14.9.15

CONVERSA COM NICODEMOS - JOÃO 3,13-17 - REFLEXÃO DIÁRIA






‘A Cruz de Jesus Cristo nos une ao céu e é a escada certa que nos leva ao Pai’. Meditando o Evangelho de hoje - quando a Igreja do Senhor festeja a Exaltação da Santa Cruz ‘que nos motiva a louvar Cristo vencedor, seu triunfo sobre o pecado e a morte no madeiro da cruz, olhemos agradecidos para o sinal da nossa libertação e renovemos em nós a certeza do amor de Deus - por nós – e pela humanidade ‘.
Liturgia

Nos versículos 3 e 5 do capítulo 3  de João, Jesus diz à Nicodemos que é necessário “...nascer de novo para ver o Reino de Deus...” e, “... nascer da água e do Espírito para entrar no Reino de Deus”, respectivamente!

A Palavra Reino de Deus e nascer, foi dita duas vezes por Jesus à Nicodemos nesses dois versículos, para nos indicar a necessidade do “ver” e  do “ entrar” no Reino de Deus!

Que maravilha de Deus é a Sua Palavra: é preciso ver para enxergar o caminho a seguir e esta é uma realidade vital em nossas vidas, e devemos executá-la humildemente, fazendo-nos pequenos para alcançarmos a misericórdia, o amor e a graça de Nosso Deus e Pai, em Cristo Jesus, sob a ação de seu Santo Espírito.

A primeira leitura de hoje, do Livro dos Números 21,4-9, nos confirma e nos ratifica a necessidade deste “ver”,  quando 'alguém que foi mordido pela serpente venenosa, “olhava” para a imagem da serpente de bronze e ficava curado.'

Mas Nosso Deus e Pai, vai além: Ele quer que todos nós, seus filhos amados, além de sermos curados e libertados, sejamos salvos, e tenhamos a vida eterna em Cristo Jesus, ' Caminho da Vida, cheio de alegrias em Sua Presença e  de delícias à sua direita, perpetuamente. - Salmo 16,11. Glórias e Louvores à Vos, Senhor!


Acolhamos e sejamos abertos e receptivos à Palavra do Senhor, conforme nos narra João:
'Naquele tempo, disse Jesus a Nicodemos: “Ninguém subiu ao céu, a não ser aquele que desceu do céu, o Filho do Homem. Do mesmo modo como Moisés levantou a serpente no deserto, assim é necessário que o Filho do Homem seja levantado, para que todos os que nele crerem tenham a vida eterna.’

                                                   

'Pois Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna. De fato, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele”. João 3,13-17

Diz-nos a Igreja do Senhor: ‘Cristo é Senhor da Vida Eterna. O pleno direito de julgar definitivamente as obras e os corações dos homens pertence a ele enquanto Redentor do mundo. Ele “adquiriu” este direito pela sua Cruz. O Pai entregou “todo o julgamento ao Filho” – Jo 5,22; 27; Mt 25,32; At 10,42;17,31; 2Tm 4,1. Ora, o Filho não veio para julgar, mas para salvar – Jo 3,17 e para dar a vida que está nele – Jo 5,26. É pela recusa da graça nesta vida que cada um já se julga a si mesmo – Jo 3,18; 12,48, recebe de acordo com suas obras - 1Cor 3,12-15 e pode até condenar-se para a eternidade ao recusar o Espírito de amor – Mt 12,32; Hb 6,4-6; 10,26-31.’ CIC 679

Caríssimos, a Cruz de Cristo que  era “maldição” para os de sua época, tornou-se Símbolo e  Canal de Nossa Salvação! O Sermão da Montanha  nos orienta  como vivermos a vida  cristã ... Pois, viver em Cristo é demonstrar amor! É viver o amor!  E viver o amor é ser humilde, misericordioso, é servir e testemunhar a nossa fé em Cristo Jesus!

Jesus amado, Jesus querido, sois o Senhor das nossas vidas – Fil 2! Reina Senhor em nossa mente e em nosso coração, reina Senhor em nossas vidas, somos vossos Senhor e queremos fazer a vossa vontade, em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo,  amém!

Que Maria, Mãe de Jesus e nossa, testemunhando o martírio de seu Filho amado na Cruz, como ' vencedor da morte e do pecado e do  orgulho, trazendo-nos a salvação,  dando-nos exemplo de amor e de humildade' , Mãe, rogue a Deus por nós! Amém!

Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo!
Para sempre seja Louvado!


Brasília-DF., 14 de setembro de 2015

            Ana Miranda Bessa


                                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário