27.4.21

JOÃO 10,22-30 - AS OBRAS DE JESUS O REVELAM : REFLEXÃO DE ANINHA

 




Nosso Deus e Pai nos concede dons específicos que nos revelam o que de bom produzimos e que nos é próprio, pertinente... Um exemplo bem característico, dentre outros, são as pinturas de artistas clássicos do passado: quando olhamos suas telas, já os identificamos...

No Evangelho de hoje, os conterrâneos de Jesus queriam saber se realmente ele era o Messias e Jesus lhes responde que as obras que ele faz, ele as faz segundo a vontade do Pai porque ‘ele e o Pai somos um’, e assim se revela, aos seus interlocutores...

                                                         


'Celebrava-se, em Jerusalém, a festa da Dedicação do Templo. Era inverno. Jesus passeava pelo Templo, no pórtico de Salomão. Os judeus rodeavam-no e disseram: “Até quando nos deixarás em dúvida? Se tu és o Messias, dize-nos abertamente”. Jesus respondeu: “Já vo-lo disse, mas vós não acreditais. As obras que eu faço em nome do meu Pai dão testemunho de mim; vós, porém, não acreditais, porque não sois das minhas ovelhas. As minhas ovelhas escutam a minha voz, eu as conheço e elas me seguem. Eu dou-lhes a vida eterna, e elas jamais se perderão. E ninguém vai arrancá-las de minha mão. Meu Pai, que me deu essas ovelhas, é maior que todos, e ninguém pode arrebatá-las da mão do Pai. Eu e o Pai somos um”.' João 10,22-30

Dentre outros diz-nos a Igreja que ‘Os sinais operados por Jesus testemunham que o Pai o enviou – Jo 5,36;10,25. Convidam a crer nele – Jo 10,38. Aos que a Ele se dirigem com fé, concede o que pedem – Mc 5,25-34; 10,52 etc. Assim os milagres fortificam a fé naquele que realiza as obras de seu Pai: testemunham que ele é o Filho de Deus – Jo 10,31-38. Eles podem também ser “ocasião de escândalo” – Mt 11,6. Não se destinam a satisfazer a curiosidade e os desejos mágicos. Apesar dos seus milagres tão evidentes, Jesus é rejeitado por alguns – Jo 11,47-48; acusam-no até de agir por intermédio dos demônios – Mc 3,22’ CIC 548.

Pai Amado, com toda a Igreja nós vos rogamos: ‘Concedei, ó Deus todo-poderoso, que, celebrando o mistério da ressurreição do Senhor, possamos acolher com alegria a nossa redenção. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.’ Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, discípula dócil e fiel, nosso exemplo, modelo e mestra, rogai a Deus por nós Mãe, ‘para que sejamos capazes de anunciar o Evangelho com mansidão do coração, a riqueza do desprendimento e a verdadeira alegria’. Amém!

Brasília-DF., 27 de abril de 2021

 Ana Pinto de Miranda Bessa

           À serviço do Senhor!

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário