3.5.21

JOÃO 14.6-14 - COM JESUS, SE CHEGA AO PAI : REFLEXÃO DE ANINHA

 


 

A Igreja celebra a Festa de São Filipe e São Tiago Menor, Apóstolos. No dia a dia, somos canais do bem às pessoas que como nós, acreditam em Deus. Assim foi com Filipe que seguiu Jesus como o Messias anunciado pelas Escrituras e dele comunicou a fé a Natanael – Jo 1,43-48. Fez-se porta-voz de alguns gregos que desejavam ver o Mestre – Jo 12,20-22.  Jesus o convida a reconhecer o Pai, visível no Filho feito homem – Jo 14,8-11. Tiago de Alfeu – Mt 10,3, apelidado o Menor – Mc 15,40, era parente do Senhor e foi chefe da comunidade eclesial de Jerusalém – At 12,17; 15,13-21; Gl 1,19. O Novo testamento traz uma carta com o seu nome. Os dois Apóstolos são comemorados numa só festa, porque, segundo uma tradição, as relíquias deles foram colocadas sob o altar da basílica dos Doze Apóstolos em Roma no dia da sua dedicação – 1º maio c.565. Liturgia

A ligação entre nosso Deus e Pai com Jesus, nos faz sentir em segurança, protegidos, fortalecidos, amparados e quando cantamos, oramos: ‘Guardai-me ó Deus porque em Vós me refugio’ – Sl 16,1, nos dá a segurança de que verdadeiramente, não estamos sozinhos... Assim como o Pai está no Filho, o Filho e o Pai estão em nós – doce mistério de amor de um Pai Criador que nos ama com amor eterno – Sl 136, enviou-nos seu Filho unigênito para estar conosco e para nos salvar, e vivamos por Ele– Jo 1,14.18; 3,16.18; 1Jo 4,9. Acolhamos a Palavra que nos salva...

                                                                                                             


 'Naquele tempo, Jesus disse a Tomé: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim. Se vós me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai. E desde agora o conheceis e o vistes”. Disse Filipe: “Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta!” Jesus respondeu: “Há tanto tempo estou convosco, e não me conheces, Filipe? Quem me viu, viu o Pai. Como é que tu dizes: ‘Mostra-nos o Pai’? Não acreditas que eu estou no Pai e o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo, mas é o Pai que, permanecendo em mim, realiza as suas obras. Acreditai-me: eu estou no Pai e o Pai está em mim. Acreditai, ao menos, por causa destas mesmas obras. Em verdade, em verdade vos digo, quem acredita em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas. Pois eu vou para o Pai, e o que pedirdes em meu nome, eu o realizarei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. Se pedirdes algo em meu nome, eu o realizarei”.' João 14,6-14.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque  Jesus nos exorta a conhecê-lo para que conhecendo-o, conheceremos o Senhor, que estais em Jesus, e pelas obras realizadas ele as faz plenamente, segundo a vossa vontade – Jo 8,29! Graças, Pai! Glórias e louvores a Vós, Senhor!

Pai Amado, com toda a Igreja nós vos rogamos: ‘Ó Deus, vós nos alegrais cada ano com a festa dos apóstolos São Filipe e São Tiago. Concedei-nos, por suas preces, participar de tal modo da paixão e ressurreição do vosso Filho que vejamos eternamente a vossa face. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.’ Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa rogai a Deus por nós Mãe ‘a fim de fazermos a experiência com o Senhor, através de uma intimidade com seus ensinamentos e uma disposição redobrada para receber os raios dessa luz que modificará o nosso pensamento e as nossas ações’. Amém!

São Filipe e São Tiago Menor – Apóstolos, rogai a Deus por nós para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém!

Brasília-DF., 03 de maio de 2021

    Ana Pinto de Miranda Bessa

          À serviço do Senhor!





Nenhum comentário:

Postar um comentário