24.9.15

HERODES E JESUS - LUCAS 9,7-9 - REFLEXÃO DIÁRIA





Moramos em Brasília-DF., desde o final dos anos setenta e o que se dizia naquela época sobre as pessoas que ocupavam cargos de projeção ministerial é que elas, em situações de confronto social diziam aos seus interlocutores: “você sabe  quem eu sou? Você sabe com quem está falando”? Atitude essa que revela o abuso de poder, semelhante ao procedimento de  Herodes para com João Batista...

Certo dia, levei minha filha de carro à escola infantil e um homem de paletó e gravata estacionou de forma errada atrapalhando a passagem de quem necessitasse adentrar à escola com criança e mochila e delicadamente fiz-lhe uma pequena admoestação a respeito da atitude dele e ele respondeu-me o jargão acima... e minha reação foi de surpresa – pois constatei o que acima mencionei -, dei um sorriso de deboche e disse-lhe: ah..., não acredito que isso esteja acontecendo comigo e repeti o que ele disse... Deu certo, acalmei os ânimos dele, mas ele continuou estacionado do mesmo jeito... Coisas de Brasília, que pelos acontecimentos atuais, continuam...

Herodes mandou matar João Batista e, curioso, queria saber quem era Jesus e procura se informar, conforme nos narra Lucas:

                                     
 'Naquele tempo, o tetrarca Herodes ouviu falar de tudo o que estava acontecendo, e ficou perplexo, porque alguns diziam que João Batista tinha ressuscitado dos mortos. Outros diziam que Elias tinha aparecido; outros ainda, que um dos antigos profetas tinha ressuscitado. Então Herodes disse: “Eu mandei degolar João. Quem é esse homem, sobre quem ouço falar essas coisas?” E procurava ver Jesus.'  Lucas 9,7-9

Herodes procurava ver Jesus mas a sua curiosidade, acredita-se, não seria para uma convivência pacífica com Jesus...


Jesus conhece os nossos corações e o mais profundo de nosso ser; Jesus sabe quem somos!  Jesus para mim é o Emanuel – Deus Conosco – Mt 1. Jesus é o Filho amado de Deus Pai – Mt 3,13s, que veio para nos reconciliar com Ele – Rm 5,10; 2 Cor 5,18; 1 Jo 4,10;

Jesus é o Eleito de Deus Jo 1,31-34;49. Jesus é o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo; é o Enviado de Deus Pai, para nos revelar a Verdade – Jo 1,29.

Só Jesus tem palavras de vida eterna e como Pedro nós cremos e reconhecemos que Jesus é o Santo de Deus – Jo 6, 67s . Jesus é o Bom Pastor que nos conduz e nos dá Vida em abundância, é Um com o Pai - Jo 10.

Jesus é o Caminho que nos leva ao Pai e é luz do mundo – Jo 8,12 ; 11,9-10; 12,35. Jesus é a Verdade ‘concernente à nossa vida moral ‘ – Jo 8,32 e assim seguindo esse Caminho, obteremos a Vida - Jo 12,50 ‘, e Vida Eterna para partilharmos com Ele em seu Reino de Amor – Jo 14. 
Jesus é a Videira na qual devemos permanecer para que Ele permaneça em nós – Jo 15. 

 Jesus é o nosso Salvador! Foi Jesus quem realizou a vontade de Nosso Deus e Pai, sendo dócil e obediente, foi flagelado, crucificado, morto e sepultado, mas ressuscitou como está nas Escrituras, e vive com o Pai à Sua direita para julgar os vivos e os mortos – Jo 18-21, assim professamos a nossa fé!

Jesus está conosco todos os dias, até a consumação dos séculos – Mt 28,20, e para ficar conosco, diariamente nos dá seu Corpo e Sangue na Santa Eucaristia para nos dar força, ânimo, coragem..., até chegarmos à estatura de Cristo – Ef 4,13.

 Jesus é o Senhor da nossa história, ‘fazendo-nos Um com Ele, deu-nos esperança, fé e amor que formam a estrutura do Reino Eterno de Deus’.

Senhor Jesus Cristo, nós vos amamos Senhor! Fica conosco Senhor; como um selinho, Jesus, nós queremos estar sempre unidos ao Senhor! Ajuda-nos Senhor Jesus a sermos dóceis, obedientes, mansos e humildes  à vossa Palavra para transformarmos este mundo com a nossa solidariedade e fraternidade, respeitando o direito de todos, com justiça e amor!   Amém!

Jesus Amado, Jesus querido, cubra com o Vosso ‘Manto de Felicidades’ o nosso papa Francisco em Missão aqui no nosso Continente!

Maria, Mãe de Jesus e nossa rogai a Deus pelo Papa e por todos nós que recorremos à Vós!

Brasília-DF., 24 de setembro de 2015
               Ana Miranda Bessa


                           

Nenhum comentário:

Postar um comentário