9.9.15

BEM-AVENTURANÇAS E "AIS" - LUCAS 6,20-26 - REFLEXÃO DIÁRIA






Cada família temente a Deus é uma célula da sociedade onde os pais distribuem equitativamente o que ganham para o bem de seus filhos... Os governantes que administram as riquezas e os bens que o povo produz, deveria fazê-lo honestamente - assim como fazem os bons pais -, para o bem de todos...

Quando Nosso Deus e Pai tudo criou e viu que era bom, penso que esse foi o plano Dele para seus filhos, mas o egoísmo e a dureza de coração dos homens, contrariaram, atropelaram os planos de Deus,  porque no mundo vemos a maior parte dos bens e das riquezas, concentradas nas mãos de poucos em prejuízo da maioria...

Deus dá liberdade ao homem de seguir o seu caminho, mas a Sua Justiça é eterna e todos nós, sem exceção, prestaremos contas à Ele de nossas ações e atitudes neste mundo.

Jesus nos adverte, nos admoesta para seguirmos o Caminho da salvação e a decisão é nossa.

Em, ‘O mau rico e o pobre Lázaro’ - Lc 16,19-31, Jesus nos mostra qual será o destino final daquele que aqui na terra , não usou de misericórdia para com o pobre e guardou para si, aquilo que no coração de Nosso Deus e Pai, poderia ajudar a muitos...

Leiamos com o coração e a mente abertos, a narrativa de Lucas falando com seus discípulos:
'Naquele tempo, Jesus, levantando os olhos para os seus discípulos, disse: “Bem-aventurados vós, os pobres, porque vosso é o Reino de Deus! Bem-aventurados vós que agora tendes fome, porque sereis saciados! Bem-aventurados vós que agora chorais, porque havereis de rir!Bem-aventurados sereis, quando os homens vos odiarem, vos expulsarem, vos insultarem e amaldiçoarem o vosso nome, por causa do Filho do Homem!’ Lc 6,20-22

Diz-nos a Igreja do Senhor: “ O amor da Igreja pelos pobres... faz parte da sua tradição constante. Inspira-se no Evangelho das bem-aventuranças, na pobreza de Jesus – Mt 8,20 e na atenção aos pobres – Mc 12,41-44. O amor aos pobres é mesmo um dos motivos do dever de trabalhar, “para se ter o que partilhar com o que tiver necessidade” – Ef 4,28. Não se estende apenas à pobreza material mas também às numerosas formas de pobreza cultural e religiosa.’ CIC 2444


                                   

E, prossegue Jesus, falando aos seus discípulos: 'Alegrai-vos, nesse dia, e exultai pois será grande a vossa recompensa no céu; porque era assim que os antepassados deles tratavam os profetas. Mas, ai de vós, ricos, porque já tendes vossa consolação! Ai de vós que agora tendes fartura, porque passareis fome! Ai de vós que agora rides, porque tereis luto e lágrimas! Ai de vós quando todos vos elogiam! Era assim que os antepassados deles tratavam os falsos profetas.’ Lc 6, 23-26

E, nos diz a Igreja: ‘ O Senhor se queixa dos ricos porque encontraram na profusão dos bens o seu consolo. “O orgulhoso procura o poder terreno, ao passo que o pobre em espírito busca o Reino dos Céus “ – St. Agostinho. O abandono nas mãos da providência do Pai do Céu liberta da preocupação do amanhã , – Mt 6,25-34. A confiança em Deus predispõe para a bem-aventurança dos pobres. Eles verão a Deus.’ – CIC 2547

A fé nos faz aderir ao projeto de Deus que é a justiça , o amor, a misericórdia, a solidariedade,a  fraternidade,a caridade, em palavras, gestos, atitudes, ações...

Se nós e nossa família, queremos estar com a Família Divina um dia, abracemos as exortações e conselhos de Jesus, porque só Ele tem palavras de vida eterna e nós cremos, confiamos e esperamos Nele – Jo 6,67-69, e em sua promessa, quando Ele diz: “ Meus discípulos, alegrai-vos, pois bem grande é a recompensa que nos céus tereis um dia!!” Lc 6,23


Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!
Para sempre seja louvado!

Que Maria, Mãe Santa e Fiel de Jesus e nossa, nos ajude e às nossas famílias a fazermos a vontade do Senhor!
Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte ! Amém!

Brasília-DF., 09 de setembro de 2015
         Ana Miranda Bessa


                           



Nenhum comentário:

Postar um comentário