29.5.21

MARCOS 11,27-33 - A QUESTÃO DA AUTORIDADE : REFLEXÃO DE ANINHA

 



 

No Evangelho de ontem, em relação a como as pessoas estavam usando o Templo, Jesus as ensinava dizendo: “Não está escrito: ‘Minha casa será chamada casa de oração para todos os povos’?" – Is 56,7, porque a transformaram em um mercado popular, e Jesus expulsou todos os envolvidos no negócio...

No dia seguinte, Jesus ao voltar ao Templo, o aguardavam ‘os sumos sacerdotes, os mestres da Lei e os anciãos, querendo saber quem lhe dera autoridade para agir do modo que agira', e Jesus os fez calar com argumentos que eles mesmos vivenciavam, mas, sob aparências externas para enganar o povo... Faz milênios de anos que tais fatos aconteceram, mas a incoerência no modo de ser e de agir de muitos empoderados continua estimulada até os nossos dias...

                                                      


'Naquele tempo, Jesus e os discípulos foram de novo a Jerusalém. Enquanto Jesus estava andando no Templo, os sumos sacerdotes, os mestres da Lei e os anciãos aproximaram-se dele e perguntaram: “Com que autoridade fazes essas coisas? Quem te deu autoridade para fazer isso?” Jesus respondeu: “Vou fazer-vos uma só pergunta. Se me responderdes, eu vos direi com que autoridade faço isso. O batismo de João vinha do céu ou dos homens? Respondei-me”. Eles discutiam entre si: “Se respondermos que vinha do céu, ele vai dizer: ‘Por que não acreditastes em João?’ Devemos então dizer que vinha dos homens?” Mas eles tinham medo da multidão, porque todos, de fato, tinham João na qualidade de profeta. Então eles responderam a Jesus: “Não sabemos”. E Jesus disse: “Pois eu também não vos digo com que autoridade faço essas coisas”.' Marcos 11,27-33.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque Jesus sendo Uno com o Senhor – Jo 10,30, em tudo fez a vossa vontade - ‘mistério de unidade mais vasto e profundo’ que vos agradou plenamente – Jo 8,29. Graças, Pai! Glórias e louvores a Vós, Senhor!

Pai Amado, na força e na unção de vosso Espírito Santo, dai-nos sabedoria para compreendermos que ‘a vida de Jesus é pautada no amor, vivida na incondicional doação e orientada pela vossa  misericórdia. Aqueles que em Jesus se apoiam nunca serão envergonhados, porque a verdadeira autoridade nasce do amor’. Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós Mãe e pelas ‘nossas comunidades para que busquem a autoridade verdadeira, aquela que nasce de um coração puro, humilde, amadurecido, perseverante na fé e ansioso por ter e oferecer apenas o que é justo e favorável a todos’, segundo os ensinamentos do Senhor! Amém!

Brasília – DF., 29 de maio de 2021

    Ana Pinto de Miranda Bessa

             À serviço do Senhor!


Nenhum comentário:

Postar um comentário