uniu à profundidade da vida contemplativa uma incansável atividade. Mensageira de paz em uma sociedade sacudida por violentas rivalidades...São Paulo VI proclamou-a “doutora” da Igreja – 4 de outubro de 1970. Liturgia

Caríssimos, a convivência pacífica harmoniosa entre irmãos de fé nos leva a conhecê-los mais amiúde... Dia a dia vamos nos descobrindo paulatinamente no nosso jeito e modo de ser e de se comportar para com todos, tornando-nos importantes no que melhor podemos fazer e passamos a ser interdependentes uns aos outros, respeitando-nos reciprocamente...

No Evangelho de hoje, Jesus após a cena do lava-pés, antes de sua Paixão, fala desse reconhecimento pessoal aos seus discípulos quando ele diz: ‘Eu conheço aqueles que escolhi, mas é preciso que se realize o que está na Escritura: ‘Aquele que come o meu pão levantou contra mim o calcanhar’- Jo 13,16-20, revelando-nos que poderá existir em nosso meio, uma pessoa que diverge de todos...                                                         


'Depois de lavar os pés dos discípulos, Jesus lhes disse: “Em verdade, em verdade vos digo: o servo não está acima do seu senhor e o mensageiro não é maior que aquele que o enviou. Se sabeis isto, e o puserdes em prática, sereis felizes. Eu não falo de vós todos. Eu conheço aqueles que escolhi, mas é preciso que se realize o que está na Escritura: ‘Aquele que come o meu pão levantou contra mim o calcanhar’. Desde agora vos digo isto, antes de acontecer, a fim de que, quando acontecer, creiais que eu sou. Em verdade, em verdade vos digo, quem recebe aquele que eu enviar me recebe a mim; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou”.' João 13,16-20

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, nós vos amamos, nós vos louvamos, nós vos bendizemos, nós vos damos graças ó Pai pela vossa imensa glória e infinita misericórdia para conosco! Graças Pai porque Jesus nos exorta a acreditar nele, porque é o vosso Filho, enviado por Vós para nos resgatar e nos reconciliar com o Senhor – Hb 9,15; 1Pd 1,18-19; 2Cor 5,18! Graças, Pai! Glórias e louvores a Vós, Senhor!

Pai Amado, com toda a Igreja nós vos rogamos: ‘Ó Deus, que inflamastes de amor Santa Catarina de Sena, na contemplação da paixão do Senhor e no serviço da Igreja, concedei-nos, por sua intercessão, participar do mistério de Cristo, e exultar em sua glória. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.’ Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa rogai a Deus por nós e ‘pela nossa Igreja que, presente em um mundo marcado pela contradição, saiba testemunhar o Evangelho na fidelidade; rogai também Mãe, por todas as comunidades, que buscam trilhar o caminho de Jesus que deu sua vida pela redenção da humanidade’, amém!

Brasília-DF., 29 de abril de 2021

  Ana Pinto de Miranda Bessa

           À serviço do Senhor!

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário