30.9.15

EXIGÊNCIAS DO SEGUIMENTO - LUCAS 9,57-62 - REFLEXÃO DIÁRIA





Para se conhecer uma pessoa precisamos conviver com ela e existem diferentes formas para conhece-las: os astros e estrelas da música, da tevê, do cinema, estão em nossa telinha quase que diariamente e quando as encontramos sentimos familiaridade com elas, mas só que não existe reciprocidade... , não somos bem acolhidos... Vemos, escutamos essas pessoas, sabemos da vida delas, mas elas não nos veem não nos conhecem, não sabe nada de nós...

Quando lemos bons livros e gostamos das leituras, os autores se tornam nossos conhecidos e queremos ter seus livros autografados por eles, e existem pessoas que enfrentam filas para conseguir uma dedicatória e uma assinatura social...

Somos pessoas carentes de ídolos, ídolos que podem até nos trazer alguma alegria e felicidade, mas são ídolos – pessoas como nós, só que se destacaram em algo que nos atrai, mas algumas são cheias de carências e muitas vezes insatisfeitas com a própria vida que têm...

Jesus é radical quando nos chama para segui-Lo... Devemos abandonar tudo instantaneamente, e deveremos estar como se diz ‘livre, leve e solto’, porque nosso Deus é um Deus ciumento’ – Ex 20,5-6.

Acolhamos com amor, o que o Senhor nos fala hoje, conforme a narrativa de Lucas:
                                                 

'Naquele tempo, enquanto Jesus e seus discípulos caminhavam, alguém na estrada disse a Jesus: “Eu te seguirei para onde quer que fores”. Jesus lhe respondeu: “As raposas têm tocas e os pássaros têm ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde repousar a cabeça”. Jesus disse a outro: “Segue-me”. Este respondeu: “Deixa-me primeiro ir enterrar meu pai”. Jesus respondeu: “Deixa que os mortos enterrem os seus mortos; mas tu, vai anunciar o Reino de Deus”. Um outro ainda lhe disse: “Eu te seguirei, Senhor, mas deixa-me primeiro despedir-me dos meus familiares”. Jesus, porém, respondeu-lhes: “Quem põe a mão no arado e olha para trás não está apto para o Reino de Deus”.'    Lucas 9,57-62

Nosso serviço ao Senhor se faz não somente pelo conhecimento, mas pela familiaridade, assiduidade,  intimidade diária com a Sua Palavra e com o seu Corpo e Sangue que se fundamentam na fé, fé alicerçada na esperança e no amor ao nosso Deus e Pai em Cristo Jesus que nos capacita, nos fortalece para segui-lo e a servi-lo, sem apegos ao que deixamos, assim como as pessoas vocacionadas à vida  consagrada e sacerdotal o fazem, e são felizes!

Alegrar-se com seus ídolos – sem considera-los mais importantes que nosso Deus e Pai – é bom, mas são passageiros, ’e seus dias são semelhantes à erva que florescem como a flor nos campos, apenas sopra um vento e já não existem mais...’ – Sl 103,15-16,   mas a graça, a alegria e a misericórdia de Nosso Deus e Pai em Cristo Jesus são eternas, como a alegria das mulheres que indo ao sepulcro de Jesus, encontraram Jesus vivo, ressuscitado e diz-nos Mateus 28,8: ‘... Elas, partindo depressa do túmulo, comovidas e com grande alegria’, correram a anuncia-Lo aos seus discípulos”.

Que cada um de nós, conheçamos a Palavra e o Senhor da Palavra e sejamos mensageiros da alegria da Boa Nova de Jesus,  ' a fim de ganhar Cristo e ser achado nele!' - Fl 3,8s, porque só Ele tem palavras de vida eterna - Jo 6,68 e só Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida - Jo 14,6 que  conduz  ao Nosso Deus e Pai e ao seu Reino de Amor!

Maria, Mãe de Jesus e nossa, Mestra de Jesus na sua infância, ajuda-nos Mãe a  perseverarmos na leitura diária , na escuta, na meditação da Palavra para que seja  vivida, celebrada e testemunhada por nós,  segundo a vontade do Senhor, em todas as circunstâncias de nossas vidas! Amém!

São Jerônimo - Presbítero e Doutor - Dalmácia, 342-420, que a pedido do Papa Dâmaso, preparou a Bíblia em latim, rogai a Deus por nós!

Brasília-DF., 30 de setembro de 2015
          Ana Miranda Bessa

               



Nenhum comentário:

Postar um comentário