12.9.15

SANTO NOME DE MARIA - LUCAS 1,30 - REFLEXÃO DIÁRIA








Hoje, a Igreja do Senhor faz Memória Facultativa do Santo Nome de Maria!

                                                 




Dia 08 de setembro, Ascendência de Jesus - Natividade de Nossa Senhora, uma pessoa fez as seguintes contestações:

" Maria foi a mãe de Jesus. Descansa no SENHOR como todos santos que creram que Ele é O salvador! Maria não salva, não intercede, não tem poder e não ressuscitou! Só JESUS é o único poderoso que morreu na cruz e que está a direita de Deus! A palavra diz; EU SOU O CAMINHO A VERDADE E A VIDA E NINGUÉM VEM AO PAI SENÃO POR MIM! SERA QUE É TAO DIFÍCIL ENTENDER ISSO? SÓ JESUS MERECE TODO O LOUVOR, HONRA, E ADORAÇÃO! BOM DIA! "

Caríssimos, com o mais profundo respeito pela pessoa que assim contestou, busquei na Oração, apresentar sob a pedagogia bíblica de Jesus - na Sua revelação aos pequeninos que nos leva a uma relação privilegiada com Deus – Mt 11,25-26 -, e na Tradição da Igreja Dele, a minha compreensão sobre a Mãe do Meu Senhor:

Maria, por meio de Jesus, pode salvar sim, interceder sim, ter poder sim, pois se Deus em Cristo Jesus concedeu esses poderes aos seus discípulos e até à Paulo, como não os daria a sua amada Mãe?

Maria,descansa no Senhor? – Ora, Jesus cura em dia de sábado na piscina de Betesda ... escândalo para os judeus... mas Jesus lhes responde : ” Meu Pai trabalha até agora e eu também” – Jo 5,27 – e lógico, claro, sua Mãe igualmente! Nós mães, muitas vezes em prejuízo de nosso próprio tempo , a pedido de nossos filhos, colocamo-nos a servi-los e a ajuda-los.

Maria, não salva? Maria, não intercede? Maria não tem poder?

Meditemos sobre estes testemunhos:
Quando João, ainda menino, socorreu a irmã Valentina que estava se afogando; a mãe de ambos, muito aliviada, contava a todos os familiares e amigos que João havia salvado a Valentina das águas caudalosas do rio Cuiabá-Mt.

Quando meu pai faleceu, meu irmão e eu, éramos pequenos ainda, nove e quatro anos respectivamente e minha mãe contava que ela, no quintal de casa, rezando a “Oração do Ângelus” vespertino com os olhos fitos no céu, apareceu esta mensagem de Nossa Senhora” Deus irá te amparar ... Não se angustie com esta situação...’ Esta mensagem a consolou grandemente e realmente, Deus sempre esteve conosco, porque assim aconteceu... Glórias e Louvores à Vos, Senhor!

Um membro de nossa família teve um AVC – Cerebral e ficou em coma com mínimas possibilidades de viver e a Vó dele me ligou pedindo ajuda de Oração e assim fiz... Nessa noite sonhei com um rapaz com cabeça enfaixada e roupa hospitalar, de pé, sendo abraçado por Nossa Senhora e quando acordei, o meu coração se encheu de alegria e de esperança, porque senti que a Mãe do meu Senhor, também estava ao lado dele... No decorrer do dia a Vó dele me ligou que ele havia voltado do coma e que estava passando bem. Louvado seja Deus!

Uma irmã de fé, tem um filho adolescente que com os colegas, foram andar de bicicleta e pararam junto ao mar, sem autorização dos Pais... O garoto resolveu entrar na água sozinho e nadou um tanto, se afastando da praia e já cansado não conseguia voltar ... Naquela aflição e com muito medo de morrer, lembrou da mãe dele ... e , sentindo que iria afogar, clamou à Nossa Senhora que o socorresse e ele contou que uma mulher que surgiu do nada, segurou na mão dele e o levou até onde os seus pés puderam apoiar na terra ...

A mãe do garoto - que estava viajando com o Pai de carro - , sentiu um aperto no coração e uma angústia muito forte no momento em que o filho distante, estava em risco de morte e ela rezou uma Ave-Maria, e Nossa Senhora, salvou o filho dela. ‘Mulheres de Fé’

Amados de Deus, uma multidão de testemunhas contam os milagres operados pela intercessão de Nossa Senhora na vida delas, de seus familiares, amigos e conhecidos: Ela pede à Jesus e Jesus atende ...

Caríssimos, “Não existem provas por ‘A+B’. A intercessão de Maria não é um dogma, como a presença de Cristo na Eucaristia, ela não precisou ser definida como dogma, ela entrou na vivência da fé cristã". Na crença católica, quatro aspectos provam essa intercessão. São eles:

– Passagem bíblica que retrata o episódio das Bodas de Caná (cf. Jo 2, 1-11). “Para nossa interpretação, é uma prova. Maria intercedeu a Jesus e Ele adiantou a sua hora. Então, por que isso está lá no Evangelho?”

– Ave Maria. “O anjo que diz ‘Ave Maria’ ( Lc 1, 28), extasiado com a graça de Nossa Senhora.’

– A narrativa da encarnação ( Lc 1, 26-38).

– A passagem bíblica que retrata Nossa Senhora junto à cruz. "'Mulher, eis aí teu filho. Filho, eis aí Tua mãe'. Ele a levou para casa ( Jo 19, 26-27).

A pessoa que contestou a intercessão de Nossa Senhora, concorda que Maria é a Mãe de Jesus !

E, como a Mãe de Jesus, ela tem poder de intercessão junto ao Senhor Jesus e Salvador ! Vide as bodas de Caná: a seu pedido, seu Filho Jesus transformou água em vinho saboroso. Ela foi escolhida por Deus para nos enviar o Salvador ,o Emanuel. Na concepção de alguns ela foi unicamente um útero de aluguel. No entanto, estes aceitam que Henoc, Moisés e Elias foram arrebatados ao Céu em corpo , alma e espírito, mas a Mãe de Jesus , a Mãe de Deus, não ?

Se dizem que Maria, é simplesmente um ‘ útero de aluguel ‘ e , após o nascimento de Jesus ‘Ela e São José , tiveram mais filhos ‘ e foram abandonados na vala comum dos simples humanos sujeitos às tentações e aos pecados ..., por que então, Jesus Cristo em Mateus 19,12 sobre ‘a continência voluntária e perpétua’, disse aos seus discípulos: “Com efeito, há eunucos que nasceram assim, do ventre materno. E há eunucos que foram feitos eunucos pelos homens. E há eunucos que se fizeram eunucos por causa do Reino dos Céus. Quem tiver capacidade para compreender, compreenda!”

Em qual opção a pessoa contestadora colocaria a Mãe de Jesus e São José seu castíssimo esposo ? Se colocou em alguma dessas opções, vou responder : colocou errado... A Mãe de Jesus e São José , como escolhidos por Deus e tendo Jesus com eles, já viviam o Reino de Deus e estariam aqui na terra , como ‘ Anjos no Céu’ – Mt 22,29-30.

Maria não ressuscitou ! Disse a pessoa contestadora!

Para nós, cristãos católicos, Ela foi Assunta ao Céu!

‘“Consentiria o meigo Jesus de Nazaré que sua morada puríssima, o céu esplêndido onde por nove meses repousaria, a estátua viva esculpida pelo próprio Criador, ficasse nessa terra de exílio? Porventura o Rei dos Exércitos esperaria o fim dos tempos para que a corte celeste prestasse homenagens reais à sua Mãe? Não, pois era mister que a humanidade reconhecesse quanto era considerada uma mãe tão extremosa.’

E nos diz Jesus: “Pai, aqueles que me deste quero que, onde eu estou, também eles estejam comigo, para que contemplem minha glória ...” Jo 17,24. Ora, se aqueles que foram dados pelo Pai à Jesus estão com Ele, contemplando a Sua Glória, Sua Mãe, não estaria também? E quando Jesus respondeu ao ‘bom ladrão – Lc 23,42-43’: “ Em verdade, eu te digo, hoje estarás comigo no Paraíso”. E então? Se a um ladrão arrependido da última hora, Jesus concedeu um lugar no Paraíso, com Ele..., Sua Mãe, Maria, não estaria também no Paraíso com Jesus, seu filho amado?

E a pessoa contestadora, conclui : ‘ A palavra diz: “ Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida e ninguém vem ao Pai senão por mim!” , e pergunta: É tão difícil entender isso?...

Sim, sabemos e  temos a Palavra do Senhor em nosso coração, em nossa mente e assim vivemos:  Jesus é o nosso Caminho, a nossa Verdade e a nossa Vida - Jo 14,6s, mas Jesus quis a colaboração de muitos, a princípio dos Doze, depois dos Setenta e Dois ..., e como disse Santo Agostinho: "Aquele que te criou sem ti, não pode Salvar-te sem ti."
E, em João 16,26, Jesus nos diz: “ ... vos falarei do Pai. Nesse dia, pedireis em meu nome e não vos digo que intervirei junto ao Pai por vós, pois o próprio Pai vos ama ... Sim, somos filhos amados do Pai e graças a Jesus, que nos reconciliou com Ele! – 2 Cor 5,17s

O nosso cotidiano está cercado pela presença de Jesus porque Ele está conosco até a consumação dos séculos – Mt 28,20 e Ele nos deixou que “Quando vier o Espírito da Verdade, ele vos guiará na verdade plena, pois não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas futuras” – Jo 16,13, e por isso, podemos testemunhar Jesus Cristo ao mundo como os seus discípulos , sob a ação do Seu Santo Espírito – At 1,8

São João, o discípulo amado de Jesus, nos diz “ Há, porém, muitas coisas que Jesus fez. Se fossem escritas uma por uma, creio que o mundo não poderia conter os livros que se escreveriam.” Jo 21,25

Nos tempos passados, Nosso Deus e Pai, enviava Anjos e Profetas para guiar e exortar o seu Povo. Depois, enviou Jesus , seu Filho Amado pelo “sim” de Maria ... Não se tem notícias de Anjos e nem de Profetas, mas de Maria, que amorosamente intercede e quer dar o seu colo - Salmo 131 - a todos os filhos que sofrem, mas que creem, confiam e esperam no Senhor, como em Guadalupe – México; Fátima – Portugal; Lourdes – França; Medjugorje – Bósnia ..., PORQUE SOMOS FAMÍLIAS DE DEUS E TEMOS UMA MÃE, UM PAI GRANDE E MISERICORDIOSO, QUE NOS AMA COM AMOR ETERNO !

Assim eu e minha família acreditamos, confiamos e esperamos no Senhor Jesus, Uno com o Pai! Jo 10, 27-30

Diz-se que a voz do povo é a Voz de Deus, e o povo de Deus diz à Mãe do Senhor : “ Peça à Mãe que o Filho atende!”

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!
Para sempre seja Louvado!
Paz e Bem!

Brasília-DF;. 12 de setembro de 2015
         Ana Miranda Bessa



                       

Nenhum comentário:

Postar um comentário