11.5.22

JOÃO 12,44-50 - A INCREDULIDADE DOS JUDEUS : REFLEXÃO DE ANINHA

 

 


Uma boa noite de sono, um bom repouso, é graça de Deus: cansados, por um dia exaustivo de trabalho, o Senhor nosso Deus e Pai nos revigora e enquanto dormimos, nada sabemos, porque ainda nos é velado...Quando somos acordados abruptamente, sentimo-nos perdidos e necessitamos de alguns segundos para encontrarmo-nos a nós mesmos...

Termos fé em Deus, é aderirmos ao seu projeto de justiça, de amor, de solidariedade, de caridade... É ter sabedoria e saborear a vida que o Senhor nos oferece em Cristo Jesus, porque  mistério é mistério e só Deus nos revelará... Assim, como nosso Deus e Pai nos ama com amor eterno, nos enviou Jesus para nos reconciliar com Ele e revelar-nos o seu Projeto de Amor, e Jesus assim o fez, mas muitos não o acolheram, 'pois amaram mais a glória dos homens do que a de Deus - Jo 12,42-43'.
                                                       

                                            

'Naquele tempo, Jesus exclamou em alta voz: “Quem crê em mim, não é em mim que crê, mas naquele que me enviou. Quem me vê, vê aquele que me enviou. Eu vim ao mundo como luz, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas. Se alguém ouvir as minhas palavras e não as observar, eu não o julgo, porque eu não vim para julgar o mundo, mas para salvá-lo. Quem me rejeita e não aceita as minhas palavras já tem o seu juiz: a palavra que eu falei o julgará no último dia. Porque eu não falei por mim mesmo, mas o Pai, que me enviou, ele é quem me ordenou o que eu devia dizer e falar. E eu sei que o seu mandamento é vida eterna. Portanto, o que eu digo, eu o digo conforme o Pai me falou”. João 12,44-50


Diz-nos a Igreja do Senhor: "Cristo é Senhor da vida eterna. O pleno direito de julgar definitivamente as obras e os corações dos homens pertence a ele como Redentor do mundo. Ele "adquiriu" este direito por sua cruz. O Pai, entregou “ao filho o poder de julgar” – Jo 5,22.27; Mt 25,31. At 10,42;17,31;2Tm 4,1. Ora, o Filho não veio para julgar, mas para salvar - Jo 3,17 e para dar a vida que está nele – Jo 5,26. Pela recusa da graça nesta vida, cada um já se julga a si mesmo - Jo 3,18;12,48 recebe de acordo com suas obras – 1Cor 3,12-15 e pode até condenar-se pela eternidade, ao recusar o Espírito de amor - Mt 12,32; Hb 6,4-6: 10,26-31.’ CIC 679. Em Jesus Cristo, a   verdade se manifestou plenamente - Jo 1,14. Cheio de graça e verdade - Jo 1,14, Jesus é a "luz do mundo - Jo 8,12, é a Verdade - Jo 14,6 ...”. CIC 2466

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque  quando dormimos, ou até em estado de coma - induzido ou não, não temos nenhum conhecimento do nosso estado ou até podemos ter, mas não compreendemos, Jesus é a luz que vem nos iluminar, nos dar esperança, força e fé para confiarmos e esperarmos nele, até que, quando morrermos na graça dele, conheceremos toda a verdade, verdade que liberta - Jo 8,31-32. Graças, Pai! Glórias e louvores à Vós, Senhor!

 Pai Amado, com toda a Igreja nós vos rogamos: ‘Ó Deus, vida dos que creem em vós, glória dos humildes, e felicidade dos justos, atendei com bondade às nossas preces, e saciai sempre com vossa plenitude os que anseiam pelas riquezas que prometestes. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.’ Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós para compreendermos ‘que crer em Jesus é crer no Pai, que o enviou, pois quem o vê enxerga o próprio Pai!’ Ajuda-nos Mãe para que vivenciemos a Palavra do Senhor, anunciando-a e testemunhando-a em gestos, palavras e ações, onde quer que nós estejamos, amém!

Brasília – DF., 11 de maio de 2022

   Ana Pinto de Miranda Bessa

            À serviço do Senhor!

 

Ed: 29.04.2015 - revisada

Nenhum comentário:

Postar um comentário