12.5.21

JOÃO 16,12-15 - A OBRA DO ESPÍRITO SANTO : REFLEXÃO DE ANINHA

 




Como famílias de Deus que somos, agimos de acordo com as necessidades intrínsecas de cada membro, em unidade uns com os outros, estabelecendo prioridades em benefício de todos, no nosso modo de ser e de viver em harmonia...

Jesus, no Evangelho de hoje ao prometer aos seus discípulos que não ficariam sozinhos porque lhes enviaria o Espírito Santo, prioriza a inteligência, o entendimento dos mesmos para que possam agir, realizar a Missão para a qual foram chamados... E tudo aconteceu conforme a promessa do Senhor, que podemos constatar em Pentecostes – Jo 20,19-23, a ser comemorado domingo 23!

                                                         



“Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Tenho ainda muitas coisas a dizer-vos, mas não sois capazes de as compreender agora. Quando, porém, vier o Espírito da Verdade, ele vos conduzirá à plena verdade. Pois ele não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido; e até as coisas futuras vos anunciará. Ele me glorificará, porque receberá do que é meu e vo-lo anunciará. Tudo o que o Pai possui é meu. Por isso, disse que o que ele receberá e vos anunciará, é meu”.' João 16,12-15

 

Dentre outros, diz-nos a Igreja do Senhor que ‘ “Ninguém conhece o que é de Deus, a não ser o Espírito de Deus” – 1Cor 2,11. Ora, seu Espírito que o revela nos dá a conhecer Cristo, seu Verbo, sua Palavra viva, mas não se revela a si mesmo. Aquele que “falou pelos profetas” nos faz ouvir a Palavra do Pai. Mas ele mesmo, nós não o ouvimos. Só o conhecemos no momento em que nos revela o Verbo e nos dispõe a acolhê-lo na fé. O Espírito de verdade, que desvela o Cristo, não fala de si mesmo – Jo 16,13. Tal aniquilamento, propriamente divino, explica o motivo pelo qual “o mundo não é capaz de receber” o Espírito, “porque não o vê, nem o conhece”, enquanto os que creem em Cristo o conhecem, porque permanece junto deles – Jo 14,7. ’ CIC 687. Vinde, Espírito Santo!

Pai Amado, com toda a Igreja nós vos rogamos: ‘Ó Deus, ao celebrarmos solenemente a ressurreição do vosso Filho, concedei que nos alegremos com todos os santos, quando ele vier na sua glória. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. ’ Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus para que ‘a Igreja se volte sempre para o coração de Jesus, rico em misericórdia e sempre pronto a perdoar’. Rogai Mãe, também, ‘para que nossas comunidades anunciem o Autor da vida, mesmo que para muitos Ele pareça desconhecido!’ Amém!

Brasília-DF., 12 de maio de 2021

  Ana Pinto de Miranda Bessa

        À serviço do Senhor!

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário