30.9.15

EXIGÊNCIAS DO SEGUIMENTO - LUCAS 9,57-62 - REFLEXÃO DIÁRIA





Para se conhecer uma pessoa precisamos conviver com ela e existem diferentes formas para conhece-las: os astros e estrelas da música, da tevê, do cinema, estão em nossa telinha quase que diariamente e quando as encontramos sentimos familiaridade com elas, mas só que não existe reciprocidade... , não somos bem acolhidos... Vemos, escutamos essas pessoas, sabemos da vida delas, mas elas não nos veem não nos conhecem, não sabe nada de nós...

Quando lemos bons livros e gostamos das leituras, os autores se tornam nossos conhecidos e queremos ter seus livros autografados por eles, e existem pessoas que enfrentam filas para conseguir uma dedicatória e uma assinatura social...

Somos pessoas carentes de ídolos, ídolos que podem até nos trazer alguma alegria e felicidade, mas são ídolos – pessoas como nós, só que se destacaram em algo que nos atrai, mas algumas são cheias de carências e muitas vezes insatisfeitas com a própria vida que têm...

Jesus é radical quando nos chama para segui-Lo... Devemos abandonar tudo instantaneamente, e deveremos estar como se diz ‘livre, leve e solto’, porque nosso Deus é um Deus ciumento’ – Ex 20,5-6.

Acolhamos com amor, o que o Senhor nos fala hoje, conforme a narrativa de Lucas:
                                                 

'Naquele tempo, enquanto Jesus e seus discípulos caminhavam, alguém na estrada disse a Jesus: “Eu te seguirei para onde quer que fores”. Jesus lhe respondeu: “As raposas têm tocas e os pássaros têm ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde repousar a cabeça”. Jesus disse a outro: “Segue-me”. Este respondeu: “Deixa-me primeiro ir enterrar meu pai”. Jesus respondeu: “Deixa que os mortos enterrem os seus mortos; mas tu, vai anunciar o Reino de Deus”. Um outro ainda lhe disse: “Eu te seguirei, Senhor, mas deixa-me primeiro despedir-me dos meus familiares”. Jesus, porém, respondeu-lhes: “Quem põe a mão no arado e olha para trás não está apto para o Reino de Deus”.'    Lucas 9,57-62

Nosso serviço ao Senhor se faz não somente pelo conhecimento, mas pela familiaridade, assiduidade,  intimidade diária com a Sua Palavra e com o seu Corpo e Sangue que se fundamentam na fé, fé alicerçada na esperança e no amor ao nosso Deus e Pai em Cristo Jesus que nos capacita, nos fortalece para segui-lo e a servi-lo, sem apegos ao que deixamos, assim como as pessoas vocacionadas à vida  consagrada e sacerdotal o fazem, e são felizes!

Alegrar-se com seus ídolos – sem considera-los mais importantes que nosso Deus e Pai – é bom, mas são passageiros, ’e seus dias são semelhantes à erva que florescem como a flor nos campos, apenas sopra um vento e já não existem mais...’ – Sl 103,15-16,   mas a graça, a alegria e a misericórdia de Nosso Deus e Pai em Cristo Jesus são eternas, como a alegria das mulheres que indo ao sepulcro de Jesus, encontraram Jesus vivo, ressuscitado e diz-nos Mateus 28,8: ‘... Elas, partindo depressa do túmulo, comovidas e com grande alegria’, correram a anuncia-Lo aos seus discípulos”.

Que cada um de nós, conheçamos a Palavra e o Senhor da Palavra e sejamos mensageiros da alegria da Boa Nova de Jesus,  ' a fim de ganhar Cristo e ser achado nele!' - Fl 3,8s, porque só Ele tem palavras de vida eterna - Jo 6,68 e só Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida - Jo 14,6 que  conduz  ao Nosso Deus e Pai e ao seu Reino de Amor!

Maria, Mãe de Jesus e nossa, Mestra de Jesus na sua infância, ajuda-nos Mãe a  perseverarmos na leitura diária , na escuta, na meditação da Palavra para que seja  vivida, celebrada e testemunhada por nós,  segundo a vontade do Senhor, em todas as circunstâncias de nossas vidas! Amém!

São Jerônimo - Presbítero e Doutor - Dalmácia, 342-420, que a pedido do Papa Dâmaso, preparou a Bíblia em latim, rogai a Deus por nós!

Brasília-DF., 30 de setembro de 2015
          Ana Miranda Bessa

               



29.9.15

VOCAÇÃO DE FILIPE E DE NATANAEL - JOÃO 1,47-51 - REFLEXÃO DIÁRIA






Quando um servo profetiza em um grupo de oração da RCC – Renovação Carismática Católica, outros servos e mesmo pessoas da assembleia prontamente dizem em alta voz: “eu confirmo!”

E, ao confirmar a profecia, comprovada segundo a Palavra ..., assim vai acontecendo a moção de Deus que se estende também a outras pessoas ali presentes...

Natanael estava sob a figueira e provavelmente com um grupo de pessoas, meditando a Palavra de Deus... Quando foi até a Jesus e Jesus lhe fala que o viu..., prontamente Natanael responde “ Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o rei de Israel”. É uma confirmação do que ele deveria ter experienciado em oração sob a figueira; e  a moção se confirma, quando Jesus lhe dirige a palavra.

Abramos o nosso coração para acolhermos a Palavra do Senhor, narrada por João:




'Naquele tempo,Jesus viu Natanael que vinha para ele e comentou: “Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade”. Natanael perguntou: “De onde me conheces?” Jesus respondeu: “Antes que Filipe te chamasse, enquanto estavas debaixo da figueira, eu te vi”. Natanael respondeu: “Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel”. Jesus disse: “Tu crês porque te disse: “Eu te vi debaixo da figueira? Coisas maiores que esta verás!” E Jesus continuou: “Em verdade, em verdade eu vos digo: Vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem”.'  João 1,47-51

Nosso Deus e Pai tem demonstrado no decorrer da minha vida de oração, muitas confirmações de algo que Ele me revela, quer seja em uma moção pessoal em minha mente e em meu coração, quer em sua Palavra e até através de pessoas  que para mim, são como anjos de Deus!

Fico a imaginar a alegria de Natanael com esse encontro pessoal com Jesus, previamente anunciado em oração à ele sob a figueira, e Filipe, foi o instrumento do Senhor que o levou à Jesus!

O ensinamento de Jesus em muitas situações é paradoxal quando Ele diz para sermos os antônimos daquilo que o mundo aprecia e vive. A pedagogia de Jesus é que devemos nos fazer pequeno, pobre, humilde, compassivo, misericordioso, e etc., mas Jesus é muito convincente quando nos diz que se vivermos os paradoxos, os antônimos deste mundo, usufruiremos das alegrias da vida eterna em seu reino: “vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem”, que é Ele, Jesus Cristo, nosso Deus e Senhor! Louvado sejas, Senhor Jesus!

Hoje a Igreja do Senhor comemora a Festa dos Santos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael:

‘Miguel (quem como Deus) é o arcanjo que se insurgiu contra satanás e seus seguidores. É o defensor dos amigos de Deus e protetor de seu povo.

Gabriel (força de Deus) revelou a Daniel os segredos dos planos de Deus, anunciou a Zacarias o nascimento de João Batista e a Maria, o de Jesus.

Rafael ( Deus curou ) acompanhou e protegeu Tobias nas peripécias de sua viagem e curou-lhe o pai cego.’
Liturgia

Pai Santo, Pai amado, em Cristo Jesus, vossos Arcanjos e vossos Anjos vos adoram e, reverentes, vos servem. Que nós também Pai Santo, vos adoremos, vos louvemos, vos glorifiquemos e vos sirvamos na pessoa dos irmãos que sofrem! Amém!

Maria, Mãe de Jesus e nossa, que acolheu o Anjo Gabriel sendo dócil e obediente à Palavra de Deus, fazendo-Lhe a vontade, nos ensine Mãe, a escutarmos o Senhor e a fazermos a Sua Vontade, amém!


Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, se a Ti me confiou a piedade divina, sempre me rege, me guarde, me protege, me governe e me ilumine. Amém!

Brasília-DF., 29 de setembro de 2015
      Ana Miranda Bessa


       

28.9.15

LIÇÃO DE HUMILDADE E TOLERÂNCIA - LUCAS 9,46-50 - REFLEXÃO DIÁRIA






Deus nos conhece porque nos criou: à Sua imagem e semelhança Ele nos fez – Gn 1,26-27, e esta verdade deveria encher o nosso coração de alegria, somos de Deus e Deus é nosso Pai, Ele habita entre nós – Zc 8,1-8.

Jesus também nos conhece porque é Filho amado do Pai e Jesus está no Pai e o Pai está em Jesus – Jo 14,11 e tudo que Jesus ouviu do Pai nos deu a conhecer, porque, assim como os discípulos são amigos de Jesus -, nós,  ‘pela Sua Palavra  escutada, meditada, vivida, celebrada e testemunhada’, aliadas à nossa intimidade com Ele -, também nos fazem amigos de Jesus - Jo 15,15.

Nada de nossas atitudes, ações e palavras , escapam aos olhos e aos ouvidos de Nosso Deus e Pai e hoje, Jesus nos ensina, que como irmãos, devemos nos respeitar um ao outro, principalmente àqueles que fazem o bem para os outros... Acolhamos com carinho a Palavra do Senhor, narrada por Lucas:
                                        

'Naquele tempo, houve entre os discípulos uma discussão, para saber qual deles seria o maior. Jesus sabia o que estavam pensando, pegou então uma criança, colocou-a junto de si e disse-lhes: “Quem receber esta criança em meu nome, estará recebendo a mim. E quem me receber, estará recebendo aquele que me enviou. Pois aquele que entre todos vós for o menor, esse é o maior”.'

'João disse a Jesus: “Mestre, vimos um homem que expulsa demônios em teu nome. Mas nós lho proibimos, porque não anda conosco”. Jesus disse-lhe: “Não o proibais, pois quem não está contra vós, está a vosso favor”. ‘ Lucas 9,46-50

Na simplicidade, como da criança,  está a nossa força  e devemos praticar o bem, a justiça e a paz em todas as circunstâncias, pois no céu seremos acolhidos como ‘anjos’ – Mt 22,30 e todos viveremos harmoniosamente e ainda participaremos com Jesus da sua Vinda Gloriosa, com a missão de reunir os seus eleitos – Mt 24,31.

A História da nossa Salvação nos revela a Misericórdia do Senhor Nosso Deus e Pai que nos pede para amarmos a Ele e aos nossos irmãos como a nós mesmos – Mt 22,34.
Assim como tudo em nosso corpo é importante e tem a sua função, assim também as pessoas com seus dons e carismas são importantes e devemos respeitá-las e ama-las, ‘porque somos o que somos pela graça de Deus – 1 Cor 15,10, e Jesus nos ensina que ‘aquele que entre nós for o menor, esse é o maior ‘– Lc 9,48

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso, conceda-nos o Dom da Ciência para que conheçamos mais e melhor a nós mesmos...

Pai Amado, em Cristo Jesus, nos revele todas as nossas imperfeições da forma como o Senhor nos vê, para que reconhecendo-nos pecadores Vos supliquemos pela nossa cura e libertação! Amém!

Maria, Mãe de Jesus e nossa que se fez pequena, como ‘serva’ - Lc 1,38, ensina-nos Mãe, a sermos como a Senhora: dóceis e obedientes à Palavra do Senhor! Amém!

São Venceslau – Boêmia, 907-935, amigo dos pobres, protetor da Boêmia; e São Lourenço Ruiz, Filipinas, século 17, pai de família, e mais 15 companheiros que derramaram seu sangue por causa de Cristo em Nagasaki, no Japão, rogai a Deus por nós!

Brasília-DF., 28 de setembro de 2015
          Ana Miranda Bessa

     

27.9.15

O EXORCISTA ESTRANHO.OS ESCÂNDALOS QUE DESTROEM - MARCOS 9,38-43.45.47-48 - REFLEXÃO DO PASTOR





'O trecho do Evangelho proclamado nos apresenta uma série de ensinamentos de Jesus, com várias exigências para a vida dos seus discípulos. O episódio relatado se passa em Cafarnaum (cf. Mc 9,33), com Jesus rodeado dos discípulos, prestes a iniciar a sua grande viagem para Jerusalém, onde sofrerá a Paixão.
                              

Como comportar-se diante de quem faz o bem, mas não está no grupo dos discípulos? A resposta a esta questão está na “primeira” palavra de Jesus (Mc 9,39s). A expressão “ele não nos segue” (Mc 9,38), descrevendo a reação de João, poderia também ser traduzida por “ele não é dos nossos”. João denota ciúmes e fechamento, ao querer impedir a boa ação de quem não pertencia ao grupo dos discípulos. Na perspectiva de Jesus, quem faz o bem em favor das pessoas, está do seu lado. O verdadeiro discípulo não tem inveja do bem que os outros possam fazer, nem demonstra ciúmes diante da ação de Deus através das diferentes pessoas. O sectarismo, a intolerância e ciúmes não condizem com a comunidade dos discípulos. Esse episódio narrado por Marcos faz recordar o que ocorreu nos tempos de Moisés, conforme o Livro dos Números (Nm 11,25-29), quando Josué não admitiu que aqueles fora do acampamento pudessem profetizar. Ao contrário da postura de Josué, Moisés reconheceu que o Espírito de Deus sopra onde quer e pode se manifestar através de quem ele quiser. Por isso, é preciso abertura para reconhecer e valorizar a presença de Deus onde quer que ele se manifeste e alegrar-se com o bem que os outros fazem.

Como são tratados os “pequeninos”? A segunda “palavra” de Jesus (Mc 9, 42) nos adverte a não escandalizar os “pequeninos”, termo que se refere aos membros da comunidade em situação de fragilidade, inclusive na fé. O “escândalo” significa a pedra ou obstáculo que se coloca no caminho, impedindo ou dificultando o seguimento de Cristo. Por fim, a terceira “palavra” de Jesus (Mc 9,43-48) faz pensar sobre o que é preciso cortar da própria vida para segui-lo fielmente e alcançar a vida eterna. É preciso arrancar os sentimentos e atitudes que não são compatíveis com o Evangelho.

Na segunda leitura, continuamos a meditar a Carta de S. Tiago que faz uma dura condenação dos que acumulam riquezas, explorando os pobres, praticando a injustiça e vivendo luxuosamente (Tg 5,4-6). Ela mostra as consequências tristes para quem coloca a confiança nos bens materiais, que enferrujam e apodrecem.

Neste dia nacional da Bíblia, procuremos refletir sobre como vai a nossa escuta e vivência da Palavra. Como verdadeiros discípulos, renovemos o compromisso de ler, meditar e viver a Palavra de Deus, a cada dia.'


           PALAVRA DO PASTOR
          JESUS ENSINA SEUS DISCÍPULOS
                  Dom Sergio da Rocha
                Arcebispo de Brasília-DF.

Em, 27 de setembro de 2015
     Ana Miranda Bessa

     


26.9.15

SEGUNDO ANÚNCIO DA PAIXÃO - LUCAS 9,43-45 - REFLEXÃO DIÁRIA






Muitas vezes na vida em determinadas situações importantes de nossos relacionamentos, ou queremos saber a verdade dos fatos logo ou adiamos o conhecimento dessa verdade para mais adiante - como se diz do avestruz, que na iminência do perigo fecha  os olhos e esconde a cabeça na areia ... Nessas circunstâncias, se assim agimos é por medo do assunto, como
 os discípulos de Jesus...

Quando tudo está bem, queremos que  continue como está. Os discípulos caminhavam com Jesus - O Cristo de Deus, que operava milagres, prodígios e sinais e a vontade de todos é que fosse sempre assim...

‘Jesus Salvador veio para destruir o mal e a morte; e fazer brilhar, pelo evangelho – a Boa Nova, a luz e a vida imperecíveis – 2 Tm 1,10, e para que isso acontecesse havia um caminho a percorrer, uma profecia a cumprir e que eles ainda não compreendiam e Jesus ia preparando o coração dos seus amados...

Acolhamos com amor a Palavra do Senhor, narrada por Lucas, e abramos o nosso coração para apreendermos o que Jesus quer  revelar para cada um de nós, neste dia:

                                  
' Naquele tempo, todos estavam admirados com todas as coisas que Jesus fazia. Então Jesus disse a seus discípulos: “Prestai bem atenção às palavras que vou dizer: O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens”. Mas os discípulos não compreenderam o que Jesus dizia. O sentido lhes ficava escondido, de modo que não podiam entender; e eles tinham medo de fazer perguntas sobre o assunto.’ Lucas 9,43-45

Nosso Deus e Pai nos ama com amor total e eterno. ‘Deus habita em nosso meio. Ele nos guarda e nos faz compreender o sentido da cruz e do seguimento de Jesus.’
Liturgia

Jesus amado, Jesus querido, nosso Senhor e nosso Deus, à nós foi dado conhecer e compreender a história da nossa salvação, com a vossa flagelação, crucificação, morte e ressurreição e o Senhor nos diz que somos felizes, porque não vimos mas acreditamos – Jo 20,28-29, ajuda-nos Senhor Jesus a sermos vossas testemunhas fiéis para aqueles que ainda não O conhecem, não O compreendem e não O aceitam!

Jesus Amado, Jesus querido, cubra com o Vosso ‘Manto de Felicidades’ o nosso papa Francisco em Missão aqui no nosso Continente!

Maria, Mãe de Jesus e nossa, que caminha ao lado do Senhor, caminha conosco Mãe e nos leve à Jesus!

'Santos Cosme e Damião - Arábia, século terceiro, médicos cristãos que exerceram gratuitamente a profissão em favor dos mais necessitados e sofreram martírio na Síria, durante a perseguição de Diocleciano', rogai a Deus por nós!

Brasília-DF., 26 de setembro de 2015
         Ana Miranda Bessa



                     

25.9.15

CONFISSÃO DE PEDRO.PRIMEIRO ANÚNCIO DA PAIXÃO - LUCAS 9,18-22 - REFLEXÃO DIÁRIA





Trabalhamos de segunda a sexta e nos finais de semana reunimo-nos com os amigos, familiares, para um encontro alegre e festivo, em um bar para uns petiscos e bebidas, restaurante, ou mesmo em casa e é muito bom participarmos desses eventos sociais-festivos.

Quando nos aproximamos de Jesus, a nossa intimidade com Ele se intensifica pela Oração com a Santíssima Trindade! Ele nos ensina o diálogo com Ele mesmo, com o Pai e com o Espírito Santo, pois se diz, ‘ que só amamos a quem conhecemos’, e isso é verdadeiro, porque pela Oração, aprendemos a conhecer Jesus e a compreender quem é Ele para nós!

Jesus participava de eventos festivos também e as Bodas de Caná, prefigura o seu primeiro milagre pela observação de sua Mãe que percebeu que o vinho havia acabado – Jo 2 e, nós, que confiamos e esperamos Nele, também participamos com alegria do convívio com familiares e amigos nesses momentos comemorativos.

Aprendemos com Jesus a orar, orientados pelas cartas dos apóstolos e pela Igreja que nos ensinam como fazê-lo, e como Jesus, reservamos momentos do nosso dia para estar em oração com Ele, por Ele e Nele!

Assim como Jesus orava com seus discípulos, um desses momentos com seus desdobramentos em relação à vida de Jesus, nos é narrado por Lucas:

'Aconteceu que Jesus estava rezando num lugar retirado, e os discípulos estavam com ele. Então Jesus perguntou-lhes: “Quem diz o povo que eu sou?” Eles responderam: “Uns dizem que és João Batista; outros, que és Elias; mas outros acham que és algum dos antigos profetas que ressuscitou”.'
                               

'Mas Jesus perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Pedro respondeu: “O Cristo de Deus”. Mas Jesus proibiu-lhes severamente que contassem isso a alguém. E acrescentou: “O Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, deve ser morto e ressuscitar no terceiro dia”.' 
Lucas 9,7-9

Caríssimos, é muito importante orarmos a Deus em todas as situações no nosso cotidiano quando necessitamos tomar decisões concernentes às nossas vidas e às vidas de nossos queridos... Até em momentos de extremo perigo de morte, oramos, e o Senhor vem em nosso socorro!

‘A confissão de Pedro, que fala em nome do grupo apostólico, é de grande importância e assinala guinada decisiva na carreira terrestre de Jesus... , quando seus discípulos reconhecem pela primeira vez, de maneira explícita, que ele é o Messias – Lc 2,26 s, o Cristo de Deus. Daí por diante, Jesus consagrará seus esforços a formar esse pequeno núcleo dos primeiros crentes e a purificar sua fé. ’
Rodapé Bíblia

Diamante é a pedra que lapidada, se torna brilhante... O diamante na mão do Artesão aos poucos vai se transformando naquilo que o Artesão planejou ...

Assim é na nossa vida e quanto mais afirmamos nosso jeito de ser em Cristo Jesus, mais claramente discernimos os planos de Deus para as nossas vidas!



Senhor Jesus Cristo, Filho amado de Nosso Deus e Pai, nós vos damos nossos corações... Sabemos que sois Perfeito e todos os vossos planos são perfeitos... Sois o Cristo de Deus!  Queremos seguir vossos passos Senhor e como o Senhor fez a vontade do Pai, ajuda-nos a caminharmos Convosco e a Vos testemunharmos em palavras, gestos e ações!

Maria, Mãe de Jesus e nossa, que em tudo fez a vontade de Nosso Deus e Pai, ajuda-nos Mãe a sermos pessoas de oração, famílias de oração, e possamos servir com amor a Deus e aos nossos irmãos. Amém!

Pai Santo, em Cristo Jesus, cubra com vosso ‘Manto de Felicidades’ o nosso Papa Francisco em Missão no nosso Continente.

Brasília-DF., 25 de setembro de 2015

        Ana Miranda Bessa


                     

24.9.15

HERODES E JESUS - LUCAS 9,7-9 - REFLEXÃO DIÁRIA





Moramos em Brasília-DF., desde o final dos anos setenta e o que se dizia naquela época sobre as pessoas que ocupavam cargos de projeção ministerial é que elas, em situações de confronto social diziam aos seus interlocutores: “você sabe  quem eu sou? Você sabe com quem está falando”? Atitude essa que revela o abuso de poder, semelhante ao procedimento de  Herodes para com João Batista...

Certo dia, levei minha filha de carro à escola infantil e um homem de paletó e gravata estacionou de forma errada atrapalhando a passagem de quem necessitasse adentrar à escola com criança e mochila e delicadamente fiz-lhe uma pequena admoestação a respeito da atitude dele e ele respondeu-me o jargão acima... e minha reação foi de surpresa – pois constatei o que acima mencionei -, dei um sorriso de deboche e disse-lhe: ah..., não acredito que isso esteja acontecendo comigo e repeti o que ele disse... Deu certo, acalmei os ânimos dele, mas ele continuou estacionado do mesmo jeito... Coisas de Brasília, que pelos acontecimentos atuais, continuam...

Herodes mandou matar João Batista e, curioso, queria saber quem era Jesus e procura se informar, conforme nos narra Lucas:

                                     
 'Naquele tempo, o tetrarca Herodes ouviu falar de tudo o que estava acontecendo, e ficou perplexo, porque alguns diziam que João Batista tinha ressuscitado dos mortos. Outros diziam que Elias tinha aparecido; outros ainda, que um dos antigos profetas tinha ressuscitado. Então Herodes disse: “Eu mandei degolar João. Quem é esse homem, sobre quem ouço falar essas coisas?” E procurava ver Jesus.'  Lucas 9,7-9

Herodes procurava ver Jesus mas a sua curiosidade, acredita-se, não seria para uma convivência pacífica com Jesus...


Jesus conhece os nossos corações e o mais profundo de nosso ser; Jesus sabe quem somos!  Jesus para mim é o Emanuel – Deus Conosco – Mt 1. Jesus é o Filho amado de Deus Pai – Mt 3,13s, que veio para nos reconciliar com Ele – Rm 5,10; 2 Cor 5,18; 1 Jo 4,10;

Jesus é o Eleito de Deus Jo 1,31-34;49. Jesus é o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo; é o Enviado de Deus Pai, para nos revelar a Verdade – Jo 1,29.

Só Jesus tem palavras de vida eterna e como Pedro nós cremos e reconhecemos que Jesus é o Santo de Deus – Jo 6, 67s . Jesus é o Bom Pastor que nos conduz e nos dá Vida em abundância, é Um com o Pai - Jo 10.

Jesus é o Caminho que nos leva ao Pai e é luz do mundo – Jo 8,12 ; 11,9-10; 12,35. Jesus é a Verdade ‘concernente à nossa vida moral ‘ – Jo 8,32 e assim seguindo esse Caminho, obteremos a Vida - Jo 12,50 ‘, e Vida Eterna para partilharmos com Ele em seu Reino de Amor – Jo 14. 
Jesus é a Videira na qual devemos permanecer para que Ele permaneça em nós – Jo 15. 

 Jesus é o nosso Salvador! Foi Jesus quem realizou a vontade de Nosso Deus e Pai, sendo dócil e obediente, foi flagelado, crucificado, morto e sepultado, mas ressuscitou como está nas Escrituras, e vive com o Pai à Sua direita para julgar os vivos e os mortos – Jo 18-21, assim professamos a nossa fé!

Jesus está conosco todos os dias, até a consumação dos séculos – Mt 28,20, e para ficar conosco, diariamente nos dá seu Corpo e Sangue na Santa Eucaristia para nos dar força, ânimo, coragem..., até chegarmos à estatura de Cristo – Ef 4,13.

 Jesus é o Senhor da nossa história, ‘fazendo-nos Um com Ele, deu-nos esperança, fé e amor que formam a estrutura do Reino Eterno de Deus’.

Senhor Jesus Cristo, nós vos amamos Senhor! Fica conosco Senhor; como um selinho, Jesus, nós queremos estar sempre unidos ao Senhor! Ajuda-nos Senhor Jesus a sermos dóceis, obedientes, mansos e humildes  à vossa Palavra para transformarmos este mundo com a nossa solidariedade e fraternidade, respeitando o direito de todos, com justiça e amor!   Amém!

Jesus Amado, Jesus querido, cubra com o Vosso ‘Manto de Felicidades’ o nosso papa Francisco em Missão aqui no nosso Continente!

Maria, Mãe de Jesus e nossa rogai a Deus pelo Papa e por todos nós que recorremos à Vós!

Brasília-DF., 24 de setembro de 2015
               Ana Miranda Bessa


                           

23.9.15

A MISSÃO DOS DOZE APÓSTOLOS - LUCAS 9,1-6 - REFLEXÃO DIÁRIA






Jesus maravilhoso, bondoso, amoroso, cheio de misericórdia concedeu aos doze apóstolos em missão, poder e autoridade, e assim como Ele multiplicou os pães e peixes que alimentou multidões – Mt 14,13-21, multiplicou também seus dons de cura e de libertação para anunciar o reino através dos doze, depois aos setenta e dois... , e até em nossos dias, comprovadamente Jesus opera curas, milagres, prodígios e sinais em nossas vidas e nas vidas de nossos queridos! Graças, Senhor !

Nosso Deus e Pai nos ama com amor eterno e Jesus é o dom do Pai que também nos ama com amor eterno e como Pai, dá-nos poder e autoridade, recomenda, adverte, instruí, assim como fez com os doze conforme a narrativa de Lucas:
                                             

'Naquele tempo, Jesus convocou os Doze, deu-lhes poder e autoridade sobre todos os demônios e para curar doenças, e enviou-os a proclamar o Reino de Deus e a curar os enfermos. E disse-lhes: “Não leveis nada para o caminho: nem cajado nem sacola nem pão nem dinheiro nem mesmo duas túnicas. Em qualquer casa onde entrardes, ficai aí; e daí é que partireis de novo. Todos aqueles que não vos acolherem, ao sairdes daquela cidade, sacudi a poeira dos vossos pés, como protesto contra eles”. Os discípulos partiram e percorriam os povoados, anunciando a Boa Nova e fazendo curas em todos os lugares.’ Lucas 9,1-6

Jesus quer que todos nós sejamos bem acolhidos e fica triste quando isso não acontece, e nos exorta a sairmos daquele lugar, a seguirmos em frente para outros lugares onde seremos bem acolhidos...

Como Jesus, em relação aos doze, nós também ficamos ressentidos quando uma pessoa da nossa família não é bem acolhida... Parece que sofremos mais que a pessoa que foi rejeitada e aí está o amor de Jesus por nós!

Jesus quer que sejamos felizes, Jesus quer que façamos as pessoas felizes e Jesus quer estender-nos essa felicidade para sempre e quer que a compartilhemos  com Ele em seu Reino de Amor como nos diz, a sua Santa Igreja:

‘Desde o início da sua vida pública, Jesus escolhe homens em número de doze para estarem com Ele e para participarem da sua missão – Mc 3,13-19; dá-lhes participação na sua autoridade “ e enviou-os a proclamar o Reino de Deus e a curar” – Lc 9,2. Permanecem eles para sempre associados ao Reino de Cristo, pois Jesus dirige a Igreja por intermédio deles:

‘Disponho para vós o Reino, como meu Pai o dispôs para mim, a fim de que comais e bebais à minha mesa em meu Reino, e vos senteis em tronos para julgar as doze tribos de Israel’ – Lc 22,29-30. CIC 551


É o Senhor conosco, por todos os séculos ... Mt 28,20!

Caríssimos, há uma certeza em meu coração, em minha alma e em meu espírito, de  que como 'o Pai resumiu toda a lei no amor a Deus e ao próximo, para que observando o seu mandamento, consigamos chegar um dia à vida eterna' - onde, com Ele, no  seu Reino de Amor,  seremos 'anjos ...' - Mc 12,24-27:  assim eu creio, confio e espero!

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!
 Para sempre seja Louvado!

Maria, Mãe de Deus e nossa, Sacrário Vivo que acolheu Jesus: Caminho, Verdade e Vida, caminhe conosco Mãe para que levemos Jesus a todos, como a Senhora o levou em seu ventre à Isabel!


São Pio de Pietrelcina - Presbítero, Francisco Forgione - Itália 1887-1968, o padre Pio, herdeiro espiritual de São Francisco de Assis e o primeiro sacerdote a ter impressos no corpo os estigmas da crucificação..., rogai a Deus por nós!

    Brasília-DF., 23 de setembro de 2015
             Ana Miranda Bessa 


             

22.9.15

A VERDADEIRA FAMÍLIA DE JESUS - LUCAS 8,19-21 - REFLEXÃO DIÁRIA







Em família dizemos aos filhos de nossos tios - irmãos de nossos pais maternos ou paternos -, que eles são nossos primos-irmãos, e ao filho destes, dizemos primo-segundo e sucessivamente: primo-terceiro, e etc.

Como a nossa Árvore Genealógica que se alarga e se estica para os lados e para baixo respectivamente, ficamos sabendo quem é quem do nosso sangue, do nosso DNA e o nosso grau de parentesco.

No evangelho de hoje Jesus nos inclui como membro de sua Família, família esta, conquistada pelo seu sangue derramado por nós, na Cruz, e para isso é necessário que ouçamos a Palavra de Deus e a coloquemos em prática!

Caríssimos, acolhamos com amor, a graça de sabermos que somos da Família de Jesus como nos narra Lucas:
                                          

'Naquele tempo, a mãe e os irmãos de Jesus aproximaram-se, mas não podiam chegar perto dele, por causa da multidão. Então anunciaram a Jesus: “Tua mãe e teus irmãos estão aí fora e querem te ver”. Jesus respondeu: “Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a Palavra de Deus, e a põem em prática”.'
Lucas 8,19-21

Tal qual acontece na família humana Jesus fez com a Família Divina, tornando-nos Mãe e Irmãos Dele: Família Divina Universal e Eterna! Louvado seja o Senhor!

Jesus é Filho unigênito de Deus Pai e é Filho único de Maria sua Mãe e de José, a Sagrada Família de Nazaré da estirpe de Jessé - Mt 1,1-16.

Assim como sei dos meus primos-irmãos e ‘a palavra irmão em hebraico significa primo ou parente’ - conhecimento useiro-vezeiro há séculos provavelmente herdado de nossos ancestrais - , Jesus nos fez membros de sua Família! Graças Senhor, glórias e louvores, à Vós, Senhor!

Existem pessoas que contestam a condição de “irmãos” de Jesus e de Nossa Senhora Imaculada, sobre os quais escrevi neste blog no dia doze deste setembro de 2015 sob o título ‘Santo Nome de Maria’.

Jesus amado, Jesus querido que nos estendeste vossa santa, nobre e Sagrada Família à nós para fazermos parte dela, revelando-nos vosso Pai, como ‘Pai-Nosso’ – Mt 6,9-13 e vossa Mãe, como ‘Mãe’ nossa – Jo 19,25-27, Abençoai as nossas famílias, ‘chamadas a ser Igrejas domésticas, para que cultivem a alegria da convivência’ pacífica e harmoniosa, em todas as nações que confiam e esperam no Senhor !


Maria, Mãe de Jesus e nossa, Mãe da Igreja, que ouviu a Palavra de Deus e a pôs em prática, trazendo-nos Jesus, rogai a Deus por nós para que façamos a vontade do Senhor e sejamos dignos das promessas de Cristo, amém!

Brasília-DF., 22 de setembro de 2015
         Ana Miranda Bessa


             





21.9.15

A VOCAÇÃO DE MATEUS - MATEUS 9,9-13 - REFLEXÃO DIÁRIA





Jesus responde aos judeus sobre trabalhar em dia de sábado: ’ ... que seu Pai trabalha até agora e ele também trabalha’. – Jo 5,15s e, meditando sobre o chamado de Mateus, lembro-me que os primeiros discípulos de Jesus estavam trabalhando quando Ele os chamou: Pedro, João, Tiago, estavam lavando as redes após uma pescaria; Mateus trabalhava na coletoria de impostos, ‘ era chamado de publicano, e muitas vezes alguns desses publicanos eram desonestos e ladrões e eram detestados pelos judeus’... E, Jesus chamou Paulo , na estrada de Damasco indo em missão para perseguir cristãos...

Verdadeiramente, nosso Deus e Pai não faz acepção de pessoas, mas sinto que é necessário para trabalhar para o Reino de Deus competência, disciplina, iniciativa, boa vontade, disposição e disponibilidade, e demais virtudes que nos levem a servir ao Senhor Nosso Deus e aos irmãos, quando então mudamos nosso jeito de ser, da pessoa velha que somos, para a nova pessoa com Cristo Jesus e em Cristo Jesus , e, desempenhamos os nossos dons e compartilhamos os nossos bens com os mais necessitados, exercendo a solidariedade, a fraternidade e a misericórdia para chegarmos à estatura de Cristo – Ef 4,11-13

Jesus chama a cada um de nós... A decisão é nossa... Abramos o nosso coração para acolher a Santa Palavra , narrada por Mateus:

'Naquele tempo, Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: “Segue-me!” Ele se levantou e seguiu Jesus.'

'Enquanto Jesus estava à mesa, em casa de Mateus, vieram muitos cobradores de impostos e pecadores e sentaram-se à mesa com Jesus e seus discípulos. Alguns fariseus viram isso e perguntaram aos discípulos: “Por que vosso mestre come com os cobradores de impostos e pecadores?”
                                                 

Jesus ouviu a pergunta e respondeu: “Aqueles que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes. Aprendei, pois, o que significa: ‘Quero misericórdia e não sacrifício’. De fato, eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores”.Mateus 9,9-13

Diz-nos a Igreja do Senhor: ‘ Para ser verídico, o sacrifício exterior deve ser a expressão do sacrifício espiritual: “Meu sacrifício é um espírito compungido ...” – Sl 51,19. Os profetas da Antiga Aliança denunciaram com frequência os sacrifícios feitos sem participação interior – Am 5,21-25 ou sem ligação com o amor ao próximo – Is 1,10-20. Jesus recorda a palavra do profeta Oséias: “ É misericórdia que eu quero, e não sacrifício” – Mt 9,13; 12,7; Os 6,6. O único sacrifício perfeito é o que Cristo ofereceu na cruz em total oferenda ao amor do Pai e para nossa salvação – Hb 9,13-14. Unindo-nos a seu sacrifício podemos fazer de nossa vida um sacrifício a Deus.’ CIC 2100


A misericórdia de Nosso Deus e Pai é eterna e o seu amor é sem fim...  Porque tanto os céus distam da terra quanto a sua misericórdia é grande para os que o temem - Sl 103,11. Sejamos pois misericordiosos, como Nosso Deus e Pai é misericordioso, nos pede Jesus - Lc 6,36.

Senhor Jesus Cristo, ajuda-nos a sermos misericordiosos e a contribuirmos com os nossos dons e bens para trabalharmos e servirmos ao Senhor  com poder e autoridade, sem impedimento, 
na força de vosso Santo Espírito, amém!

Maria, Mãe de Jesus e nossa, ajuda-nos a escutarmos o chamado de Jesus e a dizermos "sim"  como a Senhora o disse para então, fazermos a vontade do Senhor!

      Brasília-DF., 21 de setembro de 2015
               Ana Miranda Bessa

                   

20.9.15

QUEM É O MAIOR - MARCOS 9,30-37 - REFLEXÃO DO PASTOR





Se alguém quer ser o primeiro, que seja o último de todos e aquele que serve a todos! (Mc 9,36). Esta palavra de Jesus foi dita num momento de discussão entre os discípulos sobre quem seria o maior. A narrativa de Marcos ressalta a dificuldade deles entenderem Jesus. Enquanto Jesus falava a respeito da sua paixão e morte, isto é, da doação da própria vida pelos outros, os discípulos estavam pensando em honrarias ou privilégios, atribuídas a quem ocupasse o primeiro lugar. Sempre que alguém quer ser o maior, provoca no mínimo discussão, mas pode acabar gerando violência e dominação. Querer estar acima dos outros, buscar honrarias e privilégios, não condiz com o Evangelho anunciado por Jesus. No mundo de hoje, essa conduta pode alimentar o carreirismo e até mesmo a corrupção. Por isso, essa não pode ser jamais a atitude de quem está a serviço da comunidade ou do povo. Quando se busca grandeza e poder, coloca-se o interesse particular, pessoal ou de grupos, acima do bem dos demais, favorecendo desmandos e corrupção.

                                        
Numa passagem semelhante, Jesus acrescenta: "Eu estou no meio de vós como aquele que serve" (Lc 22,27). Lucas insere claramente esta palavra no contexto da instituição da Eucaristia e da Paixão. Na narrativa de Marcos, a palavra de Jesus a respeito de quem é o maior está relacionada ao anúncio da Paixão e Morte de Jesus, que os discípulos não conseguiam entender ou aceitar. Por isso, o que Jesus diz tem a ver claramente com a doação generosa da própria vida e o serviço humilde aos irmãos. O discípulo de Jesus é chamado a segui-lo, fazendo-se servidor, como ele. Deus se revelou na humilde manjedoura de Belém, Deus se fez servo no lava-pés e na cruz, Deus se faz presente na simplicidade do pão eucarístico. A vida de um cristão não pode ser diferente; deve ser marcada pelo serviço, pela doação de si, pela humildade e pelo amor capaz de sacrificar-se e ser fiel até o fim.

Contudo, isso não se consegue de uma vez por todas. Os discípulos foram aprendendo com Jesus, caminhando com ele, escutando-o e falando com ele, assim como devemos fazer, hoje. Os discípulos que discutiam quem seria o maior, mais tarde, derramaram o sangue por Jesus. O que aconteceu com eles? Eles viveram um longo discipulado, convivendo com Jesus; passaram pela experiência da morte e ressurreição e receberam o Espírito Santo.
                         
Hoje, somos chamados a testemunhar a alegria de servir a Cristo, acolhendo e servindo os pequeninos, repetindo o gesto de Jesus (Mc 9,37). É a ele que acolhemos e servimos, quando gastamos nosso tempo e doamos a vida em favor dos pequenos, dos pobres e sofredores.

     A PALAVRA DO PASTOR
               QUEM É O MAIOR?
            Dom Sergio da Rocha
       Arcebispo de Brasília - DF.                                           

Em, 20 de setembro de 2015
      Ana Miranda Bessa


           

19.9.15

PARÁBOLA DO SEMEADOR - LUCAS 8,4-15 - REFLEXÃO DIÁRIA







Faz um bom tempo, ganhei um galhinho de amora de uma amiga muito querida Dona Anita Vieira que o  trouxe de Cuiabá-Mt; coloquei em uma vasilha com água..., que deu raízes ... , que plantei, cuidei e deu abundantemente belas, doces e saborosas amoras ...

Assim a Palavra do Senhor. É preciso recebe-la, conservá-la no coração, medita-la  e perseverar sempre nela, buscando através do discernimento com a ajuda do Espírito Santo, qual é a vontade do Senhor para a nossa vida e seguindo essa vontade, passamos a produzir frutos de santidade, tal qual o Senhor explica aos seus discípulos e a nós também, nesta narrativa de Lucas:

'Naquele tempo, reuniu-se uma grande multidão, e de todas as cidades iam ter com Jesus. Então ele contou esta parábola: “O semeador saiu para semear a sua semente. Enquanto semeava, uma parte caiu a beira do caminho; foi pisada e os pássaros do céu a comeram.'

'Outra parte caiu sobre pedras; brotou e secou, porque não havia umidade. Outra parte caiu no meio de espinhos; os espinhos cresceram juntos, e a sufocaram. Outra parte caiu em terra boa; brotou e deu fruto, cem por um”.'

'Os discípulos lhe perguntaram o significado dessa parábola. Jesus respondeu: “A vós foi dado conhecer os mistérios do Reino de Deus. Mas aos outros, só por meio de parábolas, para que olhando não vejam, e ouvindo não compreendam”.'

'A parábola quer dizer o seguinte: A semente é a Palavra de Deus. Os que estão à beira do caminho são aqueles que ouviram, mas, depois, vem o diabo e tira a Palavra do coração deles, para que não acreditem e não se salvem.'

                                      

'Os que estão sobre a pedra são aqueles que, ouvindo, acolhem a Palavra com alegria. Mas eles não têm raiz: por um momento acreditam; mas na hora da tentação voltam atrás. Aquilo que caiu entre os espinhos são os que ouvem, mas, com o passar do tempo são sufocados pelas preocupações, pela riqueza e pelos prazeres da vida, e não chegam a amadurecer. E o que caiu em terra boa são aqueles que, ouvindo com um coração bom e generoso, conservam a Palavra, e dão fruto na perseverança.’ Lucas 8,4-15

Que a semente do amor de Deus em nós, cresça, amadureça em boas ações, ações de amor, de solidariedade, fraternidade, pois a perseverança nos leva a sermos todo ouvidos, todo sentidos, todo coração, sempre atentos à voz do Senhor, a fazer a Sua vontade e sempre prontos e solícitos para ajudar o irmão, e isso é agradável ao Senhor Nosso Deus e Pai. 

Nosso Deus e Pai é misericordioso, mas é necessário que demonstremos, testemunhemos e queiramos estar em sua presença... Ele não faz acepção de pessoas ... Ele  ' propõe, não impõe ',  a decisão é nossa!

Que Maria, Mãe de Jesus e nossa, que conservava a Palavra do Senhor no coração, nos ajude a sermos perseverantes na escuta da Palavra, para discernirmos a vontade do Senhor! Amém!

Brasília-DF., 19 de setembro de 2015
          Ana Miranda Bessa
   

                 


18.9.15

MULHERES ENTRE OS SEGUIDORES DE JESUS - LUCAS 8,1-3 - REFLEXÃO DIÁRIA






Jesus Cristo inova... ‘ Jesus Cristo rompe a barreira da dominância masculina tradicional na religião judaica’. O homem é quem deveria prover financeiramente as necessidades da missão de Jesus e no Evangelho de hoje, também as mulheres servem a Jesus e aos seus discípulos com seus bens e seus dons...

A gratidão nos leva à retribuição, e o reconhecimento do bem recebido nos leva não somente a contribuirmos financeiramente com o que temos mas também a servirmos, com os dons que o Senhor nos agracia, onde se faz necessário, não só possibilidades, mas também a nossa disponibilidade em colocarmo-nos à serviço do Senhor e da sua Igreja.

Aqui está o espírito de gratuidade, de solidariedade, de fraternidade, de onde a nossa fé se fundamenta no mistério Pascal de Cristo, por tudo aquilo que Ele nos faz.

Servir a Deus e a sua Igreja,’ vale a pena sim’ e as mulheres daquela época, nos testemunham isso ... Com amor e gratidão, acolhamos a Palavra do Senhor, narrada por Lucas:
                                      

'Naquele tempo, Jesus andava por cidades e povoados, pregando e anunciando a Boa Nova do Reino de Deus. Os doze iam com ele; e também algumas mulheres que haviam sido curadas de maus espíritos e doenças: Maria, chamada Madalena, da qual tinham saído sete demônios;Joana, mulher de Cuza, alto funcionário de Herodes; Susana, e várias outras mulheres que ajudavam a Jesus e aos discípulos com os bens que possuíam.’ Lucas 8,1-3

Senhor Jesus, somos vossos e queremos fazer a vossa vontade! Senhor, toma as nossas mãos..., que elas afaguem e curem as pessoas que nós tocarmos e orarmos por elas! Toma os nossos lábios, nós vos amamos Senhor... , que possamos amar com a força do teu Espírito Santo os nossos irmãos que estão mais próximos de nós! Toma a nossa vida Senhor, que toda ela seja dedicada  a caminhar convosco e a Vos servir , e a servir também aos nossos irmãos!

Senhor Jesus, como São Paulo, " queremos combater o bom combate da fé... e conquistar a vida eterna " – 1 Tm 6,12 – que a cada dia o Senhor vai nos revelando ... Graças, Senhor!

Senhor Jesus, que vosso Corpo e Sangue que comungamos diariamente nos conceda a fortaleza de ânimo ... para vos servir fielmente, capacita-nos Senhor!  Amém!

Ó Maria, Mãe de Jesus e nossa, concebida sem pecado, rogai a Deus por nós que recorremos a vós!

Brasília-DF., 18 de setembro de 2015
          Ana Miranda Bessa

17.9.15

A PECADORA PERDOADA QUE AMA - LUCAS 7,36-50 - REFLEXÃO DIÁRIA






Amor é como uma lagoa de água doce e límpida que podemos ver o seu fundo e as suas margens... Podemos vê-la integralmente e com total confiança  se sabemos nadar, podemos mergulhar nela com segurança..., nas piscinas também , e, tal qual a água nos envolve, assim o Amor de Deus nos envolve e para isso é preciso mergulhar em Deus!

Dessa forma, posso conceituar o amor de Deus, mas só que o Amor de Deus, é infinitamente maior porque não tem limites e é eterno, esta é a definição literal para a minha alma, para o meu espírito! Louvado seja Deus!

Amar a Deus e ao próximo, é o mandamento do Senhor para nós seus filhos amados – Mt 22,34s – e como a lagoa, a piscina, que se dispõem e que se oferecem a acolher calmamente a todos, sem acepção de pessoas , Nosso Deus e Pai, quer que acolhamos os irmãos, como Jesus acolhia aqueles que se aproximavam Dele, e se deixava tocar ...  e hoje,  a mulher pecadora.

Abramos o nosso coração e meditemos com amor a Palavra do Senhor narrada por Lucas:

'Naquele tempo, um fariseu convidou Jesus para uma refeição em sua casa. Jesus entrou na casa do fariseu e pôs-se à mesa.'

'Certa mulher, conhecida na cidade como pecadora, soube que Jesus estava à mesa, na casa do fariseu. Ela trouxe um frasco de alabastro com perfume, e, ficando por detrás, chorava aos pés de Jesus; com as lágrimas começou a banhar-lhe os pés, enxugava-os com os cabelos, cobria-os de beijos e os ungia com o perfume.'

'Vendo isso, o fariseu que o havia convidado ficou pensando: “Se este homem fosse um profeta, saberia que tipo de mulher está tocando nele, pois é uma pecadora”.'

Jesus disse então ao fariseu: “Simão, tenho uma coisa para te dizer”. Simão respondeu: “Fala, mestre!” “Certo credor tinha dois devedores; um lhe devia quinhentas moedas de prata, o outro cinquenta. Como não tivessem com que pagar, o homem perdoou os dois. Qual deles o amará mais?” Simão respondeu: “Acho que é aquele ao qual perdoou mais”. Jesus lhe disse: “Tu julgaste corretamente”.'

                                  

'Então Jesus virou-se para a mulher e disse a Simão: “Estás vendo esta mulher? Quando entrei em tua casa, tu não me ofereceste água para lavar os pés; ela, porém, banhou meus pés com lágrimas e enxugou-os com os cabelos. Tu não me deste o beijo de saudação; ela, porém, desde que entrei, não parou de beijar meus pés. Tu não derramaste óleo na minha cabeça; ela, porém, ungiu meus pés com perfume. Por esta razão, eu te declaro: os muitos pecados que ela cometeu estão perdoados porque ela mostrou muito amor. Aquele a quem se perdoa pouco mostra pouco amor”. E Jesus disse à mulher: “Teus pecados estão perdoados”.Então, os convidados começaram a pensar: “Quem é este que até perdoa pecados?” Mas Jesus disse à mulher: “Tua fé te salvou. Vai em paz”.' Lucas 7,36-50

A Igreja do Senhor diz: ‘ Só Deus perdoa os pecados – Mc 2,7. Por ser o Filho de Deus, Jesus diz de si mesmo: “ O Filho do homem tem poder de perdoar pecados na terra” – Mc 2,10 e exerce esse poder divino: “Teus pecados estão perdoados!” – Mc 2,5: Lc 7,48. Mais ainda: em virtude de sua autoridade divina, transmite esse poder aos homens – Jo 20,21-23 para que o exerçam em seu nome.” Como Nosso Deus e Pai é Bom! Glórias e Louvores à Vos, Senhor!

Como eu amo o Senhor Nosso Deus e Pai! E, como amo Jesus Cristo seu Filho Amado e Maria Sua Mãe, que pelo seu “Sim” cumpriu a Palavra de Deus!

Jesus é manso e humilde de Coração,  Ele mesmo se nos identificou e, sendo manso, Ele se deixa tocar e quando O tocamos, experienciamos alívio para o nosso corpo e descanso para a nossa alma – Mt 11.28-30

Tão grande amor por nós, canto, com Walmir e Fábio Alencar SCJ, Celebrando a Vitória do meu Senhor e meu Deus! Se você conhece e sabe cantar, cante conosco:
‘ Que bom, Senhor, ir ao teu encontro, poder chegar e adentrar à tua casa.
Sentar-me contigo e partilhar da mesma mesa.

Te olhar, te tocar e te dizer: meu Deus, como és lindo!

Ó meu Senhor, sei que não sou nada: sem merecer,
Fizeste em mim tua morada, mas ao receber-te perfeita comunhão se cria:

Sou em Ti, és em mim. Minh’alma diz: meu Deus, como és lindo!’

Louvado seja Nosso Senhor Jesus!
Para sempre, seja Louvado!

Brasília-DF., 17 de setembro de 2015
            Ana Miranda Bessa



 

16.9.15

JOÃO, JESUS E A PRESENTE GERAÇÃO - LUCAS 7,31-35 - REFLEXÃO DIÁRIA






Quando somos crianças, nossos pais nos matriculam na Escola para aprendermos a ler e a escrever... Há alguns que se contentam com o primeiro grau e querem ficar assim, outros querem chegar mais adiante...

Sou de origem pobre, quando meu pai faleceu eu tinha quatro aninhos e minha mãe trabalhava como costureira para criar ao meu irmão de nove anos e a mim. Na minha adolescência, percebi que as pessoas semelhantes à minha condição social que estudaram, tinham uma vida mais confortável e graças a essa percepção corri atrás do meu ideal, não sem sacrifícios, não sem renúncias...

Meditando a Palavra do Senhor de hoje, a história dos seus Mártires, estes perceberam como Pedro, que as palavras de Jesus, são espírito, são vida e que só Jesus tem palavras de vida eterna – Jo 6,63.68

Vida é movimento, é ação, porque tudo que vive, pulsa! Aqueles estudantes que ficaram somente com o primeiro grau – alguns por assim querer, outros por falta de oportunidades, Deus o Sabe – e há exceções, claro, limitaram seus conhecimentos, prejudicaram seu desenvolvimento intelectual que pode até, ter impedido sua ascensão social na pirâmide da vida, no meio onde vive.

Penso que assim como há uma pirâmide social humana onde podemos começar na base e ir conquistando cada degrau, também na vida espiritual existem degraus que nos levam a um maior conhecimento e intimidade com a Palavra de Deus e com o próprio Deus, em Cristo Jesus , como nos diz São Paulo: ‘ Quanto a mim, irmãos, não vos pude falar como a homens espirituais, mas somente como a homens carnais, como crianças em Cristo. Dei-vos de beber leite, não alimento sólido, pois não podíeis suportar... 1 Cor 3,1-4

E Jesus, critica a sua geração pela inconsistência de suas ações e atitudes ... Acolhamos com amor a narrativa de Lucas:

                                            
 ‘Naquele tempo, disse Jesus: “Com quem hei de comparar os homens desta geração? Com quem eles se parecem? São como crianças que se sentam nas praças, e se dirigem aos colegas, dizendo: ‘Tocamos flauta para vós e não dançastes; fizemos lamentações e não chorastes!’

'Pois veio João Batista, que não comia pão nem bebia vinho, e vós dissestes: ‘Ele está com um demônio!’ Veio o Filho do Homem, que come e bebe, e vós dizeis: ‘Ele é um comilão e beberrão, amigo dos publicanos e dos pecadores!’ Mas a sabedoria foi justificada por todos os seus filhos”.' Lc 7,31-35

Caríssimos, tenhamos persistência na busca de Jesus para que através de um encontro pessoal com Ele possamos conhece-Lo melhor, termos intimidade com Ele e assim aprofundarmos a nossa fé Nele, e, compreendendo  a Sua Palavra - com a ajuda e o discernimento do Espírito Santo -, possamos viver uma vida de coerência cristã, segundo a vontade do Senhor.

Jesus amado, Jesus querido, ajuda-nos a crescermos e a desenvolvermos na fé em Vós para alcançarmos a sabedoria e a misericórdia do Pai e assim podermos ingerir ‘ alimento sólido’ que nos fortaleça, para trilharmos e alcançarmos o degrau divino que nos leva ao Vosso Reino de Amor! Amém!

Rogai por nós Santa Mãe de Deus e nossa, para que sejamos dignos das promessas de Cristo!

Santos Cornélio e Cipriano - Papa e Bispo, Mártires, que pagaram com a vida sua fé em Cristo  no  Século Terceiro,  rogai a Deus por nós!

Brasília-DF., 16 de setembro de 2015
        Ana Miranda Bessa


             

15.9.15

A MÃE E O DISCÍPULO AO PÉ DA CRUZ - JOÃO 19,25-27 - REFLEXÃO DIÁRIA





Recordar a História da nossa Salvação é reviver e manter   acesa a chama da nossa fé herdada dos nossos pais, dos nossos ancestrais que passamos para a nossa descendência e que se estende para toda a humanidade.

Neste mês de setembro – mês da Bíblia -, a Igreja do Senhor faz memória de Nossa Senhora em três datas marcantes na história da nossa salvação: dia oito, ‘Natividade de Nossa Senhora’ – onde festejamos o Aniversário da Mãe de Nosso Senhor e nossa; dia doze, ‘Santíssimo nome de Maria’, onde pude testemunhar o meu amor por nossa Senhora, segundo moção do Espírito Santo e hoje, após a Festa da ‘ Exaltação da Santa Cruz’ comemorada  ontem, celebramos ‘Nossa Senhora das Dores’, com João, o Discípulo amado ao pé da cruz de Jesus.

‘Esta memória nos faz recordar as dores e dificuldades enfrentadas por Maria, sobretudo a suprema dor de ver o Filho morrer na cruz. Celebremos em comunhão com as mães que veem seus filhos seguindo caminhos de morte, como o das drogas, do roubo e da violência. ’
Liturgia
                                         
Acolhamos com amor, o momento de tão grande dor, na narrativa de João: 'Naquele tempo, perto da cruz de Jesus, estavam de pé a sua mãe, a irmã da sua mãe, Maria de Cléofas, e Maria Madalena. Jesus, ao ver sua mãe e, ao lado dela, o discípulo que ele amava, disse à mãe: “Mulher, este é o teu filho”. Depois disse ao discípulo: “Esta é a tua mãe”. Daquela hora em diante, o discípulo a acolheu consigo. 'João 19,25-27

‘O discípulo amado toma, no mundo, o lugar de Jesus, junto à mãe deste’.

Diz-nos a Igreja do Senhor: ‘Denominada nos Evangelhos “a Mãe de Jesus” – Jo 2,1; 19,25; Mt 13,55, Maria é aclamada, sob o impulso do Espírito, desde antes do nascimento do seu Filho, como “a Mãe do meu Senhor” – Lc 1,43. Com efeito Aquele que ela concebeu do Espírito Santo como homem e que se tornou verdadeiramente seu Filho segundo a carne, não é outro que o Filho eterno do Pai, a segunda Pessoa da Santíssima Trindade. A Igreja confessa que Maria é verdadeiramente Mãe de Deus (Theotókos)’ – CIC 495

‘Jesus é o Filho Único de Maria. Mas a maternidade espiritual de Maria estende-se a todos os homens que ele veio salvar: “Ela gerou seu Filho, do qual Deus fez ‘o primogênito entre uma multidão de irmãos1 – Rm 8,29, isto é, entre os fiéis, em cujo nascimento e educação Ela coopera com amor materno “ – LG 63. CIC 501

Jesus deu sua vida por nós, em obediência total ao Pai ,e no momento final na cruz , tendo dado tudo, ao discípulo que mais amava deixou-lhe a Mãe Amada, deixando  à cada um de nós e à toda humanidade, aquela que muito amou, porque o gerou, criou, educou e assim, Nosso Deus e Pai, nos envia Maria a Mãe de Nosso Senhor que vivenciou todas as dores para consolar seus filhos amados, à todas às Nações, à todos os Povos!

A Igreja do Senhor, enumera as sete dores de Maria:
1 - A profecia de Simeão – Lc 2,35;
2 – A fuga para o Egito – Mt 2,13s;
3 – A perda de Jesus no Templo – Lc 2,48;
4 – O caminho de Jesus para o calvário – Lc 23,27;
5 – A crucificação de Jesus – Lc 23,33;
6 – Jesus deposto da cruz – Jo 19,38;
7 – A sepultura de Jesus – Jo 19,40s.

Maria, Nossa Senhora das Dores, Mãe de Jesus e nossa, Mãe do Belo Amor,  intercedei a Deus por nós e ‘pela Igreja que caminha ao lado do povo sofredor rumo ao Nosso Deus e Pai’.  Amém!

Brasília – DF., 15 de setembro de 2015
           Ana Miranda Bessa


               

14.9.15

CONVERSA COM NICODEMOS - JOÃO 3,13-17 - REFLEXÃO DIÁRIA






‘A Cruz de Jesus Cristo nos une ao céu e é a escada certa que nos leva ao Pai’. Meditando o Evangelho de hoje - quando a Igreja do Senhor festeja a Exaltação da Santa Cruz ‘que nos motiva a louvar Cristo vencedor, seu triunfo sobre o pecado e a morte no madeiro da cruz, olhemos agradecidos para o sinal da nossa libertação e renovemos em nós a certeza do amor de Deus - por nós – e pela humanidade ‘.
Liturgia

Nos versículos 3 e 5 do capítulo 3  de João, Jesus diz à Nicodemos que é necessário “...nascer de novo para ver o Reino de Deus...” e, “... nascer da água e do Espírito para entrar no Reino de Deus”, respectivamente!

A Palavra Reino de Deus e nascer, foi dita duas vezes por Jesus à Nicodemos nesses dois versículos, para nos indicar a necessidade do “ver” e  do “ entrar” no Reino de Deus!

Que maravilha de Deus é a Sua Palavra: é preciso ver para enxergar o caminho a seguir e esta é uma realidade vital em nossas vidas, e devemos executá-la humildemente, fazendo-nos pequenos para alcançarmos a misericórdia, o amor e a graça de Nosso Deus e Pai, em Cristo Jesus, sob a ação de seu Santo Espírito.

A primeira leitura de hoje, do Livro dos Números 21,4-9, nos confirma e nos ratifica a necessidade deste “ver”,  quando 'alguém que foi mordido pela serpente venenosa, “olhava” para a imagem da serpente de bronze e ficava curado.'

Mas Nosso Deus e Pai, vai além: Ele quer que todos nós, seus filhos amados, além de sermos curados e libertados, sejamos salvos, e tenhamos a vida eterna em Cristo Jesus, ' Caminho da Vida, cheio de alegrias em Sua Presença e  de delícias à sua direita, perpetuamente. - Salmo 16,11. Glórias e Louvores à Vos, Senhor!


Acolhamos e sejamos abertos e receptivos à Palavra do Senhor, conforme nos narra João:
'Naquele tempo, disse Jesus a Nicodemos: “Ninguém subiu ao céu, a não ser aquele que desceu do céu, o Filho do Homem. Do mesmo modo como Moisés levantou a serpente no deserto, assim é necessário que o Filho do Homem seja levantado, para que todos os que nele crerem tenham a vida eterna.’

                                                   

'Pois Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna. De fato, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele”. João 3,13-17

Diz-nos a Igreja do Senhor: ‘Cristo é Senhor da Vida Eterna. O pleno direito de julgar definitivamente as obras e os corações dos homens pertence a ele enquanto Redentor do mundo. Ele “adquiriu” este direito pela sua Cruz. O Pai entregou “todo o julgamento ao Filho” – Jo 5,22; 27; Mt 25,32; At 10,42;17,31; 2Tm 4,1. Ora, o Filho não veio para julgar, mas para salvar – Jo 3,17 e para dar a vida que está nele – Jo 5,26. É pela recusa da graça nesta vida que cada um já se julga a si mesmo – Jo 3,18; 12,48, recebe de acordo com suas obras - 1Cor 3,12-15 e pode até condenar-se para a eternidade ao recusar o Espírito de amor – Mt 12,32; Hb 6,4-6; 10,26-31.’ CIC 679

Caríssimos, a Cruz de Cristo que  era “maldição” para os de sua época, tornou-se Símbolo e  Canal de Nossa Salvação! O Sermão da Montanha  nos orienta  como vivermos a vida  cristã ... Pois, viver em Cristo é demonstrar amor! É viver o amor!  E viver o amor é ser humilde, misericordioso, é servir e testemunhar a nossa fé em Cristo Jesus!

Jesus amado, Jesus querido, sois o Senhor das nossas vidas – Fil 2! Reina Senhor em nossa mente e em nosso coração, reina Senhor em nossas vidas, somos vossos Senhor e queremos fazer a vossa vontade, em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo,  amém!

Que Maria, Mãe de Jesus e nossa, testemunhando o martírio de seu Filho amado na Cruz, como ' vencedor da morte e do pecado e do  orgulho, trazendo-nos a salvação,  dando-nos exemplo de amor e de humildade' , Mãe, rogue a Deus por nós! Amém!

Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo!
Para sempre seja Louvado!


Brasília-DF., 14 de setembro de 2015

            Ana Miranda Bessa


                                   

13.9.15

TU ÉS O MESSIAS - MARCOS 8,27-35 - REFLEXÃO DO PASTOR





'O Evangelho nos leva a refletir sobre a nossa fé em Jesus Cristo. O diálogo entre Jesus e Pedro nos mostra a necessidade de contínua purificação e crescimento na fé. ”Tu és o Messias” (Mc 8,29), responde Pedro à pergunta de Jesus sobre o que os discípulos pensavam dele. Contudo, logo depois, Jesus “repreendeu a Pedro”, porque ele não estava pensando como Deus e sim “como os homens”. A imagem do Messias, que Simão Pedro tinha naquele momento era triunfalista; não correspondia ao modo de ser de Jesus. Ele não podia admitir que o Messias pudesse passar pela paixão e morte na cruz, pois esperava um Messias dominador e glorioso, segundo a lógica deste mundo. Por isso, Simão Pedro chegou a repreender Jesus por causa do anúncio da Paixão.'

'Ao anunciar a sua paixão e morte na cruz, Jesus assume a condição do Servo sofredor, fiel até à morte, descrita pelo profeta Isaías, conforme nos recorda a primeira leitura da missa (Is 50,5-9). A profecia a respeito do Servo sofredor, do Servo fiel, se aplica plenamente a Jesus Cristo. O Messias-Servo assume o sofrimento; não desiste da missão; permanece fiel, confiando em Deus, seu “auxiliador”.'
                                       

'É na cruz, na doação da própria vida, que se revela inteiramente quem é Jesus Cristo, que tipo de Messias ele é. Somente quem for com Jesus até a cruz, irá entendê-lo; não basta acompanhá-lo na hora dos milagres. Somente quem subir, com Jesus, o calvário, irá conhecer e contemplar o verdadeiro rosto do Messias. O “segredo messiânico”, enfatizado por Marcos, se desvela já na profissão de fé de Pedro, mas será revelado inteiramente na cruz: “Este homem era, de fato, o Filho de Deus” (Mc 15,39), proclamará o oficial romano diante de Jesus crucificado, o Messias que doa a sua vida e alcança a vitória pascal. Hoje, na cultura do bem estar, que exclui renúncias ou sacrifícios, a tendência predominante é a de se buscar uma vida cômoda, sem sacrifícios ou renúncias. A figura de um discípulo “light”, como muitos querem hoje, não condiz com a proposta de Jesus, que afirma não apenas aos discípulos, mas à multidão: “se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga” (Mc 8,34).'

'O texto da Carta de São Tiago (Tg 2,14-18) ressalta a importância de testemunhar a fé em Cristo através das obras, destacando a caridade para com os pobres. A fé em Cristo não nasce das obras, mas se exprime através delas, especialmente, através do amor ao próximo.'

'Neste mês dedicado especialmente à Bíblia, vamos procurar crescer na fé em Jesus Cristo através da leitura orante da Bíblia! Organize o seu tempo para, diariamente, ler e meditar a Palavra de Deus!'


     A PALAVRA DO PASTOR
               TU ÉS  O MESSIAS!
            Dom Sergio da Rocha
           Arcebispo de Brasília-DF.

Em, 13 de setembro de 2015
       Ana Miranda Bessa