3.9.15

VOCAÇÃO DOS PRIMEIROS DISCÍPULOS.PESCA MILAGROSA - LUCAS 5,1-11 - REFLEXÃO DIÁRIA






Meditando o evangelho de hoje, fiz um paralelo entre as ações e atitudes de Jesus e a Santa Missa. Jesus estava à beira do Lago e a multidão se aglomerou para escutar a Sua Palavra.

Jesus, para se tornar visível e audível a todos os presentes, afastou-se e falou com a multidão de dentro do barco de Pedro e ao acabar de falar à multidão, disse à Pedro para lançar as redes em águas mais profundas e assim fez Pedro e a pesca foi abundante...

Na Santa Missa a Palavra vem em primeiro lugar - como Jesus fez com a multidão -, depois, o Ofertório onde apresentamos as nossas ofertas e referendamos o Senhor - foi o barco de Pedro que serviu ao Senhor... Concluída a Palavra, Jesus, em agradecimento à atenção e à oferta do barco – sabendo que nada pescaram até então, falou com Pedro e Pedro, obedecendo à Palavra de Jesus, lançou as redes e aconteceu o milagre da pesca milagrosa , que para mim, foi a Comunhão, onde Jesus se dá em seu corpo e sangue, na Santa Eucaristia ,e todos ficamos saciados, felizes, contentes e fortalecidos no Senhor.


Assim como Jesus deu o alimento espiritual - a Sua Palavra, Jesus nos dá também o alimento para o nosso corpo. Aqui, os peixes para Pedro e seus sócios e no milagre da multiplicação dos pães, pães e peixes para a multidão ...

A nossa Liturgia é divina, perfeita, graças a Deus. Cada dia é um novo dia, a Boa-Nova do Senhor, a Palavra do Senhor que muito nos enriquece, aviva a nossa fé e nos santifica. É uma conquista diária a nossa conversão, colocarmo-nos diante do Senhor e Ele nos favorece , nos santifica e nos abençoa, sempre, a nós e as nossas famílias!

Com nossos corações agradecidos e repletos do Senhor, pela experiência maravilhosa, conhecimento e fé na Palavra do Senhor, o Senhor  nos envia para que O testemunhemos aos irmãos...

‘Naquele tempo, Jesus estava na margem do lago de Genesaré, e a multidão apertava-se a seu redor para ouvir a palavra de Deus. Jesus viu duas barcas paradas na margem do lago. Os pescadores haviam desembarcado e lavavam as redes. Subindo numa das barcas, que era de Simão, pediu que se afastasse um pouco da margem. Depois sentou-se e, da barca, ensinava as multidões.’

‘Quando acabou de falar, disse a Simão: “Avança para águas mais profundas, e lançai vossas redes para a pesca”. Simão respondeu: “Mestre, nós trabalhamos a noite inteira e nada pescamos. Mas, em atenção à tua palavra, vou lançar as redes”. Assim fizeram, e apanharam tamanha quantidade de peixes que as redes se rompiam. Então fizeram sinal aos companheiros da outra barca, para que viessem ajudá-los. Eles vieram, e encheram as duas barcas, a ponto de quase afundarem.’
                                    

‘Ao ver aquilo, Simão Pedro atirou-se aos pés de Jesus, dizendo: “Senhor, afasta-te de mim, porque sou um pecador!” É que o espanto se apoderara de Simão e de todos os seus companheiros, por causa da pesca que acabavam de fazer. Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram sócios de Simão, também ficaram espantados. Jesus, porém, disse a Simão: “Não tenhas medo! De hoje em diante tu serás pescador de homens”. Então levaram as barcas para a margem, deixaram tudo e seguiram a Jesus.’ Lucas 5,1-11

Diz-nos a Igreja do Senhor: ‘Diante da presença atraente e misteriosa de Deus, o homem descobre sua pequenez. Diante da sarça ardente, Moisés tira as sandálias e cobre o rosto – Ex 3,5-6 em face da Santidade Divina. Diante da glória de Deus três vezes santo, Isaías exclama: “Ai de mim, estou perdido! Com efeito, sou um homem de lábios impuros” – Is 6,5. Diante dos sinais divinos que Jesus faz, Pedro exclama: “Afasta-se mim, Senhor, porque sou um pecador” – Lc 5,8. Mas porque Deus é santo, pode perdoar ao homem que se descobre pecador diante dele: “Não executarei o ardor da minha ira... porque sou um Deus e não um homem, eu sou santo no meio de ti” – Os 11,9. O apóstolo João dirá: “Diante dele tranquilizaremos nosso coração, se nosso coração nos acusa, porque Deus é maior do que nosso coração e conhece todas as coisas” – 1 Jo 3,19-20.’ CIC 208

Caríssimos, nosso encontro pessoal com Jesus, nos leva a uma identidade e intimidade com Ele que tranquiliza   o nosso coração, e a alegria desse encontro, da escuta de sua Palavra nos faz segui-Lo e levá-Lo a todos assim como fizeram Pedro e seus companheiros...

Que Maria, nos ajude a perseverarmos no Senhor, acolhendo a sua Palavra, vivenciando-a e mantendo-nos sempre conectados Nele!

São Gregório Magno – papa e Doutor – Itália 540-604 – ingressou na Ordem de São Bento dentre outros, divulgou o gênero de música vocal que leva seu nome, rogai a Deus por nós!

Brasília-DF., 03 de setembro de 2015
            Ana Miranda Bessa



                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário