19.9.15

PARÁBOLA DO SEMEADOR - LUCAS 8,4-15 - REFLEXÃO DIÁRIA







Faz um bom tempo, ganhei um galhinho de amora de uma amiga muito querida Dona Anita Vieira que o  trouxe de Cuiabá-Mt; coloquei em uma vasilha com água..., que deu raízes ... , que plantei, cuidei e deu abundantemente belas, doces e saborosas amoras ...

Assim a Palavra do Senhor. É preciso recebe-la, conservá-la no coração, medita-la  e perseverar sempre nela, buscando através do discernimento com a ajuda do Espírito Santo, qual é a vontade do Senhor para a nossa vida e seguindo essa vontade, passamos a produzir frutos de santidade, tal qual o Senhor explica aos seus discípulos e a nós também, nesta narrativa de Lucas:

'Naquele tempo, reuniu-se uma grande multidão, e de todas as cidades iam ter com Jesus. Então ele contou esta parábola: “O semeador saiu para semear a sua semente. Enquanto semeava, uma parte caiu a beira do caminho; foi pisada e os pássaros do céu a comeram.'

'Outra parte caiu sobre pedras; brotou e secou, porque não havia umidade. Outra parte caiu no meio de espinhos; os espinhos cresceram juntos, e a sufocaram. Outra parte caiu em terra boa; brotou e deu fruto, cem por um”.'

'Os discípulos lhe perguntaram o significado dessa parábola. Jesus respondeu: “A vós foi dado conhecer os mistérios do Reino de Deus. Mas aos outros, só por meio de parábolas, para que olhando não vejam, e ouvindo não compreendam”.'

'A parábola quer dizer o seguinte: A semente é a Palavra de Deus. Os que estão à beira do caminho são aqueles que ouviram, mas, depois, vem o diabo e tira a Palavra do coração deles, para que não acreditem e não se salvem.'

                                      

'Os que estão sobre a pedra são aqueles que, ouvindo, acolhem a Palavra com alegria. Mas eles não têm raiz: por um momento acreditam; mas na hora da tentação voltam atrás. Aquilo que caiu entre os espinhos são os que ouvem, mas, com o passar do tempo são sufocados pelas preocupações, pela riqueza e pelos prazeres da vida, e não chegam a amadurecer. E o que caiu em terra boa são aqueles que, ouvindo com um coração bom e generoso, conservam a Palavra, e dão fruto na perseverança.’ Lucas 8,4-15

Que a semente do amor de Deus em nós, cresça, amadureça em boas ações, ações de amor, de solidariedade, fraternidade, pois a perseverança nos leva a sermos todo ouvidos, todo sentidos, todo coração, sempre atentos à voz do Senhor, a fazer a Sua vontade e sempre prontos e solícitos para ajudar o irmão, e isso é agradável ao Senhor Nosso Deus e Pai. 

Nosso Deus e Pai é misericordioso, mas é necessário que demonstremos, testemunhemos e queiramos estar em sua presença... Ele não faz acepção de pessoas ... Ele  ' propõe, não impõe ',  a decisão é nossa!

Que Maria, Mãe de Jesus e nossa, que conservava a Palavra do Senhor no coração, nos ajude a sermos perseverantes na escuta da Palavra, para discernirmos a vontade do Senhor! Amém!

Brasília-DF., 19 de setembro de 2015
          Ana Miranda Bessa
   

                 


Nenhum comentário:

Postar um comentário