14.5.22

JOÃO 15,9-17 - O MANDAMENTO DO AMOR DE CRISTO. AMOR FRATERNO : REFLEXÃO DE ANINHA

 





 

A Igreja celebra a Festa de São Matias, Apóstolo. Matias, um dos discípulos do Senhor que o acompanhou desde “o batismo de João até o dia em que foi elevado do meio de nós” – At 1,22, é agregado ao Colégio apostólico após a deserção e  morte de Judas, para ser testemunha da Ressurreição de Jesus. Restabeleceu-se, assim, entre a Ascensão e Pentecostes, o número dos Doze Apóstolos, que simboliza o novo Israel convocado dentre todos os povos. Segundo o historiador Eusébio de Cesareia, Matias teria sido um dos setenta  discípulos do Senhor. Seu nome aparece na segunda relação dos santos do Cânon Romano. Liturgia


Caríssimos, quando fomos gerados no ventre de nossas mães, estivemos ligados, conectados nela pelo cordão umbilical que nos nutriu por noves meses. Nascemos e crescemos sob os olhares atentos e vigilantes de nossos pais, até que adultos, seguimos o nosso próprio caminho, mas sempre ligados à nossa família; assim depreende-se, quer o Senhor que estejamos ligados nele!
                                                             



´Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: " Como meu Pai me amou, assim também eu vos amei. Permanecei no meu amor. Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu guardei os mandamentos do meu Pai e permaneço no seu amor. E eu vos disse isto, para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja plena. Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei. Ninguém tem amor maior do que aquele que dá sua vida pelos amigos.  Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. Já não vos chamo servos, pois o servo não sabe o que faz o seu senhor.  Eu vos chamo amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai. Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi e vos designei para irdes e para que produzais fruto e o vosso fruto permaneça. O que então pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo concederá. Isto é o que vos ordeno: amai-vos uns aos outros”.' João 15,9-17

E diz-nos João em sua carta: "Porque esta é a mensagem que ouvistes desde o início: que nos amemos uns aos outros, não como Caim, que sendo do Maligno, matou o seu irmão - 1 Jo 3,11-12". Não como Judas, "que se tornou o guia daqueles que prenderam Jesus - At 15,16 s". Continuando com João, ele assim nos exorta: 
"Amados, se nosso coração não nos condena, temos confiança diante de Deus; e tudo o que lhe pedimos recebemos dele, porque guardamos seus mandamentos e fazemos o que lhe é agradável".

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças  Pai porque o vosso mandamento para que creiamos  no nome do vosso Filho Jesus Cristo e amemos uns aos outros conforme o mandamento que nos destes, aprendamos que todo aquele, aquela, que guarda os vossos mandamentos permanece no Senhor e o Senhor permanece nele; e nisto reconhecemos que vós permaneces em nós, pelo espírito que nos deu - 1Jo 3,21-24".

 Pai Amado com toda a Igreja nós vos rogamos: ‘Ó Deus, que associastes São Matias ao colégio apostólico, concedei, por sua intercessão, que, fluindo da alegria do vosso amor, mereçamos ser contados entre os eleitos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.’ Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós Mãe, para que compreendamos a vontade do Senhor: como estamos unidos à nossa família, devemos estar ligados, conectados no Senhor, guardando seus mandamentos, amando-nos uns aos outros, sendo fraternos e solidários com os nossos próximos e permanecendo no amor de Jesus Cristo, nosso Salvador. Amém! 

Brasília – DF., 14 de maio de 2022

    Ana Pinto de Miranda Bessa

           À serviço do Senhor!

 

Ed: 14.05.2015 - revisada


Nenhum comentário:

Postar um comentário