21.5.22

JOÃO 15,18-21 - O ÓDIO DO MUNDO : REFLEXÃO DE ANINHA

 



 

Amor e ódio são dois sentimentos antagônicos, contraditórios e incompatíveis na mente e no coração de quem curte o ódio e tem conhecimento, compreensão e intimidade com nosso Deus e Pai e com Jesus Cristo.

Deus é amor - 1Jo 4,8 e onde Deus está, não há lugar para o ódio, a mentira, a inveja, mas sim amor mútuo, respeito e limites inerentes em cada um na liberdade de expressão e de atitudes em relação ao próximo, porque o Reino de Cristo é o Reino do Amor e amor que gera vida, perdão, misericórdia...

                                                            


'Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: "Se o mundo vos odeia, sabei que primeiro me odiou a mim. Se fôsseis do mundo, o mundo gostaria daquilo que lhe pertence.  Mas, porque não sois do mundo, porque eu vos escolhi e apartei do mundo, o mundo por isso vos odeia." "Lembrai-vos daquilo que eu vos disse: 'O servo não é maior que seu senhor'. Se me perseguiram a mim, também perseguirão a vós. Se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa. Tudo isto eles farão contra vós por causa do meu nome, porque não conhecem aquele que me enviou"'. Jo 15,20-21


Diz-nos a Igreja sobre 'A sua provação derradeira que: antes do advento de Cristo, a igreja deve passar por uma provação final que abalará a fé de muitos crentes - Lc 18,8; Mt 24,12. A perseguição que acompanha sua peregrinação na terra - Lc 21,12; Jo 15,19-20 desvendará o "mistério da iniquidade" sob a forma de uma impostura religiosa que há de trazer aos homens uma solução aparente aos seus problemas, à custa do abandono da verdade. A impostura religiosa suprema é a do anticristo, isto é, a de um pseudo-messianismo em que o homem glorifica a si mesmo em lugar de Deus e de seu Messias que veio na carne - 2Ts 2,4-12;1Ts 5,2-3; 2Jo 7; 1Jo 2,18.22. CIC 675.'

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai, porque em Jesus vosso Filho amado – Mt 17,5 nós vos conhecemos pela palavra que ele nos ensinou, pelas suas obras e por uma multidão de testemunhas...Os fariseus conheciam a palavra, mas há um diferencial marcante em conhecer a palavra tendo-a em sua memória e discerni-la, compreende-la, vivenciá-la sob a ação do Espírito Santo, do que por discernimento pessoal e legalista... E assim, muitos não conseguiram crer, como disse Isaías: "Cegou-lhes os olhos e endureceu-lhes o coração, para que seus olhos não vejam, seu coração não compreenda e não se convertam e eu não os cure - Lc 12,39s". Graças, Pai! Glórias e louvores a Vós, Senhor!

Pai Amado, com toda a Igreja nós vos rogamos: ’Deus eterno e todo-poderoso, vós nos fizestes participar de vossa própria vida pelo novo nascimento do batismo; conduzi à plenitude da glória aqueles a quem concedestes, pela justificação, o dom da imortalidade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo’.

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa rogai a Deus por nós para que nos envie o seu Espírito Santo para ensinar-nos a fazermos da sua Palavra nosso modo de viver, nosso modo de ser! Ajuda-nos Mãe, a experienciarmos a Palavra de Deus 'para que o Senhor seja um em nós, a fim de que o mundo creia que o Jesus é o enviado do Pai - Jo 17,20-21’. Amém!

Brasília – DF., 21 de maio de 2022

     Ana Pinto de Miranda Bessa

            À serviço do Senhor!

 

Ed: 09.05.2015 - revisada

Nenhum comentário:

Postar um comentário