21.9.15

A VOCAÇÃO DE MATEUS - MATEUS 9,9-13 - REFLEXÃO DIÁRIA





Jesus responde aos judeus sobre trabalhar em dia de sábado: ’ ... que seu Pai trabalha até agora e ele também trabalha’. – Jo 5,15s e, meditando sobre o chamado de Mateus, lembro-me que os primeiros discípulos de Jesus estavam trabalhando quando Ele os chamou: Pedro, João, Tiago, estavam lavando as redes após uma pescaria; Mateus trabalhava na coletoria de impostos, ‘ era chamado de publicano, e muitas vezes alguns desses publicanos eram desonestos e ladrões e eram detestados pelos judeus’... E, Jesus chamou Paulo , na estrada de Damasco indo em missão para perseguir cristãos...

Verdadeiramente, nosso Deus e Pai não faz acepção de pessoas, mas sinto que é necessário para trabalhar para o Reino de Deus competência, disciplina, iniciativa, boa vontade, disposição e disponibilidade, e demais virtudes que nos levem a servir ao Senhor Nosso Deus e aos irmãos, quando então mudamos nosso jeito de ser, da pessoa velha que somos, para a nova pessoa com Cristo Jesus e em Cristo Jesus , e, desempenhamos os nossos dons e compartilhamos os nossos bens com os mais necessitados, exercendo a solidariedade, a fraternidade e a misericórdia para chegarmos à estatura de Cristo – Ef 4,11-13

Jesus chama a cada um de nós... A decisão é nossa... Abramos o nosso coração para acolher a Santa Palavra , narrada por Mateus:

'Naquele tempo, Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: “Segue-me!” Ele se levantou e seguiu Jesus.'

'Enquanto Jesus estava à mesa, em casa de Mateus, vieram muitos cobradores de impostos e pecadores e sentaram-se à mesa com Jesus e seus discípulos. Alguns fariseus viram isso e perguntaram aos discípulos: “Por que vosso mestre come com os cobradores de impostos e pecadores?”
                                                 

Jesus ouviu a pergunta e respondeu: “Aqueles que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes. Aprendei, pois, o que significa: ‘Quero misericórdia e não sacrifício’. De fato, eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores”.Mateus 9,9-13

Diz-nos a Igreja do Senhor: ‘ Para ser verídico, o sacrifício exterior deve ser a expressão do sacrifício espiritual: “Meu sacrifício é um espírito compungido ...” – Sl 51,19. Os profetas da Antiga Aliança denunciaram com frequência os sacrifícios feitos sem participação interior – Am 5,21-25 ou sem ligação com o amor ao próximo – Is 1,10-20. Jesus recorda a palavra do profeta Oséias: “ É misericórdia que eu quero, e não sacrifício” – Mt 9,13; 12,7; Os 6,6. O único sacrifício perfeito é o que Cristo ofereceu na cruz em total oferenda ao amor do Pai e para nossa salvação – Hb 9,13-14. Unindo-nos a seu sacrifício podemos fazer de nossa vida um sacrifício a Deus.’ CIC 2100


A misericórdia de Nosso Deus e Pai é eterna e o seu amor é sem fim...  Porque tanto os céus distam da terra quanto a sua misericórdia é grande para os que o temem - Sl 103,11. Sejamos pois misericordiosos, como Nosso Deus e Pai é misericordioso, nos pede Jesus - Lc 6,36.

Senhor Jesus Cristo, ajuda-nos a sermos misericordiosos e a contribuirmos com os nossos dons e bens para trabalharmos e servirmos ao Senhor  com poder e autoridade, sem impedimento, 
na força de vosso Santo Espírito, amém!

Maria, Mãe de Jesus e nossa, ajuda-nos a escutarmos o chamado de Jesus e a dizermos "sim"  como a Senhora o disse para então, fazermos a vontade do Senhor!

      Brasília-DF., 21 de setembro de 2015
               Ana Miranda Bessa

                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário