30.5.22

JOÃO 16,29-33 - JESUS VENCEU O MUNDO : REFLEXÃO DE ANINHA

 






A fidelidade e a firmeza de propósitos em algo que acreditamos poderão ser abaladas diante das dúvidas e das dificuldades que se deparem em nossos caminhos e que refletem em nossas vidas quanto a decidirmos o que realmente queremos, mesmo quando julgamos que nada e ninguém nos demoverá daquilo em que confiamos...

Os discípulos de Jesus acreditaram nele, viram as realizações das suas obras e nesse ínterim confiaram nele e com ele permaneceram, mas no momento do perigo de risco de morte, faltou-lhes coragem e se dispersaram, como nos narra João no Evangelho de hoje:
                                                             


‘Naquele tempo, os discípulos disseram a Jesus: “Eis, agora falas claramente e não usas mais figuras. Agora sabemos que conheces tudo e que não precisas que alguém te interrogue. Por isto cremos que vieste da parte de Deus”. Jesus respondeu: “Credes agora? Eis que vem a hora – e já chegou – em que vos dispersareis, cada um para seu lado, e me deixareis só. Mas eu não estou só porque o Pai está comigo. Disse-vos estas coisas para que tenhais paz em mim. No mundo, tereis tribulações. Mas tende coragem! Eu venci o mundo!”' João 16,29-33

Caríssimos, estamos na semana que antecede Pentecostes, para recebermos os dons, as virtudes e os frutos do Santo Espírito de Deus: vinde Espírito Santo em nome de Jesus repouse sobre nós, nos dê a sua unção e o dom da fortaleza, como nos diz a Santa Igreja que, ‘A fortaleza é a virtude moral que dá segurança nas dificuldades, firmeza e constância na procura do bem. Ela firma a resolução de resistir às tentações e superar obstáculos na vida moral. A virtude da fortaleza nos torna capazes de vencer o medo, inclusive da morte, de suportar a provação e as perseguições. Dispõe a pessoa a aceitar até a renúncia e o sacrifício de sua vida para defender uma causa justa. “Minha força e meu canto é o Senhor” – Sl 118,14. “No mundo tereis tribulações. Mas tende coragem! Eu venci o mundo” – Jo16, 33. ’CIC 1808. Amém!


Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, nós vos amamos, nos vos bendizemos, nós vos damos graças ó Pai pela vossa imensa glória e infinita misericórdia para conosco! Graças Pai, porque São Paulo nos diz que tudo contribui para o bem daqueles que vos amam – Rm 8,28s e em vista da atitude dos discípulos e a exortação de Jesus  no Evangelho de hoje, esta nos encoraja e nos orienta a buscarmos na Eucaristia - Lc 22,19-20, nossa fortaleza Nele, vosso Filho amado e nosso Senhor, Pão Vivo descido do céu - Jo 6,51 para que diante das tribulações neste mundo, ele nos fortifique e caminhe conosco – Mt 28,20, amém!

Pai Amado, com toda a Igreja nós vos pedimos: ‘Ó Deus, que venha a nós a força do Espírito Santo, para que realizemos fielmente a vossa vontade e a manifestemos por uma vida santa. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.’ Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, discípula dócil, obediente e fiel, nosso exemplo, modelo e Mestra, rogai a Deus por nós Mãe para que estejamos sempre firmes e fortes no Senhor para 'vencermos as tribulações e as propostas enganadoras da sociedade', e assim vivermos na sua Paz, amém!

Brasília – DF., 30 de maio de 2022

    Ana Pinto de Miranda Bessa

            À serviço do Senhor!

 

Ed: 29.05.2017 - revisada


Nenhum comentário:

Postar um comentário