26.5.22

JOÃO 16,16-20 - A AUSÊNCIA-PRESENÇA DE JESUS : REFLEXÃO DE ANINHA

 




 

A Igreja celebra a Memória de São Filipe Néri, Presbítero. Filipe 1515-1595, sacerdote em 1551, fundou o Oratório que dele recebeu o nome. Uniu à experiência mística, que teve a sua mais alta expressão na celebração da Missa, grande capacidade de contato humano e popular. Promoveu novas de arte e cultura. Catequista e guia espiritual de extraordinário talento, difundia em torno de si uma sensação de alegria que brotava de sua união com Deus e de seu bom humor. Liturgia

Caríssimos, diz-se que promessa é dívida quer seja em palavras expressas ou compromisso contratual firmado com uma pessoa ou um grupo de pessoas... Nossas crianças – regra geral, quando vão à escola pela primeira vez e nos dias seguintes, choram à cântaros e as consolamos mediante a promessa convincente de que viremos para levá-las para casa, e assim o fazemos. E, cumprindo o prometido, elas e nós nos alegramos com o reencontro ...

 Nosso Deus e Pai enviou-nos Jesus seu Filho Amado – Mt 17,5 em Missão para que o ouvíssemos; e ele, Jesus, para fazer a vontade do Pai e consumar a sua Obra, assim o fez - Jo 4,34! Ao chegar a hora de voltar ao Pai ele exorta os seus discípulos, dizendo-lhes que ele vai, mas voltará, como nos narra João no Evangelho de hoje:

                                                                    


'Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Pouco tempo ainda, e já não me vereis. E outra vez pouco tempo, e me vereis de novo”. Alguns dos seus discípulos disseram então entre si: “O que significa o que ele nos está dizendo: ‘Pouco tempo, e não me vereis, e outra vez pouco tempo, e me vereis de novo’, e: ‘Eu vou para junto do Pai?”’ Diziam, pois: “O que significa este pouco tempo? Não entendemos o que ele quer dizer”. Jesus compreendeu que eles queriam interrogá-lo; então disse-lhes: “Estais discutindo entre vós porque eu disse: 'Pouco tempo e já não me vereis, e outra vez pouco tempo e me vereis?' Em verdade, em verdade vos digo:  Vós chorareis e vos lamentareis, mas o mundo se alegrará. Vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria”.' João 16,16-20

E assim aconteceu, como sabemos, quando da Ressurreição de Jesus – Jo 20,20. Caríssimos, não estamos sós: temos um Pai que nos ama com amor eterno – Sl 136; temos Jesus Cristo, Senhor nosso que nos faz  perceber além das evidências, basta que cultivemos a nossa fé, nele!

Pai Santo, Deus Eterno e todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque cumprindo a vossa promessa a Abraão nos tornastes por Cristo, com Cristo e em Cristo, herdeiros de Cristo Senhor – Gl 3,29, pois, diz-nos São Paulo: 'E porque somos filhos, enviou Deus aos nossos corações o Espírito do seu Filho, que clama: Abba, Pai! De modo que já não és escravo, mas filho. E se és filho, és também herdeiro, graças a Deus!' Gl 4,1-7. Graças, Pai! Glórias e louvores a Vós, Senhor!

Pai Amado, com toda a Igreja nós vos rogamos: ‘Ó Deus, que não cessais de elevar à glória da santidade os vossos servos fiéis e prudentes, concedei que nos inflame o fogo do Espírito Santo que ardia no coração de São Filipe Neri. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo’. Amém!


Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós para que compreendendo com o coração a Palavra, transbordemos em fé e alegria fundadas e renovadas em Cristo; e, a quem neste momento – pela primeira vez nos lê ou que ainda não tenha intimidade com o Senhor, o conheça e participe do seu Amor! Ajuda-nos Mãe, a manifestarmos o amor, ‘a alegria e a fraternidade que vêm do Senhor’ em palavras, gestos e ações, em todas as circunstâncias de nossas vidas! Amém!

Brasília – DF., 26 de maio de 2022

  Ana Pinto de Miranda Bessa

          À serviço do Senhor!

 

Ed: 25.05.2017 - revisada


Nenhum comentário:

Postar um comentário